TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negócio

Por:   •  24/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        METODOLOGIA        2

3.        O PLANO DE NOGÓCIO        3

3.1.        Definição do negócio        4

3.2.        Definição dos objectivos e metas        4

3.3.        PRODUTOS E SERVIÇOS        4

3.3.1.        Produtos        4

3.3.2.        Serviços        5

3.4.        PLANO DE MARKETING        6

3.4.1.        Análise do Mercado        6

3.4.1.1.        Análise do sector        6

3.4.2.        Análise dos Clientes        6

3.4.3.        Análise da Concorrência        6

3.4.4.        Fornecedores        7

3.5.        ETRATÉGIA DE MARKETING        7

3.5.1.        Produtos e Serviços        7

3.5.2.        Preço        7

3.5.3.        Praça        7

3.5.4.        Promoção        8

3.6.        PLANO DE RECURSOS HUMANOS        8

3.7.        PLANO FINANCEIRO        8

3.7.1.        Investimento Inicial        8

3.8 CONCLUSÃO ........................................................................................................................................11

3.9 REFERÊNCIA .........................................................................................................................................12

  1. INTRODUÇÃO

Uma das formas de aumentar as chances de sobrevivência e sucesso de uma empresa é por meio de uma elaboração de um projecto ou plano de negócios antes da sua abertura, reunindo informações sobre as características, as condições necessárias e necessidades do futuro empreendimento, com o objectivo de analisar sua potencialidade e viabilidade, de modo a facilitar sua implantação (Sebrae, 2005).

Apesar do mercado do vestuário masculino efeminino em Maputo, ser bastante competitivo, é do meu interesse ingressar neste mercado aceitando essa condição como um desafio, aplicando deste modo inovações neste campo de vestuário no que diz respeito a moda e a prestação de serviços ao cliente.

O trabalho em questão tem como objectivo, a elaboração de um projecto ou plano de negócio para que se avalie a viabilidade da abertura de uma empresa em Moçambique. O estudo a ser efectuado, é bastante preponderante para auxiliar na tomada de decisão de investimento, e caso for viável, estabelecer parâmetros para seu desenvolvimento.

O presente trabalho, encontra-se dividido em três (3) capítulos, nomeadamente: no primeiro capítulo, descrevem-se os procedimentos metodológicos; no segundo capítulo apresenta-se o projecto do empreendimento em questão e por fim no terceiro capítulo estão as conclusões deste trabalho bem como as referências bibliográficas utilizadas para a realização do mesmo.

  1. METODOLOGIA

Para a elaboração do presente trabalho, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica, sendo o método indispensável para qualquer pesquisa e que segundo Kerlinger desenvolve-se através de teorias publicadas em livros ou obras do mesmo género, cujo principal objectivo é de conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema (Kerlinger, 1985).

A conclusão do projecto em estudo, deveu-se a realização de pesquisas em fontes primárias e secundárias, que serviram como base para a realização do trabalho, sendo os dados primários informações produzidas pelo autor da pesquisa e as fontes secundárias, dados e informações colectados por terceiros e colocados a disposição do público (Dolabela, 1999).

A colecta de dados primários foi realizada por meio de entrevistas a um grupo composto por três (3) mulheres e quatro (4) homens que enquadram-se no público-alvo da iniciativa em construção. Também foram realizadas observações directas de alguns estabelecimentos que comercializam roupas masculinas e femininas, de modo a se proceder uma análise do ambiente da loja, atendimentos, disposição das roupas e a variação do numero de trabalhadores.

A colecta de dados secundários deveu-se a pesquisa feita em sites na internet, livros, artigos e monografias.

  1. O PLANO DE NOGÓCIO
  1. Definição do negócio

O empreendimento em estudo será a constituição de uma loja de roupas masculinas e femininas, com o intuito de proporcionar uma maior interacção dos clientes com o mundo da moda. A actividade principal será a comercialização de artigos tais como: a roupa e acessórios, terá como actividade secundária a prestação de serviços de moda e imagem pessoal, isto é, para além da comercialização dos artigos acima referidos, a empresa irá proporcionar ao cliente serviços tais como:escola de corte e costura com direito a certificado; consultoria de moda; aluguer de roupas para ocasiões especiais e imagem pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com