TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Perfil Profissional

Por:   •  17/6/2022  •  Resenha  •  3.924 Palavras (16 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 16

                 PERFIL PROFISSIONAL – VECA

O Veca® não é um teste psicológico, mas sim uma Metodologia. Ele consiste num questionário com 100 pares de frases de múltipla escolha, que após ser respondido (17 minutos em média), gera um Perfil Individual de Competências. Este Perfil consiste em 20 Competências das quais 12 focam o Resultado e 8 focam o Relacionamento. Cada Competência é medida através de uma escala de 0 a 10, e para cada competência, há um descritivo do resultado.

[pic 1]

[pic 2]

ESCALA

0, 1, 2 e 3 = Falta              4 = Gap               5, 6 e 7 = Esperado               8, 9 e 10 = Excesso

COMPETÊNCIAS VOLTADAS PARA RESULTADOS

  • PLANEJAMENTO:

Esta competência avalia a capacidade de prever e projetar no futuro os desdobramentos das ações do profissional. Mensura a eficácia com que fornece foco e prática às atividades, definindo estratégias e necessidades para a execução da mesma.

Planejamento: 0 a 3 = Foca a prática/execução das ações/atividades. Necessita desenvolver capacidade de planejar / prever as conseqüências de ações no futuro.

Planejamento: 4 = Possui raciocínio lógico, consegue planejar no curto prazo, mas necessita exercitar a capacidade de análise para avaliar / projetar ações no médio e longo prazo

Planejamento: 5 a 7 = Raciocínio lógico, com projeção dos desdobramentos de ações para curto, médio e longo prazo. Percepção e análise consistentes; planeja e coloca em prática. Define estratégias de trabalho com visão de adequação da mesma no presente/futuro.

Planejamento: 8 a 10 = Percepção e análise consistentes; adota postura de avaliar/projetar ações no curto, médio e longo prazo. No entanto, falta desenvolver equilíbrio entre teoria e prática. Se prende mais no planejamento que na ação.

  • ORGANIZAÇÃO:

Esta competência avalia a capacidade de estruturar atividades e atuar dentro de contextos definidos em padrões que suportem a execução de tarefas. Mensura a eficácia com que o profissional define fluxos e estruturas, utilizando lógica e visão de custo versus benefício no uso de recursos, dotando os projetos de condições que promovam a qualidade de sua execução.

Organização: 0 a 3 = Tendência a desorganização. Potencial criativo alto, pode até criar  fluxos, mas não os segue (necessidade de mudanças constantes). Necessita trabalhar melhor seu potencial de planejamento e acompanhamento dos processos.

Organização: 4 = Deve desenvolver melhor senso de organização.Ainda necessita desenvolver o hábito de atualizar, rever e disseminar normas, procedimentos e definições a partir da estrutura e do modelo da empresa.

Organização: 5 a 7 = Bom nível de organização.Prevê, capta, aloca, potencializa e dispõe recursos, com visão de custo X benefício de sua utilização. Estrutura atividades para que as pessoas tenham referências e padrões de qualidade. Define e segue fluxos e processos de trabalho.

Organização: 8 a 10 = Muito senso de organização. Tem alta necessidade de estruturar fluxos e processo de trabalho e segui-los. Pode desenvolver mais seu potencial criativo para conviver bem com ambientes de regras e recursos escassos.

  • CONTROLE:

Esta competência avalia a capacidade de analisar, em função de indicadores de resultados, o desempenho de processos, pessoas e estratégias. Mensura a eficácia da gestão, qualidade do follow-up que implementa e do modelo de cobrança que adota.

Controle: 0 a 3 = Pouca habilidade em cobrar resultados e de monitorar pessoalmente a execução das tarefas por outras pessoas.

Controle: 4 = Avalia, sem necessariamente cobrar resultados por esperar atitude igualmente responsável das pessoas em relação aos compromissos que assumem. Pode desenvolver a capacidade de cobrar resultados e de monitorar pessoalmente a execução das tarefas e a prática de feed-back e coaching.

Controle: 5 a 7 = Acompanha e monitora resultados, revendo posicionamento das pessoas, redirecionando-as quando necessário. Define e utiliza indicadores para avaliar performance do grupo e cobra respostas com prontidão.

Controle: 8 a 10 = Monitora resultados e desempenhos de forma excessiva, com tendência a não dar autonomia para que as pessoas revejam sozinhas seus posicionamentos e/ou outras formas de atuação.

  • LIDERANÇA:

Esta competência avalia a capacidade de mobilizar, coordenar e integrar pessoas, influenciando-as em suas idéias e estratégias. Mensura o nível de autoridade e poder com que o profissional maneja o papel de líder, levando as pessoas a cumprir objetivos.

Liderança: 0 a 3 = Tende a ter dificuldade em exercer o papel de líder pelo fato de não conseguir impor sua autoridade perante a equipe. Necessita desenvolver maior capacidade de mobilizar, coordenar e integrar pessoas, influenciando-as em suas idéias e estratégias, levando-as a cumprir objetivos.

Liderança: 4 = Potencial para liderar e para motivar e incentivar as pessoas a atingir os objetivos globais. Pode desenvolver seu potencial para representar o grupo, usando o prestígio e evidência que o papel lhe confere. Assuma a responsabilidade pelos resultados da sua área/equipe

Liderança: 5 a 7 = Coordena, mobiliza e persuade com energia, sendo respeitada e acatada pelas pessoas.  Exerce autoridade e influência. Motiva e incentiva as pessoas a atingir os objetivos globais. Responde pelos resultados da equipe/área.

Liderança: 8 a 10 = Consegue coordenar, mobilizar e persuadir com energia, sendo acatado pelas pessoas. Responde pelos resultados da equipe/área. Contudo, tende a demonstrar autoritarismo e/ou centralização. Necessita exercitar a prática democrática com o grupo, buscando e oferecendo espaços para interagir, trocar, trazer idéias, dar e receber feedback, criando oportunidades de aprendizagem, reforço positivo e elevação de auto-estima do time.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (413.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com