TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – PAULO NASSAR E RUBENS FIGUEIREDO

Por:   •  30/5/2020  •  Resenha  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

O QUE É COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – PAULO NASSAR E RUBENS FIGUEIREDO

Nassar, Paulo; Figueiredo, Rubens. O que é Comunicação Empresarial. 1ª edição 1995. 1ª reimpressão, 1996. Editora Brasiliense – Coleção Primeiros Passos.

Paulo Roberto Nassar de Oliveira é graduado (1982) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É livre docente (2013), doutor (2006) e mestre (2001) pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Diretor da Revista Comunicação Empresarial (Aberje) e membro do Conselho da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Organicom) e Revista Matrizes. Desenvolve pesquisas na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, trabalhando principalmente os seguintes temas: comunicação nas organizações, memória organizacional, relações públicas, comunicação estratégica, relações governamentais, comunicação empresarial e comunicação interna. Atua também como professor orientador do PPGCOM-ECA-USP. É pesquisador da British Academy (Newton Found).

O autor Rubens Figueiredo, sociólogo com pós-graduação em Ciência

Política pela Universidade de São Paulo. Diretor do Centro de Pesquisa, Análise E Comunicação (CEPAC). É autor de O que é marketing político (Brasiliense,1994) e co-autor em outros cinco livros.

Este livro mostra em seus oito capítulos, de forma clara, objetiva e acessível a comunicação das empresas no Brasil, tendo como assuntos principais a construção da imagem institucional, a integração dos trabalhadores, consumidores exigentes e conscientes dos seus direitos, questões ecológicas, governos e políticos (lobby), e a imagem do empresariado e das empresas.

No primeiro capítulo do livro que tem como título "Muito além do lucro", o autor fala que a linguagem de comunicação da sociedade com a empresa é fundamental na composição de uma comunicação empresarial, pois os consumidores no geral estão cada vez mais interessados em ver o que move a empresa além do lucro, a qualidade e o respeito com o meio ambiente (camada de ozônio), melhores preços e materiais biodegradáveis, todas essas ações de forma conjunta mostra a personalidade da empresa.

No capítulo seguinte relata que através da comunicação a empresa constrói sua imagem institucional, pois de nada adianta uma propaganda excelente se o lado ético da empresa em relação ao cidadão é ruim. A massa quer luxo na sua comunicação interna. Inovação nos quadros de avisos e utilização de diversos veículos de comunicação.

No capítulo "As novas palavras", relata que é de grande importância para os trabalhadores entenderem as palavras e expressões no ambiente corporativo. Um grande exemplo de expressão que mostra a qualidade nas empresas é a certificação da ISO (International Organization for Standardization) e muitos trabalhadores desconhecem esse tipo de comunicação empresarial. Para isso é essencial que a empresa apresente programas de treinamentos, reuniões do dia a dia para uma comunicação direta entre funcionários, fazendo assim, os trabalhadores passam a conhecer melhor a empresa e automaticamente passando a imagem que os consumidores e a sociedade desejam.

O quarto capítulo, informa que muitas empresas só fazem bonito quando os consumidores estão em ataque de nervos, ou seja, a empresa só toma uma iniciativa quando seus consumidores utilizam as ferramentas ombudsman e os serviços de atendimento ao consumidor (SAC) para mostrar suas insatisfações com os serviços prestados, porém atualmente grande parte das organizações já estão fazendo a prevenção através de pesquisas à respeito do desagrado dos consumidores e conscientizando que saber escutar e interpretar o que os consumidores estão tentando lhes falar é de extrema importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com