TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REFERECIAL TEÓRICO

Por:   •  24/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 6
  1. REFERECIAL TEÓRICO

Cada dia que se passa, a automação está mais presente, tanto nas indústrias quanto nas residências, especialistas dizem que esse crescimento e presença da automação, devem-se ao fato do ser humano estar com escassez de tempo, preocupado com a segurança e com os recursos naturais fornecidos, visto que o meio ambiente é assunto muito discutido por todos atualmente.

A  automação residencial cresce dia após dia e já está presente, mesmo que de maneira discreta, em varias residências no mundo, através de portões eletrônicos, alarmes, luzes com timer entre outros. Mas a grande busca é a integração de todas essas tecnologias fazendo com que estejam conectadas entre si, e que os moradores de uma residência automatizada tenham o máximo de conforto e segurança que a tecnologia possa possibilitar.

Quando estamos no trabalho utilizamos diversos equipamentos e recursos eletrônicos, como o acesso ao banco de dados, impressão de um documento ou leitura de e-mails, dos quais possui por trás de tudo isso uma estrutura de rede de computadores que acabamos não lembrando. As redes que fazem a comunicação entre as estações de trabalho estão cedendo o conceito utilizado inicialmente nos escritórios para o uso residencial. Uma residência automática pode ajudar nas tarefas diárias que são repetitivas e que tomam muito tempo ou evitar preocupações como o esquecimento das roupas no varal  quando a previsão do tempo avisou que iria chover.

Os diversos aparelhos e dispositivos disponíveis para automação residencial operam de forma independente e isolada na sua função. A revolução das redes domésticas se baseia no fato de permitir a comunicação entre cada dispositivo e controlá-los através de um gerenciador central. Assim, o uso da automação permite controlar remotamente a residência, utilizando melhor os recursos para se ter economia de energia e dinheiro, além de aumentar o conforto.

A automação residencial em breve estará implantada nas maiorias das residenciais de todo o mundo, visto que esta tecnologia tem vários pontos positivos o que sugere sua utilização para gerar conforto, segurança, agilidade e uso racional dos recursos naturais.

Com o atual ritmo de vida, cada vez o tempo fica mais escasso, para os serviços domésticos, porém com um auxilio da tecnologia esses mesmos serviços podem ser exercidos de uma maneira mais fácil. Um problema é quando necessita secar uma roupa e não se pode recolher enquanto ela não está seca, caso o tempo tenha uma mudança repentina suas roupas ficaram molhadas.

Existem vários problemas encontrados em uma residência que podemos solucionar com uma simples automatização, porém colocamos ênfase em um ponto de conforto, economia e ao mesmo tempo utilidade. Com o atual ritmo de vida, cada vez o tempo fica mais escasso, para os serviços domésticos, porém com um auxilio da tecnologia esses mesmos serviços podem ser exercidos de uma maneira mais fácil.

Então se sabendo que o processo de disponibilização das roupas para secar nos varais convencionais é feito manualmente e que, devido a mudanças climáticas do ambiente, essas roupas devem ser constantemente vigiadas para que caso venha a chover as roupas possam ser retiradas com rapidez. Isso gera problemas, pois não há como prever de imediato a mudança do clima bem como os horários que essa mudança venha a ocorrer, o que faz com que a pessoa tenha que estar atenta logo isso faz com que ela perca parte do seu tempo com esta atividade, pois caso chova, a mesma muitas vezes demora a perceber e como consequência as roupas acabarão molhando, sendo assim necessário se ter mais uma vez o trabalho de lavar as roupas novamente.

Assim sendo, criamos o Varal Inteligente que dispensará o recolhimento manual das roupas caso as condições climáticas para a secagem seja adversa, pois o aparelho irá recolher as roupas.

O varal inteligente que criamos é um varal comum de área com um sensor que vai na lateral do varal, então assim que a humidade subir  esse varal vai ter um mecanismo que vai puxar as roupas da área descoberta até a área coberta. Criamos esse projeto com intuito de ajudar as pessoas no seu dia-dia, assim toda pessoa que estiver esse varal pode ter uma vida  tranquila, pode sair, dormir e fazer suas tarefas sem se preocupar com as roupas no varal.

O varal de roupas mais comum que 80% da população têm é uma corda fina que vai de uma ponta a outra que se localiza numa área ou num pátio onde as pessoas colocam suas roupas para secar, com um tempo a tecnologia foi inovando e assim vindo átona vários projetos para ajudar na secagem de roupas, como um varal com sensor de umidade que é para varal de apartamentos, esse projeto tem um sensor que ao cair uma gota de chuva ele se fecha com uma aba que se abre em todo o varal, assim evitando que molhe as roupas e também existe outro projeto que é para pessoas que tem casas, esse varal  fica localizado no pátio também com sensor de chuva ao cair uma gota de chuva ele tem um motor que o permite se recolher para dentro de um compartimento, e entre outros projetos sobre varal elétrico.

 E ao longo dos anos foi se criando muitos projetos sobre varal inteligente para ajudar as pessoas, pois á um número muito grande de pessoas que sofrem quando o assunto é secagem de roupas, porque o tempo de lavar as roupas é muito longo, sem contar nos preços de produtos que são utilizados para lavar as roupas, também tem a energia elétrica, pois a metade da população hoje em dia tem máquina de lavar, que consome muita energia, então as pessoas gastam tempo e dinheiro para lavar suas roupas e quando chove elas acabam tendo prejuízo, pois suas roupas ficam molhadas e com um mau cheiro, assim fazendo outra vez as pessoas lavarem todas as suas roupas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com