TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Procedimento Operacional Padrão

Por:   •  8/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 6

Procedimento Operacional Padrão (Pop) de microbiologia. Equipamento autoSCAN-4

Manutenção diária (Realizada com o equipamento desligado)

A manutenção diária é realizada com o equipamento desligado e deve ser feita sempre que for usar o equipamento. Deve-se abrir a tampa do aparelho e retirar os grampos do bloco de painéis e retirar com cuidado a placa difusora (placa de vidro fosco) que fica em baixo do bloco de painéis. Limpar a placa difusora com gaze umedecida com água destilada, caso esteja muito suja usar água e sabão, mas nunca usar álcool.

Atrás do bloco de painéis se localiza a placa de abertura. Empurrar somente um pouco o bloco de painéis e verificar se a placa de abertura executa o movimento de entra e sai.  

Realizar a limpeza do fotodiodo. Retirar cuidadosamente a lente do fotodiodo que fica logo acima do bloco de painéis, limpar com gaze umedecida com água destilada, caso esteja muito suja usar água e sabão

Ligando o aparelho

Ligar primeiro o Nobreak, em seguida ligar o botão atrás da CPU e então a CPU, ligar a impressora e depois o botão ON/OFF do equipamento autoSCAN-4. Após ligar o equipamento autoSCAN-4 verificar o funcionamento da ventoinha (saída de ar quente) que fica na parte de trás do equipamento. Deixar o equipamento aquecer por pelo menos 1 hora antes de usá-lo.

Para acessar vai ser solicitado que pressione as teclas Ctrl + Alt + Delete e depois irá solicitar o Login: LabAdmin e Senha: Labpro2017.

Desligando o aparelho

Para desligar deve-se retirar painéis que possam estar dentro do equipamento. Fechar as janelas abertas, nesse momento aparecerá uma mensagem perguntando se deseja fechar a gaveta do equipamento clique em YES. Clicar na ultima opção da barra de tarefas (sair do sistema Labpro). Clicar no menu Windows e selecione desligar. Desligue a impressora, equipamento autoSCAN-4, botão atrás do CPU e então desligue o Nobreak.

Obs: Caso a gaveta do autoSCAN-4 não tenha fechado, após o desligamento a gaveta pode ser fechada manualmente.

Calibração

Para calibrar e executar QC ir na 3º opção da barra de tarefas, o leitor de painéis deve estar vazio. Ir na opção “read” selecionar a opção “calibração”, irá abrir a janela de calibração, clique em “calibrar” e pressione o botão ler (verde) e aguarde a confirmação de sucesso da calibração. Após a calibração clicar em “executar QC” e aguarde a confirmação de sucesso, clique em imprimir. Arquivar os relatórios de calibração na pasta.

Cadastrar e ler painéis de pacientes

Ir na 3º opção da barra de tarefas e inserir os dados, a cada dado preenchido pressionar a tecla TAB para pular para o próximo campo e no canto superior direito para selecionar as opções. No campo “amostra” inserir o numero do pedido do paciente 🡪 em “IP do doente” repetir o numero do pedido do paciente 🡪 em “nome próprio” inserir o nome completo do paciente 🡪 ”Data nascimento” 🡪 “Médico requerente” 🡪 em “serviço” inserir o convênio do paciente (particular, Unimed, etc.) 🡪 “Data da colheita” 🡪 em “produto” inserir o exame que foi realizado (coprocultura, urocultura, etc.) 🡪 no campo “isolamento” digitar 1 e pressione ENTER 🡪 em “pedido” selecionar o painel usado (gram positivo ou gram negativo). Caso o painel seja gram positivo deverá ser preenchido os campos de “família”.

Após isso clicar em “aceitar isolamento” e em seguida clicar na imagem do disquete no canto superior esquerdo da pagina para salvar.

Após fazer o cadastramento de todos os pacientes/painéis iremos fazer a leitura dos painéis. Na mesma janela (3º opção da barra de tarefas) podemos optar por clicar direto na imagem do scanner (na parte superior a esquerda da pagina) ou ir na opção “read” (também na parte superior a esquerda da pagina) e selecionar a opção “ler painel”, coloque o painel no leitor e pressione o botão ler (verde) do autoSCAN-4 e aguarde.

Cadastrar e ler Controle de Qualidade

O controle de qualidade deve ser executado a cada 6 meses. A amostra deve ser solicitada pelo laboratório Oswaldo cruz.

Para cadastrar o controle ir na 4º opção da barra de tarefas, preencher o campo “numero do lote” com a data de validade da amostra controle e clicar ENTER 🡪 em “tipo de painel” selecionar se o painel é gram negativo ou gram positivo 🡪 em ”data de recepção” selecionar a data que a amostra foi processada 🡪 em “estirpe de CQ especifica” selecionar o nome da bactéria (o nome virá junto com o controle).  Clicar em salvar (imagem do disquete no canto superior esquerdo da pagina).

Para ler o controle de qualidade utilizar a mesma janela (4º opção da barra de tarefas).

Impressão de resultados e controle de qualidade

 Para imprimir os resultados das leituras dos painéis ir na 5º opção da barra de tarefas. Para encontrar os resultados que temos que imprimir, podemos selecionar pela “data da colheita” ou “numero de amostra”. Cada resultado de cultura deve ser impresso um de cada vez. Caso o exame já tenha sido impresso e deseje imprimir novamente deve se selecionar a opção “incluir amostras já impressas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com