TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado

Por:   •  22/9/2019  •  Dissertação  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU – USJT

ADMINISTRAÇÃO

JENNIFER VIEIRA DE OLIVEIRA

TALITA SILVEIRA DE ARAÚJO

TATIANE DA SILVA OLIVEIRA

PROJETO INTERDISCIPLINAR 2C

ECOPONTO

PROJETO INTERDISCIPLINAR 2C

Trabalho destinado ao professor Roberto Silveira Mellão do projeto Interdisciplinar 2C do curso de administração da Universidade São Judas Tadeu.

SÃO PAULO, 2019

ECOPONTO

Trata-se de um ponto de ônibus sustentável e tecnológico.

Utilizamos painéis fotovoltaicos em seu teto, que captam a luz solar ao longo do dia, lembrando que, em um dia ensolarado ou que tenha em média 15°C a energia captada pode durar até 12 horas. O painel possui em média 30 polegadas e dependendo da movimentação contínua de usuários do lugar podem ser alocados até dois painéis.

A estrutura possui sensores de movimento para assimilar a presença de pessoas e utilizar a energia que gerou durante o dia, para iluminar o ponto durante a noite. Também disponibiliza entradas USB para recargas de aparelhos eletrônicos.

Pensando em atender a todos os públicos, a ECOPONTO desenvolveu um TOTEM digital que passa as informações na Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Nesse TOTEM as informações sobre horários e atrasos de ônibus são em tempo real e são vinculadas propagandas de empresas parceiras.

DADOS DE TRANSPORTE

De acordo com a SPTRANS existem 19.500 paradas de ônibus em toda São Paulo.

Em pesquisa aos usuários do transporte público a empresa identificou diversos problemas em relação as suas paradas e pontos de ônibus, entre eles, a falta de segurança de se aguardar o ônibus a noite sem iluminação, a falta de informações para portadores de deficiência, entre outras.

PARCERIA

A empresa ECOPONTO em parceria com a SPTRANS propôs a revitalização dos pontos de parada. A princípio o projeto inicia-se com a implementação de 1000 pontos sustentáveis partindo da Avenida Paulista e expandindo-se gradativamente pelos bairros próximos. Mas o objetivo em até 5 anos é aumentar a quantidade de 1000 para 11.000 pontos que atendam às necessidades da população

MISSÃO

A Ecoponto nasceu com o intuito de contribuir para a expansão das cidades sustentáveis no Brasil. Acreditando no poder da inovação e utilizando a tecnologia para gerar conforto e praticidade aos seus usuários.

VISÃO

Tornar-se referência nacional em pontos de ônibus sustentáveis e tecnológicos, ser modelo em seu segmento baseando- se no comprometimento com os valores e princípios de responsabilidade social.

VALORES

⦁ Pensar e atuar de forma sustentável;

⦁ Gerar impacto social e ambiental positivos;

⦁ Ânsiar pelo conhecimento inovador;

⦁ Transformar experiências.

SOCIOCULTURAL

O Contexto Sociocultural refere-se um grupo de variáveis com influência no desempenho e na atividade da organização e reflete os valores, costumes e tradições da sociedade e influencia as trocas e os sistemas de trabalho.

O impacto da sustentabilidade na cultura da sociedade é importante, pois, além do benefício principal que é a preservação do meio ambiente, a sociedade vive com mais qualidade de vida.

O papel da empresa dentro da sociedade é obviamente influenciar seu público a consumir seus produtos, mas, também tem como objetivo fazer com que os mesmos adotem suas ideias e as apoiem também, no caso, a sustentabilidade que não só tem benefício no meio ambiente, como para a população e por fim para a própria organização.

A Ecoponto transforma a cultura no Brasil quando se trata de inclusão e diversidade, pois priorizamos em nosso produto a fácil utilização para portadores de deficiência. Dessa forma, com o aumento de nossos pontos de ônibus em São Paulo notou-se uma crescente quantidade de deficientes visuais e auditivos que passaram a optar por utilizar o transporte público.

TECNOLOGIA

A tecnologia é um dos fatores que ajuda muito na sustentabilidade. No caso dos consumidores, engloba o acesso das informações sobre a definição de sustentabilidade, como ter atitudes sustentáveis. Para a organização, o que é preciso para atrair seu público que se interessa por empresas que adotam esse tipo de ação.

Também podemos ressaltar o fato de novas ideias que são criadas a partir de ideias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (551.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com