TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrado Multidisciplinar PIM I

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.679 Palavras (11 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 11

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM I

Franca - SP /2019

Nº.

NOME

RA

01

MARCIEL SANTANA COSTA

1913517

02

03

04

05

06

O objetivo desse trabalho é apresentar o Banco Itaú com base nos estudos efetuados em teoria de fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnica de informática. O Itaú Unibanco é o maior banco privado do Brasil - e uma das maiores empresas do mundo, segundo ranking da Forbes, levando em conta atributos como negócios gerados, ativos e valor de mercado. Mas nosso objetivo vai muito além disso.

PALVRAS-CHAVES: Banco, Setor financeiro.

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa pretende apresentar uma análise superficial, bem como evidenciar elementos importantes da organização estudada, como base nas disciplinas estudadas neste bimestre vigente. Com a pesquisa foi possível verificar o grau de conhecimento obtido com o curso, assim como ampliá-los.

A empresa analisada foi o Banco Itaú, com 91 anos de história e tradição, hoje contam com mais de 90 mil colaboradores, quase 60 milhões de clientes e mais de 95 mil acionistas.

Os dados foram obtidos de forma mista parte no site da empresa e por meio de entrevista com um de seus funcionários. Colaborador de negociação gerente de contas, além é claro do estudo de bibliografia específica.

 Ao fim desta pequena pesquisa, o leitor será capaz de entender um pouco mais sobre os processos, métodos e práticas da empresa estudada e sua relevância para o mercado nacional.

  1. DESCRIÇÃO ORGANIZACIONAL

1.1-Denominação e forma de constituição

        Itaú Unibanco, comumente chamado de Itaú, é o maior banco privado do Brasil, com sede na cidade de São Paulo. O banco foi criado em 4 de novembro de 2008 a partir da fusão entre o Banco Itaú e o Unibanco, duas das maiores instituições financeiras do país, resultando no maior conglomerado financeiro do hemisfério sul e num dos 20 maiores do mundo em valor de mercado.

O banco tem suas ações listadas na , em São Paulo, e na NYSE, em Nova Iorque. Com 91 anos de história, o Itaú Unibanco possui mais de 90 mil colaboradores, quase 60 milhões de clientes e mais de 95 mil acionistas. Presente em 21 países, o banco possui cerca de 5 mil agências no Brasil e no exterior e 26 mil caixas eletrônicos e pontos de atendimento. Em 2016, a carteira de ativos do Itaú atingiu R$ 1,43 trilhão - a maior do país.

O Itaú Unibanco é proprietário da Rede, o segundo maior adquirente de cartões do mercado brasileiro e, em 24 de agosto de 2009, anunciou uma associação a Porto Seguro, a maior seguradora de veículos do Brasil, para distribuição de seguros residenciais e de automóveis.

Em 2014, o Itaú Unibanco intensificou sua participação no mercado bancário sul-americano ao adquirir o banco chileno CorpBanca por US$ 3,7 bilhões. A operação, que criou o Itaú CorpBanca, levou o Itaú Unibanco para a quarta posição entre os maiores bancosdo Chile em empréstimos e permitiu que o banco brasileiro ingressasse no mercado de varejo financeiro da Colômbia.

Além da América do Sul, o Itaú Unibanco possui operações nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia.

Visão geral: Fornecemos um amplo leque de serviços bancários a uma base diversificada de clientes pessoas físicas e jurídicas. Tais serviços são proporcionados de maneira integrada pelo Itaú, Itaú BBA e Itaucred. Nossas operações bancárias estão divididas em três segmentos, que abrangem sete áreas, cada uma especializada em um tipo de cliente. São elas: Banco de varejo (por meio do Itaú), incluindo:  Banco de varejo (pessoas físicas e microempresas);  Personnalité (pessoas físicas de alta renda); Private bank (pessoas físicas de alto patrimônio líquido); Pequenas empresas (UPJ, ou Unidade de Pessoa Jurídica); Empresas de médio porte; Clientes corporativos e banco de investimento, por meio do Itaú BBA; Itaucred (crédito ao consumidor para clientes não-correntistas).

 Essas áreas focalizadas nos permitem fornecer aos nossos clientes mais produtos e serviços bancários personalizados, que acreditamos nos dão melhores condições de competir por clientes em cada uma dessas áreas.

1.2-Setor de atividade e negócio da organização

O Banco Itaú Unibanco atua no setor terciário da economia, também conhecido como setor de serviços mais precisamente no ramo de serviços financeiros.

O Itaú trabalha com Linhas de Créditos e Financiamentos, que é um instrumento de organização econômica da sociedade.

O Itaú Unibanco também figura entre os dez maiores operadores de cartões de crédito do mundo, com a administração de 56 milhões de cartões ativos. No Brasil, esse passou a ser o primeiro instrumento de bancarização dos indivíduos, o que exige uma atenção especial do banco para disseminar o seu uso consciente.

Nas operações internacionais, que representam 10% do nosso resultado, tivemos também um avanço significativo. Na América Latina, nosso foco de crescimento foram as atividades de varejo, nas quais crescemos acima da média do mercado em todos os países em que atuamos, embalados pelo bom momento econômico da região. A atuação do Itaú no exterior tem avançado de forma significativa em várias frentes. Apoiamos os negócios das empresas brasileiras no exterior, que demandam diversos tipos de serviços, como crédito e assessoria em aquisições, importações e exportações, além de captação de recursos para financiar o crescimento local. Essa internacionalização das empresas brasileiras, aliada ao desejo dos estrangeiros em investir no Brasil, fez com que reestruturássemos subsidiárias para atender plenamente nossos clientes internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com