TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Liderança

Por:   •  13/7/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

Liderança é uma palavra muito usada nos dias de hoje, principalmente no mundo corporativo, porém são poucas pessoas que sabem o seu real significado. E menos pessoas ainda têm sucesso ao aplicá-la em sua carreira. Liderança é um processo intencional realizado por uma pessoa sobre a outra traduzindo uma visão em realidade, estimulando as pessoas a assumirem um compromisso voluntariamente para atingir um objetivo em comum

O líder é uma pessoa reconhecida por todos e para alguns são até uma referência a ser seguida. Um líder de sucesso possui empatia e conhece toda sua equipe a ponto de saber quais são os pontos de poder e de fraqueza de cada membro, assim como os fatores que os motivam e seus objetivos de vida. Ele possui a desenvoltura para estimular a sua equipe a lutar por uma causa, de modo que todos possam executar as atividades alegremente, o que normalmente poderia ser sofrido para se realizar, convertendo assim as metas da empresa em objetivos pessoais e sempre os motivando a trabalhar em níveis de superação.

Desenvolvimento

A presente empresa é da área de construção civil possui um novo projeto que é a construção de uma barragem e a equipe é formada por 30 profissionais de diferentes especialidades. Dentre elas podemos destacar as áreas de engenharia, arquitetura e ecologista. Os funcionários pertencem as gerações X e Y, alguns são novos na empresa e a grande maioria nunca trabalhou em conjunto. Minha grande missão será colaborar a transformar esta equipe em uma equipe de alta performance.

Alguns desafios foram identificados, como o fato de ser uma equipe multidisciplinar de diferentes gerações o que pode resultar em vários pontos de vistas sobre o mesmo assunto e podendo assim gerar conflitos por divergência de opiniões. Porém isso pode se tornar uma grande vantagem se for bem trabalhado pelo líder, extraindo o melhor de cada um na busca de alcançar um objetivo comum.

Outro desafio é o fato de a grande maioria nunca ter trabalhando em equipe e isso gera uma enorme preocupação pois esse é um requisito essencial para o sucesso da construção da barragem, uma vez que é um projeto de grande complexidade e depende da sinergia dos diferentes profissionais.

Uma comunicação eficaz e eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer projeto. É preciso que todos tenham o mesmo entendimento de modo que possam estarem sempre falando a mesma língua e assim reduzindo as probabilidades de retrabalhos e cumprindo pontualmente o cronograma.

A comunicação corporativa tem por objetivo assegurar a reputação e a imagem da empresa, garantindo que os anseios e necessidades dos stakeholders sejam atingidos e também gerar valor para os acionistas que por consequência ajudará na imagem da empresa.

Para o presente projeto é recomendado que se estabeleça uma padronização dos canais de comunicação com o intuito de que todos possam estarem tendo acesso as mesmas informações em um único local e serem atualizados sobre o andamento de todo o projeto ao mesmo tempo. Tudo isso permitirá que a empresa possa se tornar muito mais competitiva e atrair a atenção de muitos outros potenciais clientes.

Tendo em vista as características da equipe, o líder precisará fazer um mapeamento de sua equipe, buscando analisar os diferentes perfis afim de conhecer um pouco mais sobre cada integrante, como pensam, como agem, quais seus anseios e necessidades, o que esperam do projeto, quais os ganhos que poderão ter com o sucesso na construção e até mesmo identificar se por ventura não exista alguém que possa ser de alguma forma resistente ao projeto por algum motivo.

Esse líder precisará ter em mente que para cada membro será necessário desenvolver uma forma diferente para engajá-lo e mantê-lo engajado, afinal cada ser humano é diferente do outro e possui um mapa mental peculiar. Será interessante desenvolver uma comunicação sadia e verdadeira, buscando sempre manter a mente aberta e a empatia para olhar para o liderado com um outro olhar e entender profundamente quais suas dificuldades nas diferentes fases do projeto, podendo assim os orientar da melhor forma possível e os proporcionar um feedback sincero, o qual todos da equipe o deseje ansiosamente receber com a finalidade de se autodesenvolverem profissionalmente e podendo cada vez mais ajudar no crescimento da equipe e sucesso de todas as atividades que forem executar.

O grande responsável pela qualidade do clima do ambiente de trabalho é o líder, suas ações afetam profundamente como será a motivação de toda a equipe podendo levá-la a patamares tão altos que cheguem a atingirem resultados extraordinários. Ele precisa desenvolver uma equipe harmônica na qual todos tenham um sentimento de que são extremamente importantes e que a sua função dentro daquele contexto é uma peça fundamental daquele gigantesco quebra cabeça e que no final, com a sua colaboração somada a de todos os seus companheiros de trabalho, poderão juntos construir uma linda obra de arte.

Aproveito aqui para deixar um exemplo real, de uma situação que me deparei em minha carreira profissional na qual me foi necessário desenvolver essas mesmas caraterísticas citadas acima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com