TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO SOBRE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  29/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho são fatores primordiais dentro de uma organização, e que afeta diretamente a produtividade dos funcionários na empresa. Enquanto as empresas buscam ser mais competitivas, pensando unicamente nos lucros e em combater a concorrência, esquecem que para alcançar objetivos desejáveis, é necessário que essas organizações estejam providas de colaboradores preparados, treinados e capacitados para desenvolver suas atividades, além de satisfeitos, felizes e saudáveis.

Todas as atividades exercidas pelo homem têm riscos:

Desde seu aparecimento na Terra, o homem está exposto a riscos. Como ele não tem controle sobre esses riscos, ocorre sobre ele todo tipo de acidente. O homem inventou a roda d’água, os teares mecânicos, as máquinas a vapor, a eletricidade e até os computadores. É um longo aprendizado tecnológico. No entanto, se por um lado o progresso científico e tecnológico facilitam o processo de trabalho e produção, por outro trazem novos riscos, sujeitando o homem a acidentes e doenças decorrentes desse processo. (CAMPOS, 2001, p.14):

Contudo, há sempre algumas atividades que sobressaem sobre as demais, por exemplo, o ramo da construção civil. A Indústria da Construção Civil é um dos setores que mais geram emprego. Entretanto, devido à falta de qualificação de seus profissionais e o descaso de algumas empresas é também, um dos setores com o maior número de acidentes e doenças profissionais.

De acordo com SAURIM e RIBEIRO (apud BRASIL 1996), o segmento da construção civil destaca-se por sua problemática em relação a acidentes de trabalho, realidade vivenciada não apenas no Brasil, mas também em países que apresentam maiores níveis de desenvolvimento socioeconômico. Nacionalmente, é uma das esferas que mais gera acidentes de trabalho, e isso tem evoluído, já nos anos 2000 “O setor era o quarto maior gerador de acidentes fatais em termos de freqüência e o segundo em termos de coeficientes por cem mil trabalhadores.”

São notórios os altos índices dos custos socioeconômicos relacionados aos acidentes no trabalho, apesar disso, as empresas tendem a não dedicarem-se à implantação de medidas efetivamente preventivas, restringindo-se ao cumprimento da legislação e essa, por sua vez, apresenta enfoque na regulamentação das instalações físicas, negligenciando as origens das causas dos acidentes, o que dificulta a aplicação de medidas efetivas em relação a essa problemática.(SAURIN e RIBEIRO, 2000).

Para ratificar o conhecimento da dimensão a cerca desse assunto segundo Tribunal Superior do Trabalho-TST (2011):

“A construção civil lidera o ranking de acidentes de trabalho com mortes no país. De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social, em 2010 foram 54.664 ocorrências, dos quais 36.379 se enquadram como "acidentes típicos", como as quedas em altura – que é a causa mais comum de lesões e morte – e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas.No mundo inteiro, os trabalhadores da construção civil têm três vezes mais probabilidades de sofrer acidentes mortais e duas vezes mais de sofrer ferimentos.”

2- IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

O objeto de estudo foi a empresa Dutra Engenharia Eirelli EPP situada na Rua Belo Horizonte, n° 87 – Loteamento São José, no município de Salgueiro PE, atuante no ramo da construção civil desde 2007. Tendo como atividade econômica principal Construção de Edifícios (41.20-4-00), porém realiza atividades secundarias, entre outras, como:

38.11-4-00 - Coleta de resíduos não-perigosos

42.13-8-00 - Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas

42.11-1-01 - Construção de rodovias e ferrovias

43.12-6-00 - Perfurações e sondagens

71.19-7-99 - Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura não especificadas anteriormente.

A empresa conta com 103 funcionários, sendo que a maioria destes exercem atividades de coleta de resíduos não perigosos (limpeza urbana). Neste contexto, a pesquisa foi realizada focando apenas os funcionários da coleta urbana, visto que a empresa possui uma quantidade maior de funcionários neste segmento, e apresenta um grau de risco relevante (grau de risco 3).

3 ANALISE DA ENTREVISTA

Na pesquisa foi utilizada uma metodologia qualitativa-quantitativa, através da aplicação de questionários, foram entrevistados tanto o empregador quanto os empregados, sendo o gestor, 2 (dois) fiscais, e 28 (vinte e oito) coletores.

GRÁFICO 1- FUNÇÃO X QUANTIDADE DE FUNCIONÁRIO

A Norma Regulamentadora (NR) nº 7 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

O PCMSO deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos:

a) admissional;

b) periódico;

c) de retorno ao trabalho;

d) de mudança de função;

e) demissional.

Segundo o gestor, a empresa não possui nenhum programa de assistência à saúde e segurança no trabalho, porém realiza todos os exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, e demissionais, através da terceirização na empresa Singular Saúde Ocupacional.

Outros programas importantíssimos não dispostos pela empresa são o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT). Conforme NR-18 O PCMAT deve contemplar as exigências contidas na NR-9, sendo obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 20 (vinte) trabalhadores ou mais.

Segundo a NR-09, o PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com