TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de internacionalização de uma empresa

Por:   •  22/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivo:
Este caso de ensino tem por objetivo apresentar o processo de internacionalização de uma empresa que atua no comércio eletrônico, a B2W Companhia Global de Varejo, e debater as opções que se apresentam à empresa no que se refere a uma possível expansão internacional. O caso se destina a disciplinas de Analise de Investimentos, Atividades complementares, estrutura e análise das demonstrações financeiras, contabilidade de custos, desenvolvimento econômico, e gestão de negócios internacionais.

O caso da B2W descreve o processo de internacionalização da maior empresa de comércio eletrônico da América Latina e responsável por cerca de 30% de toda a receita de e-commerce no Brasil. Mesmo usufruindo desta posição competitiva avantajada, a B2W vem perdendo participação no mercado brasileiro pela entrada de grandes varejistas tradicionais no comércio eletrônico. No período de apenas um ano e meio, empresas como Walmart, Casas Bahia, Pão de Açúcar, Ponto Frio, Ricardo Eletro e Insinuante lançaram seus portais de vendas online. A internacionalização apareceu como forma de mitigar a dependência do mercado brasileiro, que também passava por um contexto macroeconômico desfavorável. Além disso, a empresa B2W havia sido criada já com vocação para a internacionalização, simbolicamente retratado em seu nome – B2W Companhia Global do Varejo – e também refletida em sua estrutura e sistemas.


Desenvolvimento do Passo 3


Quando a b2w decidiu se internacionalizar levou em conta uma serie de agravantes para poder decidir a melhor opção.
Dentre esses fatores decidiu-se analisar todas as etapas para poder decidir sobre a internacionalização:
Facilidades de Acesso; Oportunidades reais no mercado externo; Custos e investimentos;
Como a situação da empresa no Brasil estava passando pelo processo de concorrência e queda no seu faturamento, a direção da b2w decidiu que era hora de iniciar a expansão de suas atividades fora do Brasil e com isso iniciou a pesquisa de estabelecer o melhor pais para se internacionalizar, viu grande potencial em mercados com menos competidores , como o mercado latino americano, pois possui  alguma afinidade cultural com o Brasil: com grande concentração de brasileiros, países de língua portuguesa e países latino-americano. A escolha pelo México foi a decisão.
 Em novembro de 2009, a Ingresso.com iniciou suas operações no México, por meio do site

www.shoptime.com.mx. Em seguida, a B2W expandiu-se para a Argentina (www.shoptime.com.ar), em março de 2010, e, posteriormente, para o Chile (www.shoptime.com.ch), em setembro do mesmo ano. A adaptabilidade de seu sistema a diversas variáveis tributárias desempenhou papel fundamental na rapidez com que foi implantado no México e depois expandido para Argentina e Chile.
O intuito da B2W foi de focar os negócios na ingresso.com e se especializar na venda online de ingressos de cinema na América latina, onde poderia iniciar rapidamente suas operações pois possui vantagens de propriedade, a B2W detinha posse da tecnologia que utilizava, da capacidade de pesquisa e de desenvolvimento de novos produtos e de sua marca, em vista de que o processo de gerenciamento da plataforma online poderia ser manipulado de qualquer lugar, já que o sistema havia sido desenvolvido pela equipe da empresa B2W, com sede no Brasil, e evitou o investimento em centros de distribuição já que o próprio consumidor imprimia seu ingresso, e por este motivos a B2W não teria custos e nem investimento em infraestrutura, o que levou a ser um dos fatores de se internacionalizar.
Pode-se notar que para realizar a sua internacionalização, a B2W não teria de fato custos elevados, pois como iria realizar a venda de serviço online não teria investimento de capital humano, pois o desenvolvimento do sistema é realizado no Brasil, nem a despesa com infraestrutura, equipamentos ou insumos.

Fatores Facilitadores da expansão internacional:
Facilitadores são fatores externos que ajudam a empresa a adentrar ao mercado externo, e que deixam o processo de internacionalização menos complexo, difícil e longínquo.
Como já demonstramos nos outros passos, a B2W realizou uma pesquisa para decidir sobre a expansão de seus serviços nos países da América Latina, pois existe uma ligação cultural e o fator do idioma também facilita a inserção dos negócios, Quanto maiores forem as semelhanças entre os países, seus costumes, tradições e a proximidade geográfica mais simples é a entrada no mercado externo, ou seja, quanto mais familiaridade ocorrer nas transações, menor será a distância psíquica aumentando as chances de adentrar a esse mercado. A internacionalização favorece a empresa como uma maneira de aproveitar oportunidades de crescimento e desenvolvimento da organização.
Podemos destacar que um dos principais facilitadores para a B2W inserir seus negócios no exterior é o reconhecimento do serviço ofertado por parte do mercado externo, ou seja, o público internacional interessado nos produtos desenvolvidos pela organização, visto que suas nações não produzem tais serviços, e  causa interesse externo em relação ao serviços produtos elaborados, o que proporciona a empresa expandir ainda mais seus negócios.

Por outro lado, podem ser destacados como principais facilitadores do processo de internacionalização da B2W, a sua tecnologia, a capacidade de adaptação dos sistemas de negócio em diferentes países e a qualificação de sua equipe técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com