TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negócio

Por:   •  14/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 5

5 - Elaboração de um Plano de Negócio

O trabalho trata da elaboração de um Plano de Negócios para a abertura de empresa de comércio exterior. Trata dos passos para abrir uma microempresa de comércio exterior e essa proposta busca conter o cenário internacional e organizacional, propondo uma análise de mercado e análise das situações internas e externas para o planejamento e abertura do negocio e entendimento de como funciona o comércio exterior e de uma firma nesta área.

5.1 Descrição da Empresa

A empresa irá se localizar em Campinas - SP, e será constituída por dois sócios. Será uma Microempresa e prestará serviços no ramo de assessoria e consultoria para importação e exportação de vários tipos de mercadorias. Os serviços que serão prestados são imprescindíveis para facilitar operações desse setor. Realizará serviços de consultoria e assessoria em comércio exterior para habilitação de radar, desenvolvimento de novos negócios, gestão de drawback, regimes especiais, procedimentos aduaneiros, entre outros.

A HK Consultoria terá capacidade para atender até 20 pessoas por dia, com sala de recepção e espaço reservado, com computadores, mesas, sofás, cadeiras entre outros acessórios.

5.1.1 Estrutura Legal

Para a instalação, a empresa terá alvará (licença de funcionamento), será registrada na junta comercial e legalizada como uma Sociedade Limitada, enquadrada como uma Empresa de Pequeno Porte e se enquadrará na forma de tributação pelo Simples Nacional. Será estabelecido o nome da empresa, a elaboração do contrato social, registro do CNPJ, na Receita Federal, providenciada a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda, e a Inscrição na Prefeitura Municipal. Serão cumpridas uma série de obrigações como: as legislações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e empresariais.

5.1.2 Estrutura Funcional e Organizacional

A estrutura funcional da empresa contará com um sócio com bastante experiência no ramo de assessoria e consultoria na área de comércio exterior,  que será o principal responsável pelo agendamento e atendimento dos clientes. O outro sócio será responsável pela parte financeira e administrativa,  os movimentos de caixa, pagamentos e entradas, e controle das atividades da empresa.

5.1.3 Dados dos empreendedores

Nome: Frederick Hobeika

Endereço: Rua Benedito Sampaio

Cidade: Campinas

Estado: São Paulo

Perfil: Possui noções básicas de comércio exterior, operações de importação e exportação

Atribuições: Trabalhou na Receita Federal

Nome: João Pedro Borges

Endereço: Rua Capixingui

Cidade: Campinas

Estado: São Paulo

Perfil: Estudante

Atribuições: Trabalhou em muitas empresas e conhece o ramo de comércio exterior e suas especificações

5.1.4 Missão

Oferecer serviços de comércio exterior agregadores para as empresas, buscando relações de confiança em longo prazo com aprimoramento contínuo e visão proativa ante os desafios que ocorrem no dia a dia.

5.1.5 Visão

Ser uma ótima empresa do ramo na região com excelência em qualidade no atendimento e agir no mercado, visando ser uma referência de consultoria e treinamento em Comércio Exterior, oferecendo serviços ágeis, confiáveis e customizados para a satisfação das necessidades específicas dos clientes.

5.1.6 O foco

Os principais clientes serão as empresas que necessitem de suporte na área de Logística e Comercio Exterior.

5.1.7 Setores de atividade

[ ] Agropecuária

[ ] Comércio

[ ] Indústria

[x] Serviços

5.1.8 Forma jurídica

(x) Empresário Individual

( ) Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI

( ) Microempreendedor Individual – MEI

( ) Sociedade Limitada

( ) Outros:

5.1.9 Enquadramento tributário - Âmbito federal

Regime Simples

(x) Sim

( ) Não

IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica

PIS – Contribuição para os Programas de Integração Social

COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados (apenas para indústria)

ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

ISS - Imposto sobre Serviços

5.2 - Planejamento de Marketing

No plano de marketing constarão a análise de mercado, as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, clientes e a concorrência.

5.2.1 Análise de Mercado

A análise de mercado é baseada no serviço que a Microempresa pretende oferecer aos seus respectivos clientes. No momento atual, as principais mudanças que estão transformando a economia mundial são: a globalização; as revoluções tecnologicas, especialmente nas áreas de computação, telecomunicações e informação; crescimento de alguns setores de trabalho, como de assessoria e consultoria em comércio exterior; mudanças nas expectativas da sociedade; aumento do espírito empreendedor e clientes mais inconstantes e exigentes. Analisando a situação do mundo e do país, o ramo de consultoria e assessoria em comércio exterior é um negócio muito promissor por conta da importância econômica do setor, pelo suporte para operações de comércio exterior (importação e exportação), facilitando o comércio entre os países e aumentando suas atividades econômicas do país. O setor está se tornando cada vez mais importante pela a sua capacidade de resposta para atender às novas demandas e exigências do consumidor.  Para isso, é preciso planejar para fazer o negócio ser um sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com