TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pós-Moderno em Questão: A Sociedade dos Media e a Crítica Contemporânea

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÕES SOBRE O ARTIGO – O Pós-Moderno em Questão: A Sociedade dos Media e a Crítica Contemporânea

1. Identifique o objetivo e a justificativa do estudo.

R.: O artigo busca uma reflexão sobre a comunicação na experiência do presente, considerando como base para a compreensão da sociedade pós-moderna como a sociedade dos media. Desse modo os media promovem um novo sentido cultural para a pós-modernidade, configurado pela presença de culturas particulares, com seus próprios dialetos, porém para crítica contemporânea a pós-modernidade não significa nenhuma novidade, representa apenas os interesses do poder econômico da sociedade atual.    

2. Explicite a relação entre Pós-modernidade e comunicação considerando a idéia de media Vattimo.

R.: Vattimo de início defende ser a pós-modernidade um novo contexto cultural, com caráter contraditório ao moderno, além de representar a destruição de fronteiras culturais, compreendendo que a definição da nossa sociedade atual não é tecnologia vista enquanto mecanicamente, mas sim a tecnologia informacional que configura a sociedade pós-moderna. A pós-modernidade, pensada como sociedade dos media ou sociedade da rede tem na reciprocidade da comunicação a deslegitimação da idéia de uma instancia suprema com fundamento absoluto.

3. Discuta a relação entre o Pós-moderno e a crítica contemporânea.

R.: O pós-modernismo representa uma nova época, em que reconhece que sua essência se encontra na marca da lógica do capital, sendo ele a dominante cultural, com função social no sistema econômico o que possibilita análise crítica da situação atual. Desse modo, a crítica sobre a pós-modernidade a classifica não como uma nova teoria, mas como uma lógica que legitima o atual estágio do capitalismo, verificando uma negação da pós-modernidade. A presença do pensamento de Marx se remete a reflexão crítica como uma ferramenta para superação da pós-modernidade.

4. O que se pode concluir a partir da leitura?

R.: A partir do pensamento de Vattimo, surgiram diversas visões de mundo, que assume uma postura positiva em relação às técnicas de informação que marca a sociedade pós-moderna, mostra a presença de múltiplas culturas descentralizando a pretensão cultural existente. Os media modificaram o sentido da existência humana, transformando a pós-modernidade uma época distinta, uma sociedade da comunicação generalizada, entretanto pode-se afirmar a existência de grandes monopólios econômicos, demonstrando assim que os media favorecem certos interesses.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com