TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR DE ATIVIDADE EDUCACIONAL

Seminário: PROJETO INTERDISCIPLINAR DE ATIVIDADE EDUCACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Seminário  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

III - PROJETO INTERDISCIPLINAR DE ATIVIDADE EDUCACIONAL

PROJETO DE LEITURA

Justificativa:

Desenvolver no aluno um interesse maior pela prática da leitura, tão pouco utilizada, hoje em dia, não somente no ensino fundamental e médio, como também nas Universidades. Há a necessidade de se cultivar esse hábito desde as séries iniciais.

Objetivos:

Melhorar o entendimento do aluno por meio da escrita e fazer com que o aluno tenha sempre contato com os mais diversificados textos, inferindo sentido e motivar o aluno a ter interesse pela leitura.

Estratégias:

Levar diferentes tipos de revistas e jornais. Trabalhar com mídias que despertem interesse nos alunos. Revistas atuais e que fazem parte do dia a dia do aluno. Ex. Capricho, Mundo Estranho e gibis.

IV - AVALIAÇÃO CRÍTICA DO ESTÁGIO ENQUANTO ATIVIDADE FORMATIVA DO ALUNO-ESTAGIÁRIO

O estágio favorece ao aluno uma visão mais abrangente entre teoria e prática. Em sala de aula, o aluno pode observar o comportamento de um professor perante seus alunos, como é a abordagem da matéria a ser dada por esse professor e como é a receptividade do aluno.

Pode-se observar que o estágio favorece ao aluno-estagiário a fazer uma reflexão sobre a base teórica que ele tem na Universidade e como é feita essa relação dentro de sala de aula. Na maioria das vezes, os professores são formados há bastante tempo e não podemos avaliar essa relação, pois não há na prática.

Pode-se perceber também a falta de atenção por parte dos alunos, a falta de vontade de aprender que acaba afastando o professor do seu real objetivo.

Há a falta de engajamento por parte dos coordenadores e diretores pra melhorar a qualidade de ensino, e isso acaba desestimulando os professores que apenas exercem o papel de intermediar o que está na apostila e “jogar” para que o aluno aprenda, ou não. Isso já não é mais importante.

Hoje, assistindo às aulas com atenção, posso mudar a minha postura diante de uma sala de aula e avaliar que tipo de professor quero ser e como formar bons cidadãos fazendo uso do meu profissionalismo enquanto professor.

V - AUTO-AVALIAÇÃO DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Nessa escola não me foi dado a oportunidade de regência, exceto por um dia em que o professor não estava e não conseguiram um professor eventual. Esse dia foi muito valioso pra eu poder avaliar como era estar à frente de uma sala de aula e avaliar se eu não estava exercendo o mesmo papel que o professor efetivo tinha em sala de aula.

Foi uma experiência enriquecedora para mim, pois pude perceber que os alunos ainda queriam aprender e que a diferença era a forma de passar o conhecimento.

Pude observar que uma boa aula não é aquela em que a lousa fica cheia de matéria e sim saber falar, saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com