TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REGIME DE CAIXA E REGIME DE COMPETÊNCIA

Por:   •  3/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.135 Palavras (17 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP

PROF-TUTORA EAD DAYANNE BAGGIO

DESAFIO PROFISSIONAL

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

MAIO / 2018

PROF-TUTORA EAD DAYANNE BAGGIO

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Contabilidade Básica, Gestão de Custos e Formação de Preços, Finanças e Orçamento, Matemática Financeira e Projetos de Empresas.

Orientadora: Tutora EAD Dayanne Baggio.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

MAIO / 2018

RESUMO

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos: promover o estudo dirigido à distância, oferecer diferentes ambientes de aprendizagem, auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas e direcionar o estudante para ao raciocínio crítico. A ideia proposta neste trabalho acadêmico foi Compreender os conceitos, as ferramentas e estratégias necessárias para contribuir com uma organização em fases de reestruturação contábil, financeira e produtiva, contemplando as disciplinas cursadas.

Para construí-lo, foi necessário seguir cinco passos: construção de um projeto de intervenção organizacional no qual deve ser definido o regime contábil que a empresa deve adotar; formalizar a classificação dos gastos da empresa de acordo com a legislação fiscal; implantar o Mark-up como procedimento de formação do preço de venda final; e proceder a Análise SWOT a fim de reduzir ou eliminar os eventuais riscos pertinentes à nova filial. Foram recordados as disciplinas cursadas e recorrido às bibliografias complementares.

Palavras-chave: Regime Contábil; Legislação Fiscal; Mark-up; Análise SWOT.


  1. SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        REGIME DE CAIXA E REGIME DE COMPETÊNCIA (PASSO 1)        6

2.1        Regime de Caixa        6

2.2        Regime de Competência        7

2.3        Diferença entre os  regimes contábeis        7

3.        CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL (PASSO 2)        9

4.        MARK-UP E CÁLCULO DO PREÇO DE VENDA (PASSO 3)        11

5.        CONCEITOS, FUNÇÕES E APLICABILIDADES (PASSO 4)        13

5.1        Juros simples        13

5.2        Juros compostos        13

5.3        Montante e capital        14

5.4        Desconto simples        14

5.5        Taxas nominais, efetivas, proporcionais e equivalentes        14

5.6        Valor Presente Líquido e valor futuro        15

5.7        Fluxo de caixa        16

5.8        Sistema de amortizações        16

6.        ANÁLISE SWOT (PASSO 5)        17

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19


  1. INTRODUÇÃO

Este desafio profissional, proposto pelo Centro de Educação a Distancia (CEAD), da Universidade Anhanguera UNIDERP, para o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, visa compreender os conceitos, as ferramentas e as estratégias necessárias para contribuir com uma organização em fase de reestruturação contábil, financeira e produtiva, contemplando as disciplinas cursadas.

Os dois primeiros passos abordados foram os regimes contábeis disponíveis, como o regime de caixa e o regime por competência e a definição correta da classificação dos gastos incorridos na empresa. Os regimes contábeis são de imprescindível importância no que se refere à empresa avaliar corretamente as informações e operações financeiras e para que não seja exposta a sanções legais. Já a classificação dos gastos contribui para que não incorra distorções entre custos e despesas na produção.

Ainda no cenário organizacional, é possível verificar um constante crescimento da concorrência e agressividade do mercado. A fim de que possa manter sua lucratividade, competitividade e ainda entregar o nível de serviço exigido pelo mercado consumidor, torna-se necessária a correta formação do preço final de venda, uma vez que um preço distorcido pode resultar em produto parado nos pontos de vendas e tenha prejuízos. Portanto, dentre as técnicas de formação de preços, será abordado no passo seguinte o Mark-up.

Para gerir de forma eficiente as operações e os procedimentos financeiros de uma empresa, é necessário ao gestor conhecer as terminologias pertinentes a essa função. Muitos desses termos são constantemente encontrados em contratos de movimentações financeiras, como por exemplo, empréstimos e aplicações. Desta feita, o penúltimo passo contemplará os conceitos, funções e aplicabilidades de certos termos contábeis.

Por último, avaliar o cenário onde será instalada uma nova filial da Aguilar Ltda. Nesta etapa é exatamente elaborar uma análise SWOT que possa ser usada pela empresa para a tomada de decisão quanto ao novo empreendimento. Sua importância firma-se no fato de que essa ferramenta colabora para reduzir ou até mesmo eliminar os riscos que geralmente estão associados a um negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (275.1 Kb)   docx (982.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com