TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de liderança

Por:   •  16/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

Plano de liderança

1. Introdução

Este Trabalho tem por objetivo elaborar um plano de liderança adequado à uma empresa de construção civil, que tem como projeto a edificação de uma barragem. Considerando que a organização possui a media de 30 funcionários dos mais diversos perfis e seguimentos, fui contratada como consultora para auxilia-los no engajamento da equipe.

Meu objetivo neste projeto é desenvolver o grupo de funcionários de modo que os transformem em equipes de alta performance com empenho em prol de um objetivo em comum: resolutividade, assertividade e excelência na conclusão da empreitada.

O desafio está posto pois o grupo é composto pela diversificação dos funcionários, seja na formação, perfil e geração. O estímulo está no manejo do processo perceptivo, tendo como mecanismo a visão da liderança para as melhores direções e tomadas de decisão.

Em que pese a motivação, capacidade produtiva, equilíbrio e harmonia dos funcionários estejam em consonância, ainda há a simetria a ser realizada entre corporação e equipe, de forma em que a comunicação seja sempre clara e objetiva para que ruídos sejam evitados e todo o esforço ganho junto à equipe não tenha prejuízos.

2. Desenvolvimento

Considerando que o time é composto por profissionais de competências técnicas distintas e que alguns deles ainda não conhecem a cultura organizacional da empresa, é necessário que a gestão faça uso estratégico da comunicação. “Estratégico”, pois, esta deve ser realizada de forma ética, responsável e transparente, assim, a comunicação produzirá efeito positivo nas relações interpessoais e por consequencia na produtividade.

A comunicação irá auxiliar no alinhamento de expectativas, combinado de entregas e prazos, gerando motivação e propósito no trabalho individual. Por isso a importância que a organização deve ter em enfatizar os valores corporativos, para que a comunicação fua de forma assertiva e alinhada ao propósito organizacional.

Como perfil esperado do líder que irá conduzir a equipe, considero como principais características do líder em ascesão, o autoconhecimento, automotivação e autoliderança. Atrevés delas é possível identificar nossas dificuldades pessoais e trabalhá-las, no entanto, é um processo interno e na maioria das vezes inexplorado.

A introspecção é atingida quando há a percepção da necessidade de mudança, e a excelência é atingida quando as limitações são desenvolvidas e aprimoradas. Com isso o profissional possuirá inteligência emocional para minimizar os impactos e conflitos no trabalho. A percepção do líder em identificar essas características como pontos de melhoria, é a chave para o atingimento da alta performance na organização.

Adaptando as características do líder ao projeto da construção da barragem, como uma obra de grande porte e de número de colaboradores, entendo ser melhor a organização de equipes por área, isto é, uma equipe para cada função tendo como ponto focal 01 pessoa para coordenar o time. Além disso, eleger um líder principal para a obra como um todo.

Essa ação auxilia, pois com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com