TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Aquaviário

Por:   •  3/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE UCL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GESTÃO DE TRANSPORTES

Deivid Garcias

Felipe Chaves

Giovani de Oliveira

Marcos Welder Tassan

PROJETO DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO DE PASSAGEIROS NA GRANDE VITÓRIA – ESPÍRITO SANTO

Serra, Faculdade UCL

2021

  1. Análise prévia do Problemas de transportes na Grande Vitória

Solucionar os obstáculos da mobilidade urbana nos grandes centros ainda é um desafio, inclusive no Espírito Santo. Para especialistas, ações como investimentos em Transporte Aquaviário é uma das alternativas para amenizar esse gargalo. Mobilidade urbana é conceituada como sendo a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano.

  1. Objetivos e Metas

Os objetivos e metas desse projeto são:

  • Desenvolver o Transporte de Passageiros Aquaviário entre os municípios da Grande Vitória, assim como integrá-lo ao sistema de transporte rodoviário de passageiros Transcol;
  • Melhorar a demanda de locomoção de passageiros nessa região, com ganhos na mobilidade urbana, usando a potencialidade do transporte aquaviário;
  • Minimizar os custos de transportes com a utilização de mais uma opção de modal.

  1. Datas previstas para início, implementação e fim do projeto:

Início: junho de 2021;

Implementação: dezembro de 2021;

Fim do projeto: maio de 2022

  1. Equipe que compõe o presente projeto:

Figura 1

[pic 1]

  1. Coleta de dados / área de abrangência do estudo

O presente estudo estima o uso de 4 embarcações, sendo 1 de reserva para os casos de manutenções ou quebras, atendendo 4 pontos de desembarque nos municípios de Cariacica (Porto de Santana), Serra (Encontro das águas – Jacaraípe), Vila Velha (Prainha) e Vitória (Praça do Papa - Enseada do Suá).

  1. Modelagem do transporte Aquaviário da Grande Vitória

  1. Número de viagens: estima-se 6 viagens diárias com partida do ponto da Serra, atendendo os horários de pico: 2 pela manhã (saída às 06 e às 08h); 2 no meio do dia (saída às 11 e às 13h); 2 ao final da tarde (às 16 e às 18h).
  2. Distribuição das viagens: Cada viagem deve passar pelos 4 pontos de embarque/desembarque na ida e na volta, ou seja, serão 8 paradas, com tempo estimado total de viagem (ida e volta) de 3 horas.
  3. Divisão / Repartição Modal: Sendo um dos objetivos integração com o sistema Transcol, devem-se prever ônibus saindo, de forma sincronizada, instantes após nas paradas das embarcações nos pontos de embarque/desembarque.
  4. Alocação de viagens: Considera-se partida sempre do ponto do município da Serra, indo para o ponto de Vitória, depois para Cariacica e por fim, para o ponto de Vila Velha, fazendo o percurso contrário das paradas no retorno.
  1. Implementação de Software de Gerenciamento e Controle

Implementação do sistema TMS (Transportation Management System / Sistema de Gerenciamento de Transportes): Sistema que gerará informações em tempo real da posição das embarcações através de consulta via Internet e em totens instalados nos pontos de embarque/ desembarque. Geração de maior previsibilidade para os usuários, melhorando o processo e tornando o sistema mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (315.1 Kb)   docx (258.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com