TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negócios

Por:   •  21/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.420 Palavras (10 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CAMPUS MONTANHA

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

GIOVANNA BATISTA CABRAL

GISLAINE SANTOS DE OLIVEIRA SANTANA

LUCAS DOS SANTOS SILVA

LUCIANO DIAS DOS SANTOS JÚNIOR

NÁDIA SOUZA DIAS

PLANO DE NEGÓCIO: PROJETO SOCIAL – RESTAURANTE POPULAR TÁ NA MESA

MONTANHA - ES

2019

1 SUMÁRIO EXECUTIVO

1.1 Introdução

O restaurante popular “Tá na mesa” tem como objetivo suprir a necessidade local de alimentação com um preço acessível no município de Nanuque - MG. Tendo em vista a grande quantidade de pessoas que se beneficiariam ao usufruir desse restaurante, seria possível firmar parcerias com empresas locais do ramo alimentício, para que assim seja assegurado um preço baixo, principal atrativo desse negócio. Esse plano visa apresentar os procedimentos para a consolidação dessa empresa.

1.2 Equipe do projeto

Giovanna Batista Cabral: 17 anos, formada em técnico em administração, solteira e futura arquiteta.

Gislaine Santos de Oliveira Santana: 17 anos, formada em técnico em administração, solteira e futura advogada.

Lucas dos Santos Silva: 18 anos, formado em técnico em administração, solteiro e futuro publicitário.

Luciano Dias dos Santos Júnior: 17 anos, formado em técnico em administração, solteiro e futuro psicólogo.

Nádia Souza Dias: 18 anos, formada em técnico em administração, solteira e futura nutricionista.

1.3 Descrição do projeto

Tendo em vista o grande número de habitantes em situação de vulnerabilidade social no município de Nanuque – MG, o empreendimento visa satisfazer a necessidade desse grupo de pessoas. Além disso, o projeto busca trazer praticidade e economia para trabalhadores da região central e afins, visto que enfrentam uma exaustiva rotina de trabalho. Em suma, o principal objetivo da organização é fornecer alimentação básica no período do almoço, oferecendo assistência aos grupos alvos com um baixo custo.

1.4 Dados do empreendimento

Restaurante Popular Tá na Mesa

Avenida Mucuri, Centro – Nanuque - MG

1.5 Missão do negócio

Facilitar o acesso à alimentação de qualidade, oferecendo-a com rapidez e de forma empática a todos os clientes.

1.6 Setores de atividade

  • Comércio
  • Prestação de serviços

1.7 Forma Jurídica

A empresa será uma sociedade limitada, composta por cinco sócios, sendo 20% para cada um dos membros participantes da empresa.

1.8 Enquadramento Tributário

O restaurante popular “Tá na mesa” se enquadra tributariamente como uma EPP (empresa de pequeno porte), pois a previsão de sua movimentação financeira bruta anual é superior a 360 mil reais. Com isso, os impostos que irão incidir sobre a empresa serão o IRPJ, PIS, COFINS, CSLL, IPI, ICMS e ISS.

1.9 Capital Social

Nome dos Sócios

Valor (R$)

% de participação

Sócio 1

Giovanna Cabral

20%

Sócio 2

Gislaine Santos

20%

Sócio 3

Lucas dos Santos

20%

Sócio 4

Luciano Dias

20%

Sócio 5

Nádia Dias

20%

Total

5

100%

1.10 Fonte de recursos

Inicialmente os recursos serão obtidos através do capital social e concessões do poder público, em que cada sócio aplicaria um percentual de contribuição para o desenvolvimento do negócio, posteriormente há a intenção de realizar parcerias, o qual aumentaria a quantidade de sócios contribuintes.

2 ANALISE DE MERCADO

2.1 Estudo dos clientes

O restaurante atenderá, em sua maioria, a dois perfis de público, sendo eles os trabalhadores que, devido a sua rotina diária não possuem tempo e/ou condições de ir para suas casas almoçar, tendo seus horários de refeição, apenas de uma hora e os moradores de baixa renda que residem nas proximidades da região. Nesse sentido, faz-se necessário alternativas para que essas pessoas realizem suas refeições de forma saudável, prática e com preço acessível.

2.2 Estudo dos concorrentes

Na cidade de Nanuque, ainda não existe nenhum concorrente direto com a proposta de comercialização da comida a um preço barato.

Os demais restaurantes localizados na região central do município são considerados concorrentes diretos apesar de oferecerem o produto/serviço a um preço elevado, não se adequando ao público de baixa renda.

Por fim, concorrendo indiretamente podem ser listado as barracas de alimentos e as lanchonetes que mesmo não oferecendo o mesmo tipo de cardápio disputam o mesmo público alvo.

2.3 Estudo dos fornecedores

Em relação ao fornecimento de materiais para o preparo da alimentação a ser vendida, inicialmente advém a possibilidade de firmar parcerias com redes de supermercados do município, para que sejam coletados produtos em bom estado que seriam descartados à um preço vantajoso, diminuindo assim o valor final do almoço para os clientes interessados. Além disso, há a possibilidade de, posteriormente, estreitar acordos com produtores agropecuários da região, em que seriam garantidos verduras e hortaliças orgânicas, o que resultaria na colaboração e responsabilidade ambiental do empreendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (199.7 Kb)   docx (301.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com