TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negócio

Por:   •  22/12/2015  •  Monografia  •  8.666 Palavras (35 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO

        O serviço de consultoria surgiu em 1850 – 1920, nos EUA, e Inglaterra, quando se iniciaram o meio de fusões e aquisições, que iriam consolidar-se como os polos dominantes do espaço de consultoria mundial. A razão pela qual as empresas de consultorias se fizeram cada vez mais necessárias foi o aumento de tamanho e complexidade das organizações industriais dos EUA, na passagem do século. (DONADONE, 2003).

        Ainda de acordo com o autor citado, desde então houve diversas mudanças no perfil das empresas de consultoria, chegando-se hoje ás necessidades quase que obrigatórias desse serviço. O Brasil, nesse contexto, representa o maior polo da América do Sul. Novas estruturas organizacionais surgem e novas formas de interação entre indivíduo e o mercado de trabalho se reconfiguram em virtude da abordagem globalizada das inter-relações.

        Para impulsionar e manter essa nova ordem, analisando o mundo organizacional das últimas décadas, identifica-se um conjunto de organizações que aparecem em posição de destaque. As empresas de consultoria organizacional despontam como um dos setores mais dinâmicos do período, seus membros ocupam lugar de evidência nas principais revistas econômicas e gerenciais, e apresenta um faturamento e um crescimento que chamam a atenção no mundo empresarial (DONADONE, 2003).

        “As empresas de consultoria despontam como um dos elementos de difusão e introdução de novos arranjos organizacionais, influenciando e, em muitos casos, direcionando a agenda dos possíveis formatos organizacionais”.

        A consultoria empresarial é um serviço de aconselhamento geralmente independente, é uma ferramenta de auxílio na administração de empresas. Pode se observar que as micro e pequenas empresas. Pode-se observar que as micro e pequenas empresas tem usado pouco este serviço. As micro e pequenas empresas representam a maior parte do PIB do Brasil e por isso é de suma importância que haja uma maior profissionalização e um crescimento vigoroso delas, a consultoria serve para auxiliar estas empresas a crescerem se profissionalizarem e assim cooperar para o crescimento do país. (QUINTANILHA, 2010).

        Apesar de o SEBRAE ainda ser uma das principais fontes de consultoria para Pequenas e Médias Empresas, muitos pequenos e médios empresários, buscam um trabalho mais especializado, focado e específico, procurando as empresas de consultoria.

        A escolha do ramo de supermercados deu-se a partir de observações e experiências pessoais das autoras que mostraram um vasto campo de atuação, em um segmento ainda pouco explorado em uma região que está em constante expansão e assim aliando oportunidades de crescimento da área de consultoria empresarial em todos os ramos de negócio. Existe nessa atividade a oportunidade de alcançar com prática e métodos uma boa imagem de lucro, pois, a falta de conhecimento e utilização dos serviços de consultoria por parte desses supermercados de pequeno e médio porte acaba dificultando na gestão do negócio.


1 - Sumário executivo

1.1 - Resumo

O objetivo principal do plano de negócio é analisar a demanda de consultoria e prestação de serviços em recursos humanos para redes de supermercado. O crescente nível de competição entre as redes de supermercados, demonstrado pela pesquisa de mercado que estuda as maiores deficiências e necessidades nos ambientes internos e externos da empresa, onde chega-se á conclusão de que a consultoria, de uma forma ampla fornecerá a determinada prestação de serviço, ou seja, suporte em RH, em geral que, realizada por profissional qualificado, contribuirá para o sucesso do negócio. O serviço de consultoria oferecido ao cliente acontecerá por meio de diagnósticos e processos, e terá o propósito de levantar as necessidades dos clientes, identificar soluções e recomendar ações. A finalidade é alcançar resultados extraordinários maximizando seus lucros minimizando suas perdas, e seus clientes muito mais satisfeitos. O estudo e pesquisa para a elaboração do Plano de Negócio, proporcionou conhecimentos e ferramentas para serem aplicadas em um futuro negócio, como também uma abrangente visão profissional. Para tal realizou-se pesquisa de mercado quantitativa e qualitativa, bem como adquiriu-se dados de maneira primária e secundária, permitindo traçar um perfil do consumidor potencial e da receptividade do ramo sugerido.  Considerando os resultados obtidos e as limitações na elaboração deste Plano de Negócio, pode-se verificar como instrumento na aplicação de abertura ou implantação de uma empresa, ou até mesmo promover algumas adaptações para outras empresas no ramo de consultoria para avaliar as informações e a viabilidade do negócio.

Palavras-chave: competição; lucros; necessidade; prestação de serviços; soluções.

Quadro 1: Indicadores Financeiros

Indicadores

Ano 1

Ponto de Equilíbrio

R$ 154.084,96

Lucratividade

6,45 %

Rentabilidade

23,95 %

Prazo de retorno do investimento

4 anos e 3 meses

1.2 - Dados dos empreendedores

Quadro 2: Dados dos Empreendedores

Nome:

Carmelina Alexandrina de Souza

Endereço:

Rua Antônio Feliciano de Castilho n°1080

Cidade:

São José do Rio Preto

Estado:

São Paulo

Perfil:

Bacharel em Administração, com especialização em contabilidade e orientação de crédito, habilitado em cursos de fórum de ideias: aprender e empreender, com experiência de auxiliar de recursos humanos onde cumpriu a função de avaliar a necessidade de abertura e divulgação de vagas no perfil que a empresa necessitava, vasta experiência em recepção, seleção e integração do candidato acompanhando e supervisionando; controle de frequência; cálculos de salários, impostos e benefícios adicionais; efetuar pagamento dos colaboradores junto ao setor financeiro da empresa; desligamento de funcionários com a realização de cálculos e valores através de programa informatizado e representante da empresa junto aos órgãos e a justiça trabalhista.

Atribuições:

Entender como a organização pode responder a riscos e oportunidades, de forma a atuar de maneira socialmente responsável, e o compromisso com a avaliação constante dos resultados e impactos. Atuar com ética e transparência.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.3 Kb)   pdf (583.5 Kb)   docx (379.4 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com