TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO "ATIVIDADE NA MELHOR IDADE".

Monografias: PROJETO DE INTERVENÇÃO "ATIVIDADE NA MELHOR IDADE".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  1.659 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

A população idosa tem crescido no Brasil e no mundo. Os estudos revelam que a população mundial tende a ter uma crescente expectativa de vida. A diminuição da mortalidade e da fecundidade juntamente com o desenvolvimento tecnológico na área da saúde têm sido apontados como fundamentais neste processo de envelhecimento mundial.

O IBGE, 2005 aponta que a população idosa no Brasil corresponde a 9,9% da população. A tendência de crescimento dessa parcela da população é nítida nas duas últimas décadas, a estimativa é que em 2025 o Brasil seja o sexto país mais envelhecido do mundo, com uma média de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o que representará 15% da população nacional (IBGE, 2005).

Os artigos 8ºe 9º do Estatuto do Idoso dispõem que “O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social”, segurando, por conseguinte, a obrigação do Estado “mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade”.

1.2 Apresentação do projeto

O seguinte projeto de intervenção será realizado no município de Barreiras, localizada no extremo oeste da Bahia, com uma área de 7.859,128 km². Em uma Distância de 853 km da capital (Salvador) e 622 km de Brasília. De acordo com o IBGE (2010), a população estimada é de 137.427 habitantes, sendo que 87,8% residem em zona urbana e 8,04% é analfabeta.

O Programa “atividade na melhor idade” apresenta proposta de ação direcionada aos idosos, será executado no Abrigo dos Velhos São João Batista que funciona no Município de Barreiras, tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e autoestima dessa parcela da sociedade que acaba sendo esquecida e deixada de lado, promovendo atividades que melhorem sua saúde física, bem como também, sua convivência com o grupo.

O Projeto tem como desafio promover a autovalorização idoso, restabelecendo sua saúde física e mental, através de ações simples e que acabam sendo deixadas de lado quando chega - se a essa fase da vida.

Esse Projeto de Intervenção visa ainda orientar e informar os idosos do Abrigo dos Velhos São João Batista que são pessoas acima dos 60 anos, sobre a importância dos cuidados com a alimentação e a pratica de atividades físicas, pois alimentar-se bem e exercitar-se é extremamente importante em todas as etapas da vida, especialmente na terceira idade.

Alimentar-se bem e praticar atividades físicas como alongamentos são formas de combater a desnutrição a obesidade e prevenir outras doenças, como pressão alta, sedentarismo, diabetes dentre outras. Orienta-los para que não deixem de comer nada por não conseguir mastigar, explica-los que piquem, moam, corte ou rale os alimentos, tornando-os mais fáceis de ingeri-los.

Além de orienta-los sobre a alimentação adequada, iremos incentiva-los a hábitos saudáveis como também a pratica de atividades físicas especificas para a terceira idade, que são fundamentais nessa fase, que assegurem desta forma uma vida mais autônoma.

Sendo assim, a função deste projeto será a de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos do Abrigo dos Velhos São João Batista.

Informar, orientar, atender, estimular, mobilizar e promover, essas são algumas competências e habilidades que devem ser inerentes ao profissional de Serviço Social.

1.3 Justificativa

O artigo 3º do Estatuto do Idoso diz que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com