TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Pesquisa e Planejamento de Atividades

Por:   •  4/1/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 9

Projeto de Pesquisa – Trabalho de Conclusão de Curso [pic 1]

        [pic 2]

Projeto de Pesquisa e Planejamento de Atividades

Aluno: Holker Sales de Souza

Data início curso: 24/09/2021

Orientador: Ana Paula Pereira dos Passos

Defesa em:

Curso: MBA Gestão de Pessoas

Modalidade: Distância

Turma: 212

  1. Título do projeto

Liderança motivacional implementada no ambiente industrial de manufatura enxuta

  1. Introdução

 A liderança é a realização de uma meta na qual o líder comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades específicas, sendo que a mesma só ocorre quando há líderes que induzem seguidores a realizar certos objetivos que representam os valores e as motivações, ou seja, desejos e necessidades, aspirações e expectativas, tanto dos líderes quanto dos seguidores (Maximiano, 2011).

Neste cenário econômico altamente competitivo e em constante mudança, as empresas tem procurado estratégias como forma de aumentar a produtividade, sendo que as organizações começaram a perceber que não é apenas um bom salário que motiva as pessoas, mas também um bom treinamento e a formação do colaborador são capazes de aumentar todo o seu potencial de uma forma mais eficaz o tornando um profissional de destaque, resultando na conquista de suas metas e transformando- as em um objetivo pessoal (Hines, et al., 2004). A motivação dos colaboradores se torna um fator determinante para a organização, porém é um desafio enfrentado diariamente pelos gestores, sendo que uma das maiores motivações seria a exaltação da qualidade do seu trabalho e a boa relação da equipe que dão suporte (Coda, 2016).

Uma das funções básicas da administração seria a direção, na qual é a função que o líder exerce o controle para obter um determinado resultado usando a motivação e a comunicação no ambiente de trabalho, sendo importante identificar quais funcionários exercem melhor desempenho em suas atividades. É estratégico dialogar com os líderes de cada equipe, buscando impedir que os profissionais que merecem motivação passem despercebidos. Vale ressaltar que um liderado motivado entrega bons resultados se trabalhar com mais contentamento (Maximiano, 2011).

O maior empecilho da motivação de pessoas no ambiente de trabalho é combinar os desejos ou necessidades dos colaboradores com as expectativas das empresas aonde contribuem. Motivar pessoas é uma tarefa intensa, visto que cada pessoa dispõe de valores, necessidades, anseios e objetivos diferentes. Por conta disso as empresas possuem a necessidade e obrigação de inserir a motivação e adaptá-la para as características que cada colaborador demonstra particularmente, uma vez que a falta de motivação pode gerar inúmeros acontecimentos internos e externos nas empresas tais como: queda de faturamento e rotatividade elevada em diversos setores (Maximiano, 2011).

Sendo assim, observando que a liderança motivacional é uma prática fundamental no ambiente de manufatura para entrega de resultados, conclui-se que a aplicação dessa cultura organizacional pode influenciar o colaborador individual, a equipe e uma corporação, pois essa ação utilizando ferramentas de motivação e reconhecimento é capaz de influenciar todos os setores de uma organização através de um líder comprometido com o seu grupo.

  1. Objetivo

O presente artigo tem por objetivo mostrar a importância do líder, da sua influência e o estímulo à motivação, ou seja, liderança motivacional de sua equipe no ambiente de trabalho, de modo a contribuir para uma melhor produtividade. A pesquisa se justifica por compreender como o estilo de liderança adotado interfere na motivação das pessoas no ambiente organizacional.

  1. Material e Métodos

A pesquisa presente é caracterizada descritiva com abordagem quantitativa. A seleção do público-alvo será de colaboradores que atuam em setores da manufatura com esse modelo de liderança aplicado, será solicitado o vínculo empregatício de no mínimo 6 meses. A técnica de amostragem será não probabilística por conveniência, é projetado uma amostra de 50 participantes. O caso selecionado consiste em um grupo de empregados no setor automobilístico, a empresa tem sua matriz localizada nos Estados Unidos e filiais presentes no Brasil. Será realizada a pesquisa na unidade de São Caetano do Sul, São Paulo, que utilizam o método de liderança motivacional entre líderes e liderados.

Para a coleta de dados será efetuado um questionário online no Google Forms, no qual haverá a necessidade de concordância do participante com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido [TCLE]. O convite para participar da pesquisa será realizado virtualmente aos profissionais que atuam na área da manufatura automobilística, por exemplo, operadores de produção, técnicos de manutenção e líderes de diversos setores da mesma indústria manufatureira no período de 30 dias no mês de Novembro de 2022, será enviado posteriormente ao entrevistado por e-mail.

O questionário primeiramente apresentará dados sociodemográficos que serão obtidos por meio de instrumento estruturado, utilizado em pesquisas anteriores, com adaptações para o presente estudo e inclusão de questões específicas (Apêndice A). O instrumento possuirá as seguintes categorizações: sexo, idade, estado civil, escolaridade, setor de atuação e tempo de serviço. Em seguida, se aplicará a Escala Multidimensional de Motivação para o Trabalho de Gagné et al. (2015), versão traduzida e validada para o Brasil por Santos et al. (2018) e adaptada para o setor fabril automobilístico (Apêndice B). Trata-se de um instrumento baseado na Teoria da Autodeterminação composto por 19 itens que pretendem avaliar a motivação para o trabalho, agrupadas em seis dimensões;

- Desmotivação (3 questões);

- Regulação extrínseca/externa social (3 questões);

- Regulação extrínseca/externa material (3 questões);

- Regulação introjetada (4 questões);

- Regulação identificada (3 questões);

- Motivação intrínseca (3 questões).

        O instrumento de coleta de dados é auto preenchível e possui uma questão geral: Por que motivo você se esforça ou se esforçaria no seu trabalho/emprego atual? A partir deste questionamento, o instrumento possui 19 perguntas afirmativas com opções de resposta em escala tipo Likert de 7 pontos: nada, muito pouco, um pouco, moderadamente, fortemente, muito fortemente e completamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com