TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RISCO E RETORNO

Por:   •  23/4/2018  •  Resenha  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

EVELYN MARIA VEIGA

RESUMO:  RISCO E RETORNO.

Trabalho apresentado ao Curso de: Administração.

Disciplina:Gestão Financeira. Turma: 2016

Professor: Dra. Marcilene Feitosa Araújo.

RONDON DO PARÁ

2018

Risco.

Em sua definição simplificada, risco é a chance de perda financeira. Ativos que representam maior chance de perda e são considerados mais arriscados. Pode ser encarado em relação a um ativo individual ou uma carteira. Quanto mais próximo de retorno de um ativo, melhor sua variabilidade.

Em suas principais fontes, encontram-se o risco operacional, que representa a possibilidade de que a empresa não seja capaz  de cobrir seus custos operacionais de terminado pela estabilidade de receitas da empresa pela estrutura dos custos.

O risco financeiro envolve a possibilidade da empresa não seja capaz de fazer frente suas obrigações financeiras determinado pelo fluxo de caixa operacional e pelo custo fixo. O risco específico do acionista remete ao risco da taxa de juros e a possibilidade de mudança na taxa de juros afetem de forma negativa  o valor do investimento.

Enquanto o risco de liquidez atenta-se ao fato de um investimento não ser capaz de ter liquidez de forma fácil e em preço razoável, sendo afetada de forma significativo pela extensão total do investimento. O risco de mercado, envolve o valor do investimento e considera sua queda devido a interferências no mercado, como eventos economômicos e políticos.

Os riscos de evento, de câmbio, de poder aquisitivo e tributário afetam diretamente tanto as empresas quanto os acionistas, e os administradores financeiros avaliarem quais são os riscos que podem interferir de forma positiva na tomada de decisão.

O administrador pode tornar-se indiferente ao risco, tendo uma Atitude em relação ao risco no sentido de não se exigir qualquer variação de retorno para compensar um aumento no risco. Ser avesso ao risco, quando a atitude em relação a risco requer um retorno mais alto para compensar um aumento no risco. E por fim, ser propenso ao risco; onde aceitaria retorno menor por conta de um aumento de risco.

Retorno.

É o ganho ou prejuízo que se tem com um investimento por um determinado período de tempo e costuma ser medido com distribuições de caixa durante o período mais a variação de valor, este, expresso como porcentagem do valor do investimento no inicio do período.

Geralmente se define a expressão de cálculo da taxa de retorno obtida sobre qualquer ativo em qualquer período t, rt, como: rt = Ct + Pt Pt – 1 / Pt – 1, onde,

rt = taxa de retorno esperado  durante o período t.; Ct = (fluxo de) caixa recebido a partir do investimento no ativo durante o período de t – 1 a t; Pt = valor do ativo no tempo t.; Pt – 1 = preço (valor) do ativo no tempo t – 1. O retorno, rt , reflete o efeito do  fluxo de caixa, Ct , e das variações do valor, Pt Pt – 1,no período t.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com