TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUESTIONÁRIO PRODUTIVIDADE

Por:   •  15/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONÁRIO - PRODUTIVIDADE

  1. O que é produtividade? Como se obtém?

Produtividade é a busca de melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de obter melhorias com o menor custo possível com qualidade. É considerada a relação do produto/serviço produzido e o custo dos insumos para produzi-lo.

  1. O que é fordismo?

Fordismo é a da linha de montagem inventada por Henry Ford (1863-1947) e aplicada na sua indústria de automóvel sendo responsável por uma revolução na indústria na época. A linha de montagem proposta, ou seja, a disposição das várias etapas da fabricação de um automóvel ao longo de uma esteira rolante, sem a necessidade de interromper o processo de produção, permitiu uma redução ainda maior dos movimentos considerados inúteis no processo de fabricação, uma vez que os trabalhadores permaneciam parados em seus postos de trabalho à espera das peças ocorrendo assim a mecanização do processo de trabalho.

  1. O que é economia de escala?

Economia de escala ocorre quando o custo do investimento cresce menos do que a produção resultante dele, isto é, uma relação não proporcional entre os custos médios dos produtos e o volume de produção. Um exemplo de indústria que trabalha com economia de escala é a de softwares.

  1. O que é produtividade em uma fábrica de software?

O aumento da produtividade dentro de uma fábrica de software está alinhado com o aumento do reuso dos artefato do processo software, ou seja, mais componentes reutilizáveis dentro do ambiente de produção proporciona menos manutenção de seus produtos e consequentemente melhoria significativa no tempo de execução.

  1. Metodologias de desenvolvimento de software.

A Metodologia é um conjunto de boas práticas em desenvolvimento de sistemas que serão utilizadas pelas equipes de desenvolvimento e manutenção de softwares. A elaboração de uma metodologia é iniciativa da Coordenação Geral de Análise e Manutenção na qual seu uso permite padronização da forma de desenvolver software, alinhando os processos de trabalho.

  1. Tecnologia e organização do trabalho.

Na sociedade capitalista desenvolvida os efeitos das interdependências e complementaridades entre as novas tecnologias e organização do trabalho são cada vez mais visíveis. Tendencialmente, esse processo assume uma visibilidade estruturante não somente ao nível da divisão do trabalho, da estrutura hierárquica da autoridade formal, do processo de tomada de decisão e do processo de liderança, como também nas qualificações e perfis profissionais do fator de produção trabalho. Na estrita medida em que as novas tecnologias e a organização do trabalho se enquadram no contexto da racionalidade instrumental do capitalismo, ambos são objeto de uma historicidade que evolui no sentido da deslocação e integração de grande parte da energia, da informação e do conhecimento que antes estava personificado nas funções e tarefas confinadas às competências e qualificações do trabalho: qualificação/desqualificação’ emprego/desemprego; vinculação contratual estável/vínculos contratuais precários, e integração social/exclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com