TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Negócios Loja Virtual “Galeria dos Imigrantes”

Por:   •  10/10/2021  •  Monografia  •  4.863 Palavras (20 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 20

Plano de negócios

Loja Virtual “Galeria dos imigrantes”

A loja virtual “Galeria Dos Imigrantes” é um site que permite a venda através da Internet, também conhecida como comércio eletrônico. Foi desenvolvida para proporcionar uma ótima maneira de divulgar os produtos das lojas físicas da região de venda nova do imigrante e proporcionar facilidade na hora da compra, por não ser necessário ir ate a loja física.

A loja virtual “Galeria Dos Imigrantes” apesar de não ter presença física nem do comprador, nem do vendedor, já que a relação ocorre entre um comprador e um sistema hospedado em um computador, possui a mesma logística de estoque e entrega que as lojas físicas e também possui regras próprias que devem ser consideradas para este canal de venda.

A loja virtual “Galeria Do Imigrante” desempenha um papel estratégico para o negócio na região de venda nova do imigrante. É na loja virtual que o visitante será apresentado aos produtos e, vai se sentir motivado para realizar a compra. Partindo-se da premissa que os produtos são de interesse do visitante e estão sendo oferecidos a um preço justo, a decisão de compra vai depender da qualidade da loja em transmitir informações precisas ao comprador; além da confiabilidade, segurança e facilidade de navegação encontrada.

O conceito de loja virtual pode ser definido, como um site na Internet onde as empresas expõem e vendem seus produtos. Os clientes acessam o site de qualquer lugar, em qualquer horário, escolhem os produtos ou serviços, pagam através do sistema de pagamento que a loja virtual oferece e recebem estes produtos no local designado no ato da compra. Exceções são feitas para os empreendimentos no qual a loja virtual é criada como complemento à loja física, permitindo muitas vezes a compra pela internet e a retirada do produto na loja física.

O ambiente da loja virtual e demostrado, por meio de uma plataforma, que nada mais é do que um software responsável pela exibição e pelo gerenciamento da loja que permite fazer o cálculo automático de fretes, cadastro dos produtos e preços, e facilita ao cliente realizar o pagamento da sua compra. O serviço de hospedagem da loja virtual possui alta disponibilidade e segurança, para que o sistema permaneça estável e a possibilidade de fraudes ao portal seja dificultada ao máximo.

A estrutura da loja virtual possui uma série de sistemas que vão interagir com o usuário; de tal forma que ele possa realizar ações que, preferencialmente, culminem com uma compra. Esses sistema foram adquiridos de terceiros e desenvolvidos internamente, sendo fundamental que funcionem a contento, dando respostas ágeis e eficientes aos usuários 365 dias por ano, 24 horas por dia.

Localização - Esse tipo de empreendimento – loja virtual – não recebe clientes fisicamente, portanto, sua localização não depende de locais de grande circulação de pessoas. É um tipo de negócio que exige um esforço maior no posicionamento na internet para conduzir os visitantes por meio de palavras-chave específicas. Quanto maior o número de acessos ao site, maior a probabilidade de ser fazer negócios.

Já em relação à estrutura física, é interessante haver um escritório administrativo com acesso à internet de boa qualidade para a manutenção da loja virtual, como atualização dos produtos, elaboração do design da página com suas customizações, etc. Neste local, pode constar a parte administrativa e financeira da Loja Virtual. Porem e algo a se pensar quando a loja já estiver estabilizada. No momento a instalação e localizada no local onde reside a pessoa responsável pela loja.

Estrutura logica - Tendo em vista que a loja é virtual, grande parte da estrutura será na dimensão lógica. É considerada estrutura lógica, o conjunto de serviços e softwares dos quais a empresa dispõem para gerenciar a loja e disponibilizá-la aos clientes, ou seja, os canais de comunicação, Internet, banda larga, até a loja propriamente dita, que nada mais é do que a plataforma da loja virtual. O ponto crucial na montagem da estrutura lógica é o próprio site, em outras palavras, a loja virtual. Sendo contratado uma equipe para criar e desenvolver a loja.

Internet - O primeiro serviço que deve ser adquirido é o acesso à Internet banda larga, que é disponibilizado pela grande maioria das empresas de telefonia. Ainda é preciso ter um provedor de acesso para estar realmente conectado a Internet.

Servidores - Na sequência deve-se contratar um serviço de hospedagem. Existem empresas exclusivamente dedicadas a isso que possuem servidores para hospedar os arquivos dos sites de seus clientes, tornando-os disponíveis para acesso via Internet 24h por dia, 07 (sete) dias por semana. A maioria dessas empresas costuma prestar também serviços adicionais como: registrar seu domínio, disponibilizar contas de e-mail referentes a cada domínio, controle estatístico de acesso ao seu site, entre outros.

Funcionalidades da loja virtual - Carrinho de compras; Cálculo automático de despesas de envio; Pagamento via boleto bancário e por cartão de crédito das principais bandeiras; Newsletter – Mala direta (informativo) para clientes e visitantes cadastrados, desde que o envio tenha sido autorizado pelo cliente; Possibilidade para o cliente ou visitante indicar o site ou produto a um ou mais amigos; Serviço de ajuda ao usuário com fácil localização; Controle de status dos pedidos; Controle Estatístico de acesso; Controle de estoque; Organização do Catálogo de Produtos; Manutenção do cadastro de usuários; Relatórios do histórico completo de vendas com possibilidade de filtragem. Plataforma de Back Office ou ERP (Enterprise resource planning), que realiza o controle das operações da empresa. Essa funcionalidade está relacionado com o volume de vendas da loja virtual.

Plataforma - automaticamente, a cada pedido de compra efetivado, gera um relatório com as informações do pedido, para que os responsáveis pelo controle desta operação possam distribuir e dar acesso imediato às informações do pedido para que as áreas de estocagem ou distribuição já iniciem seus processos. A plataforma possibilita ao cliente que a loja virtual se encaixe automaticamente no dispositivo do usuário, seja ele um PC, celular, um Tablet, entre outros. Para isso mudando sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site será exibido. A plataforma é composta por duas partes: frente da loja (front-end) e painel de administração (backoffice ou dashboard). Além de ser utilizado vários serviços periféricos na loja virtual para implementação e operação da loja virtual “Galeria Dos Imigrantes”. Sendo eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (65.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com