TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negócio

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.341 Palavras (18 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 18

RESUMO

Este Plano de Negócio tem por objetivo fornecer informações para avaliar a possibilidade de abertura do bar Maquinas de Ferro na BR 116, região do bairro de Caxias do Sul, destacando os pontos que farão deste estabelecimento uma opção única de gastronomia e entretenimento.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Aponta que Caxias do Sul possui 470.223  habitantes, no que consiste aumento de 4.919 pessoas em comparação ao levantamento de 2013.

Caxias do Sul é uma rota importante para viajantes motociclistas e fica próximo a várias rotas turísticas da serra, portanto uma das áreas de maior crescimento da cidade.

Este trabalho visa analisar os aspectos que fazem dessa região e do empreendimento em questão compatíveis e viáveis, obedecendo a todos os critérios da elaboração de um plano de negócios.

Palavras-chave:

1- Plano de Negócio

2- Bar

3- Diferenciação

1. INTRODUÇÃO

A prática do empreendedorismo mostra-se cada vez mais frequente no Brasil

como opção de carreira, frente às dificuldades que reduzem as oportunidades para aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho. No entanto, a prática do empreendedorismo convive com a falência de muitas organizações, em decorrência dos baixos níveis de educação e da desmotivação dos empresários para utilizarem ferramentas gerenciais capazes de profissionalizar suas atividades.

Segundo dados do SEBRAE, 49,9% das empresas encerram as atividades com até 2 anos de existência; 56,4% com até 3 anos; e 60% com até 4 anos (SEBRAE,2007).

O Plano de Negócios é uma ferramenta de gerenciamento utilizada em todos os tipos de empresas, das grandes corporações às microempresas, com o objetivo de minimizar os riscos, pois através da sua elaboração a organização pode planejar o negócio e prever possíveis insucessos. É, portanto, instrumento importante para a comunicação da viabilidade do seu negócio, sendo fundamental para o momento da negociação. O plano pode também ser usado para vender parte do negócio a sócios potenciais, estabelecer alianças com futuros parceiros, conseguir financiamentos e crédito junto a bancos, captar investimentos com capitalistas de risco e orientar os empregados e colaboradores a trabalharem alinhados com a missão da empresa.

Através dos conceitos de Plano de Negócios, serão buscadas informações que orientem e potencializem o empreendimento em questão.

1.1 Tema e Problema

O bairro Ana Rech em Caxias do Sul tem apresentado, assim como toda a cidade, um crescimento vertiginoso de sua população No entanto, no ano passado, o crescimento registrado havia sido de quase 20 mil habitantes, o que foi considerado atípico, pois o município demonstra acréscimo de cinco mil a seis mil pessoas anualmente.

 

Conforme o supervisor de informações do IBGE, Ademir Koucher, diversas políticas públicas dependem das estimativas populacionais. Ele explica que a pesquisa se baseia principalmente em dois aspectos: o crescimento vegetativo dos municípios, com comparativo do número de natalidade com o de mortalidade; e o fluxo migratório.

 

O estudo aponta ainda Bento Gonçalves com 112.318 habitantes; Farroupilha com 68.030; Garibaldi com 32.862; e Flores da Cunha, com 28.974, fechando a lista das cinco maiores cidades da Serra.

Uma das consequências desse crescimento é o aumento do número de estabelecimentos focados em lazer e gastronomia, e nesse sentido, bares, restaurantes, choperias e boates têm destacada importância, sendo as principais opções de lazer das classes médias e altas brasileira. A cidade não tem recebido grandes investimentos nessa área, e não há muitos  estabelecimentos que compõem uma  gama de opções disponíveis para os moradores da cidade e para aqueles que escolhem este como opção de lazer, mas a grande maioria oferece opções limitadas de cardápio e bebidas e pecam no atendimento aos clientes, o que não acontece com tanta frequência em cidades como São Paulo, que possui destacada excelência em atendimento de qualidade, sendo, portanto este atributo de grande peso na decisão de opção de lazer e gastronomia da população vinda desta região, lembrando que a região em que moramos é importante ponto para chegar a locais turísticos da serra gaúcha.

Como podemos notar, a região tem apresentado um crescente aumento no

potencial de mercado que virá a ser explorado neste documento.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivos Gerais

Apresentar um Plano de Negócios para abertura do Bar Máquinas de Ferro na

região de Ana Rech, Caxias do Sul.

1.2.2 Objetivos Específicos

a) Avaliar o novo empreendimento do ponto de vista mercadológico, técnico,

financeiro, jurídico e organizacional;

b) Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação para

cada um dos aspectos definidos no plano de negócio;

c) Fazer uma análise dos riscos do empreendimento levando-se em conta

sazonalidade do mercado consumidor, controles governamentais, restrições municipais à atividade e concorrência.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica tem como objetivo apresentar uma revisão do que os

autores já escreveram em relação aos temas abordados no decorrer do trabalho,

fornecendo base teórica para auxiliar a análise dos dados coletados e tratados durante a pesquisa, o referido Plano de Negócios.

2.1 Conceituação do Plano de Negócios

Plano de Negócios é um instrumento de que dispõem empreendedores, empresários e instituições para planejar um empreendimento e prever situações de risco.

Trata-se de um conjunto de informações elaboradas de forma organizada em que são

vislumbrados os aspectos importantes de um empreendimento. É uma ferramenta de consulta e orientação, que mostra ao empreendedor as metas a serem alcançadas, estratégias traçadas e rumos que o negócio deve tomar para obter um melhor desempenho, potencializando seus resultados. É um documento usado para descrever seu negócio.

Dornelas (2007), em seu artigo “importância de um plano de negócios”, cita

Que o plano de negócios seja uma ferramenta para o empreendedor expor suas idéias em uma linguagem que os leitores do plano de negócios entendam e, principalmente, que mostre viabilidade e probabilidade de sucesso em seu mercado. O plano de negócios é uma ferramenta que se aplica tanto no lançamento de novos empreendimentos quanto no planejamento de empresas maduras”.

Sua aplicação traz benefícios, tanto interna quanto externamente, como veremos a diante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (242.1 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com