TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família e sociedade e serviços sociais modernos

Projeto de pesquisa: Família e sociedade e serviços sociais modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A sociedade contemporânea traz consigo inúmeras mudanças: econômicas, sociais, tecnológicas e ainda no âmbito familiar. Com isso, muito se tem refletido sobre os laços e os novos arranjos familiares na contemporaneidade.

O presente trabalho tem a finalidade de mostrar essas transformações sofridas pelas famílias desde os tempos primórdios, até os dias atuais. Visa ainda mostrar como se configuram as políticas sociais dentro da PNAS e através do trabalho dos Assistentes Sociais.

Família e Sociedade e Serviço Social Contemporâneo

Há algum tempo a família vem sendo modificada, se apresentando em novos arranjos, trazendo consigo muitas vezes, conflitos que até então não existiam. Um exemplo disso é o aumento da expectativa de vida, o que traz consigo conflitos entre as gerações mais velhas e as mais novas. Com essas mudanças, as mulheres passam então a colaborar com a renda familiar, muitas vezes adquirindo independência financeira. Outra questão que também tem mudado o molde das famílias da atualidade é o divórcio, que na maioria das vezes permite o rearranjo de novas famílias após a ruptura das antigas, as condições sociais também têm grande influencia na formação dessas novas famílias.

Em decorrência de tais transformações, já citadas, a família passa então a ser definida pela PNAS como um grupo de pessoas unidas por laços consangüíneos, afetivos e de solidariedade, independente das características que ela assuma, e a partir deste conceito, a família passa a ser considerada como núcleo social fundamental para efetivação de todas as ações e serviços de Assistência Social. Vale salientar que é dentro da família que o individuo aprende a dar sentido às experiências vividas e a ver o mundo através dos seus filtros.

A Política Nacional de Assistência Social – PNAS se configura como uma política que visa o enfrentamento às desigualdades sociais e a garantia dos mínimos sociais, oferecendo as condições necessárias ao provimento dos direitos sociais. Os cidadãos e grupos em situações de deficiência ao acesso às políticas sociais, ou seja, em situação de vulnerabilidade, vem a ser o principal público desse tipo de política.

O cenário atual leva a discussão sobre em o que as famílias têm se tornado, visto que dimensões como procriação, sexualidade e convivência, já não possuem o mesmo grau de ligação que possuíam antes. É importante salientar que a família vai ser sempre a base da sociedade, independente do formato que ela assumir. Não importa se há mais ou menos membros, se o poder econômico está nas mãos do pai ou da mãe, se os cônjuges trazem experiências e/ou filhos de outros relacionamentos. O mais importante é que ela sempre foi o primeiro modelo de sociedade para todos e, portanto merece proteção do Estado frente aos sinais cada vez maiores de fragilização. Diante disso, temos que a PNAS, ancorada no principio da centralidade familiar, tem o papel principal de prevenir, proteger e garantir que as famílias possam ter as mínimas condições para o seu desenvolvimento.

Apesar de a família merecer essa atenção especial do Estado e da Assistência Social, há de se considerar que a diversidade sociocultural familiar, as desigualdades sociais e ainda as pressões sofridas por elas, interferem bastante no jeito de se fazer e de se ser família na contemporaneidade. Com tudo isso, a Assistência Social tem representado o compromisso do Estado no atendimento às necessidades e na garantia dos direitos dos cidadãos que necessitam desta intervenção.

A atuação do Assistente Social se dá em diferentes áreas e temáticas, como exemplo podemos citar a proteção social, programas socioeducativos, de habitação, de educação, e movimentos sociais, assessoria e consultoria, justiça e etc variando e acordo com o lugar que o profissional ocupa no mercado de trabalho, mas para tanto, exige-se deste profissional conhecimento teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo. Segundo PIANA (2009):

O Serviço Social atua na área das relações sociais, mas sua especialidade deve ser buscada nos objetivos profissionais tendo estes que serem adequadamente formulados guardando estreita relação com o objeto. Essa formulação dos objetivos garante-nos, em parte, a especificidade de uma profissão. Em conseqüência, um corpo de conhecimentos teóricos, método de investigação e intervenção em um sistema de valores e concepções ideológicas conformariam a especificidade e integridade de uma profissão. O Serviço Social é uma pratica, um processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com