TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plágio acadêmico

Por:   •  21/5/2018  •  Resenha  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS – UFLA

 Curso: Pós Graduação em Gestão Pública – Turma 2017 - SALA 07

Aluno: Denise Veloso Leal Oliveira

Nº matrícula na DRCA: 2017. 280620

Disciplina: Introdução a Educação a Distância

Professora: Daniel Carvalho de Rezende

Tutor: Marcos Vinicius Vitorino de Castro

O que caracteriza o plágio acadêmico?

         O plágio acadêmico se caracteriza quando um docente retira/utiliza idéias,textos, representações gráficas, imagens, conceitos ou frases de outro autor, seja dos livros ou da Internet, sem fazer a devida citação da fonte de pesquisa/nome do autor, ou seja, sem lhe dar o devido crédito de sua produção.

         O plágio em geral é uma violação dos direitos autorais de outrem, podendo sofre penalização tanto na área cível quanto na área criminal.

         Por fim, plágio nada mais é do que uma apresentação feita por um indivíduo como de sua própria autoria.

Quais as questões éticas envolvidas e os prejuízos ao progresso do conhecimento?

         O plágio possui várias peculiaridades, dentro das quais podemos citar: trata-se de uma prática fraudulenta, ou seja, é mera cópia/repetição de algo já existente; não constitui nem contribui para uma evolução da ciência.

         Ao plagiar uma obra, sem dar o devido crédito ao autor, o plagiador pratica diversas posturas antiéticas e condutas criminosas.

         Ressalta-se que copiar textos, conceitos, representação gráfica, etc nunca foi proibido, ou seja, sempre foi facultado ao indivíduo acadêmico a reprodução de obras, desde que ele faça respeitando as posturas éticas de qualquer acadêmico.

         Neste contexto, vale a pena destacar algumas posturas éticas, que o indivíduo deve respeitar e praticar ao realizar um reprodução de uma obra, nas quais podemos citar: dar crédito a todas as fontes que fundamentam seu trabalho; as citações devem ser citadas de forma adequada e as in verbis devem ser colocadas entre aspas; ao resumir uma obra, o autor deve reproduzir de tal forma que mantenha o significado e o sentido das ideias/fatos apresentados na obra;

         Muitos doutrinadores afirmam que o maior desafio da educação brasileira é a criação de uma cultura acadêmica onde predomina o comportamento e a postura ética.

         Entretanto, diante do avanço tecnológico, o fácil acesso as informações e a existência de tantos recursos eletrônicos, os plágios estão mais elaborados e aperfeiçoados.

         E não é só! O fato mais preocupante é que essas posturas antiéticas e desonestas não ficam somente na escola ou na faculdade, elas acompanham os indivíduos nas etapas seguintes, originando diversas demandas judiciais e um certo desequilíbrio social. Já imaginou as consequências desse profissional (antiprofissional) plagiador no mercado de trabalho?

         Assim sendo, a adoção de posturas éticas nas confecções de textos ou na reprodução de obras é o que se espera de um acadêmico, almejado pela sociedade e uma necessidade na prática de produção de pesquisas.

Referências

http://ead.campusvirtual.ufla.br/pluginfile.php/40880/mod_assign/intro/Texto%203%20%20%20Pl-%C3%A1gio%20acad%C3%AAmico%20conhecer%20para%20combater.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=d0iGFwqif5c

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com