TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Principio da Impessoalidade

Por:   •  10/10/2018  •  Dissertação  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FABIANA RAMOS LIMA

DISSERTAÇÃO

NEÓPOLIS/SE

2018

FABIANA RAMOS LIMA

DISSERTAÇÃO

[pic 1]

NEÓPOLIS/SE

2018

Princípio da Impessoalidade

O princípio da impessoalidade tem como objetivo garantir ao cidadão tratamento igualitário, não podendo ter favoritismo e promoção individual. Determinando assim, que o gestor público deve sempre agir com a finalidade de atender o interesse público e não o interesse particular.

O propósito desse princípio da impessoalidade é trazer para as pessoas uma segurança jurídica para tornar contínua e correta as decisões tomadas pela administração pública, buscando sempre visar o interesse público da população, garantindo de várias realizações, como o direito de todos e desta forma garantir a igualdade e impedir qualquer tipo de imparcialidade.

O princípio da impessoalidade, referido na Constituição Federal de 1988, no Art. 37. Diz que a administração pública direta e indireta de qualquer poder da União dos Estados, do Distrito federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. E o paragrafo 4° da constituição afirma que “Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação prevista em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.” Ou seja, improbidade administrativa se caracteriza quando um agente público age de forma desleal e desonesta no cumprimento das suas funções públicas.

Dessa forma, o princípio da impessoalidade procura trazer qualquer tipo de atuação arbitrária do administrador assim como dos seus agentes, favorecendo sempre a utilização e a vontade do interesse público. Estabelecendo um propósito no papel tanto do administrador quando da própria administração, analisando a eficácia e a aplicabilidade no poder administrativo, que cumpre as exigências de um bom funcionamento da máquina pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com