TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Público e o Privado na Gestão Pública

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Online – AO 04

Curso:

Pós Graduação em Gestão Pública

Professor:

Emerson Adriano Sill

Nome da Disciplina:

O Público e o Privado na Gestão Pública

Nome do Aluno:

Fernanda Michelle de Oliveira

Tarefa    

Valor:

1,5 pontos

O desenvolvimento desta atividade compreende em fazer uma análise sobre o papel das organizações conhecidas por estrem localizadas no terceiro setor, o qual também é relacionada como sociedade civil organizada. Seu papel é importante dentro da sociedade desenvolvendo atividades de interesse público em diversos setores. Assim para essa atividade faça uma descrição sobre o papel do terceiro setor no Brasil e suas ações em parceria com o governo federal. Também é necessário nesta tarefa definir o que é o terceiro setor (conceitualmente).

Faça uma análise descritiva com uma lauda sobre o que é  terceiro setor, o papel das organizações e suas ações em parcerias com o Governo Federal;

A Sociedade Civil organizada é dividida em Três Setores:

Primeiro Setor - Poder público;

Segundo Setor – Empresas (Lucro);

Terceiro Setor – Ongs;

Fazem parte do Primeiro Setor todas as organizações governamentais: prefeituras e suas secretarias, governo e secretarias de estado, ministérios, agencias, a presidência e demais órgãos do governo federal. Este setor é responsável por ofertar saúde, educação, segurança, e cultura a toda a população através de políticas públicas.

O segundo setor é composto por todas as empresas independente do que fazem e do tamanho, basta estar legalmente constituída, possuir CNPJ e ter por finalidade gerar lucro. Exemplo: Açougue do Manoel, Arezo, Boticário, Fiat...

 
O Terceiro Setor é formado por todas as empresas cuja a finalidade é o Lucro Social. São empresas legalmente constituídas, geralmente são associações fundações. Exemplo APAE, Associações de Bairro...

Infelizmente a ação do Estado (Primeiro Setor) é incipiente, ineficaz não chegando a todos. O Terceiro Setor atua nesta ineficiência do Estado ofertando serviços que seriam prerrogativa deste, as ações mais comuns são nas áreas da educação, da cultura, do esporte e da saúde mas acontecem em outras como habitação e segurança.

Ao executar, com maior qualidade e com um custo menor, o que seria de obrigação do próprio Estado (município, estado e governo federal) as ONgs atuam nas expressões da Questão Social. Podemos definir questão social podemos as desigualdades da sociedade criadas a partir do capitalismo e agravadas pelas políticas neoliberais.

O Governo em todas as suas esferas bem como as Empresas financiam as mais diversas iniciativas do Terceiro Setor, seja através de editais, convênios, parcerias e etc. O trabalho do terceiro setor é importantíssimo para a sociedade principalmente para as pessoas que estão em algum tipo de situação de vulnerabilidade e risco no entanto é importante refletirmos que este trabalho tira do Estado e das Empresas sua responsabilidade de prover qualidade de vida, por parte do primeiro e o de pagar salários justos por parte do segundo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (108.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com