TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar da Unip

Por:   •  18/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.828 Palavras (16 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

1. Análise mercadológica da empresa Coteminas S.A

  1. Descrição organizacional

A empresa Coteminas S.A foi associada Springs Global Participações S.A. (Springs Global) e a Springs Global US, Inc., as quais concentraram as atividades de artigos de cama e banho com sede no Brasil e nos Estados Unidos. Springs Global Participações S.A. – 07718269000157, possui o CNPJ: 07.718.269/0001-57, Razão Social: Springs Global Participações S.A, com data de abertura em 02/12/2005 e natureza jurídica: 204-6 - Sociedade Anônima Aberta. Em julho de 2020, a recita líquida foi de 385 milhões, lucro bruto 139,7 milhões, resultado operacional de 18,8 milhões, EBITDA ajustado em 44,8 milhões, fluxo de caixa 39,7 milhões.

1.1.1 Breve histórico

O presente relatório do Projeto Integrado Multidisciplinar PIM III tem como objetivo apresentar a empresa Companhia de Tecidos Norte de Minas - COTEMINAS ou CTNM ou Coteminas S.A, a qual atua no mercado de tecidos.

A Coteminas foi fundada em 1967 na cidade de Montes Claros- MG, sendo ampliada na década de 1980 em Natal -RN, em seguida foram construídas novas fábricas em Campina Grande-PB. Na década de 1990, houve uma ampliação para as cidades de Blumenau-SC e João Pessoa- PB. Com o aumento da produção a CTNM adquiriu as marcas Santista, Artex, Arco-íris e fantasia, na Argentina.

É uma empresa aberta como holding de empresas têxteis no Brasil e no Exterior. No ano de 2004 a companhia adquiriu uma função relevante na companhia de tecidos Santanense, a qual também é uma sociedade aberta que tem objetivo social a indústria têxtil, atividades afins; confecção e comercialização de produtos do vestuário, uniformes profissionais, acessórios e equipamentos de proteção individual-EPI, exportação e importação de produtos ligados a sua área de atuação.

No ano de 2006, a empresa foi associada a ativos operacionais relacionado aos negócios de produtos para o lar da sociedade (CTNM) e da Springs Industries Inc. com a constituição da Springs Global Participações S.A. (Springs Global), que controla a Coteminas S.A. e a Springs Global US, Inc., as quais concentraram as atividades de artigos de cama e banho com sede no Brasil e nos Estados Unidos.

A Springs Global tem uma unidade na Argentina e nove unidades no Brasil os produtos são a tecelagem, preparação, tinturaria, estamparia, acabamento e confecção. A partir de 2009, no Brasil, por meio da rede de lojas MMartan, passou a atuar no varejo.  Em 2018, a empresa fez um acordo com uma empresa americana de produtos moda lar, Keeco, a qual controla uma parcela do mercado na América do Norte. A exposição cambial em 31 de dezembro de 2020, em relação aos seus investimentos no exterior, foi de R$ 468,6 milhões em equivalente a US$ 77,2 milhões, a $ARG 1.016,3 milhões, e a $PYG 5, bilhões.

  1. Diagnóstico do ambiente de marketing

Não sei fazer o diagnóstico

  1.  Segmentação de mercado

 A empresa atua no segmento de artigo de cama, mesa e banho no Brasil e Estados Unidos, com vasta experiência em produção de fios, tecidos para industrialização e uso doméstico. Para a ampliação do mercado a Coteminas buscou alianças com Springs Industries, a qual firmou parceria alongo prazo para fornecer os produtos têxteis, artigos de cama, mesa e banho para a América do Norte, assim a empresa passou a ter uma parcela significativa no mercado. É válido enfatizar que a empresa vem desenvolvendo estratégias de expansão global.

  1. FUNDAMENTOS DE MARKETING

A Springs Global é composta por várias marcas líderes de mercado, por isso constrói estratégias de marketing consistentes com o segmento que atua. A companhia opera com lojas próprias e administra um sistema de franquias, por exemplo, MMartan e Artex. Comercializa seus produtos por meio de plataforma proprietária de comércio eletrônico, loja online para cada uma das marcas comercializadas, possui quatro centros de distribuição com operações de picking que atende a operação de varejo, na cidade de Vinhedo - SP, responsável pelo e-commerce e abastecimento das lojas MMartan, dois Centros de distribuição em Blumenau (SC), um responsável pelo abastecimento das lojas e e-commerce Artex e outro responsável pelo e-commerce Santista.

Recentemente, no ano de 2020, foi inaugurado um novo centro de distribuição em João Pessoa- PB, especializado em picking, dedicado ao e-commerce inicialmente da marca Santista. Houve uma grande transformação digital, pois a empresa adotou o modelo de trabalho baseado nos players como Google, Facebook e Amazon.

É importante ressaltar que os profissionais de marketing fazem um estudo de comportamento dos consumidores, pensamentos e ações que determinam as mudanças. Estudos que basicamente passam por algumas etapas de execução como busca de informações, avaliações, pré-venda, pós-venda, decisão de compara e fatores sociais. Segundo Churchill e Peter:

Como o objetivo do marketing é criar intercâmbios lucrativos, as atividades de marketing também influenciam o processo de compra do consumidor. Cada elemento do composto de marketing - produto, preço, praça (canais de distribuição) e promoção (comunicações de marketing) - tem potencial para afetar o processo de compra em vários estágios (CHURCHILL E PETER, 2003, p. 64).

Assim, é de grande valia a análise do composto de marketing para o melhor entender quais as estratégias a serem usadas na empresa para que se tenha um resultado satisfatório e também estabelece uma melhor relação entre empresas e consumidores internos e externos permitindo encontrar as fragilidades nesse processo de interação.

  1. Produtos

         A companhia Springs Global, controladora da Coteminas apresenta algumas subdivisões de segmentos, por exemplo, (a.1) Brasil – Atacado, (a.2) Brasil – Varejo, e (a.3) Brasil - Brins; e (b) Argentina – Atacado, e, a partir de 2020, (a) Atacado, (b) Varejo, e (c) Brins. Os produtos comercializados no segmento Atacado são classificados como: (a) Cama, Mesa e Banho (CAMEBA), e (b) produtos intermediários. Os produtos comercializados no segmento Varejo são: (a) Cama, Mesa e Banho (CAMEBA), (b) utility bedding, e (c) produtos de decoração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (365.7 Kb)   docx (214.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com