TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Real conceito da motivação

Por:   •  24/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.480 Palavras (26 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 26

INTRODUÇÃO

         Este trabalho ira abordar o real conceito da motivação. A complexidade da palavra faz refletir sobre o que é motivação, onde algumas pessoas podem pensar que a motivação acontece apenas quando se ganha algo, ou se faz algo. Porém essa palavra tão complexa é muito mais que isto, a motivação real vem do interior das pessoas, de suas atitudes e ações, sua origem abrange bem isto, a palavra tem origem latim que significa, mover para realizar determinada ação.

           O leitor irá conhecer e compreender o verdadeiro significado da palavra, origem, conceitos etc. A sua importância até mesmo em um local de trabalho e principalmente em sua vida pessoal e entender sobre a teoria de seus principais autores e justificativa para o comportamento ligados a atitudes de suas ações.

A origem da Motivação.

            A origem da palavra motivação vem do latim MOVERE (mover para realizar determinada ação). Alguns acreditam que seja programas beneficentes, ou palestras elaboradas por grandes líderes de suas empresas, para manter suas equipes em uma só sintonia, em busca de objetivos em comum, os bons resultados.

Mas de onde vem todas as teorias formuladas pelos grandes autores, como: “Douglas Mc Gregor, Frederick, Herzberg, Abraham Maslow, entre outras, de onde vem todas as grandes ideias criadas por palestrantes para despertar a motivação dentro das pessoas? Como são elaboradas pelos grandes líderes de empresas os programas beneficentes? Existe algo atrás de tudo isso, todas as teorias conhecidas, as grandes ideias não foram criados de repente, sem qualquer fundamento, existe uma base igual para todos.

            Esta base citada base citada acima, ela não pode ser vista, na verdade ela é um sentimento interno existente em cada um de nós, porém pelo que podemos enxergar é inutilizado pela maioria das pessoas, ocorrendo o esquecimento dele. A inutilização deste sentimento de acordo com o texto “A origem da motivação” de João Pedro Pilou, faz com que as pessoas deixem de perceber o seu papel, não enxergam se gostam ou não das suas atividades realizadas no dia-a-dia.

Este complexo sentimento chamado motivação precisa ser utilizado diariamente, para o desenvolvimento pessoal de cada um de nós.

              E de acordo com o texto, precisamos percorrer um caminho com objetivos claros, isso é fundamental para alcançarmos a motivação interior, que nada mais é que liberdade e autossuficiência, é vida!

        .

O que é Motivação?

               A palavra “Motivação”, significa “Mover” e vem do Latim “Movere”.

Motivação é um aspecto íntimo e pessoal, onde se trata de um conjunto de forças internas e sentimentos que mobilizam o indivíduo para atingir algo como um objetivo a uma necessidade, desequilíbrio ou carência, como por exemplo, interesses coletivos, onde as pessoas vão em busca de algo que satisfaça suas vontades e contribua de algum modo para realização de seus desejos e objetivos à serem alcançados. Sendo assim, o indivíduo tem como capacidade se automotivar ou desmotivar-se.

              Notamos que ninguém consegue motivar ninguém, e sim apoiar e incentivar o indivíduo em determinado objetivo a ser conquistado. Em alguns casos, alguns indivíduos acabam passando por cima de outras pessoas de tão determinados em seus objetivos a serem conquistados.

              Dentro das organizações tem se tornado frequente como ajuda aos colaboradores “desmotivados”, “estratégias motivacionais”, obtendo como principal foco um ambiente saudável e com tarefas á serem executadas onde se tornem motivadoras para o colaborador, e como resultado venha á se apresentar com um ótimo desempenho e destaque na organização.


Teoria Motivacionais -  Por qual motivo elas foram desenvolvidas.

             As teorias motivacionais foram desenvolvidas ao longo do século XX, e estão em constante pesquisa. Na grande maioria dos estudiosos, caracterizam essas teorias como um estudo de satisfação, pois através dessas pesquisas visam medir o índice de motivação das pessoas, baseando em suas aspirações e necessidades.

             Com o surgimento de novas organizações de trabalho e a chegada da Revolução Industrial, despertou-se o interesse em torno de aspectos que levariam ao aumento da produtividade humana, procuram daí compreender quais fatores eram capazes de estimular os colaboradores a caminhar em direção aos objetivos da organização, assim tornando os colaboradores eficientes e eficazes.

             Vejam alguns exemplos de teorias motivacionais que foram estudadas e criadas ao longo do século XX:

1.954 – Maslow – Tem como característica a hierarquia das necessidades humanas: a cada momento há uma necessidade insatisfeita predominante.

1.961 – McClelland – Tem como características explicar a motivação dos indivíduos em seu trabalho à partir da satisfação de suas necessidades.

1.950 – Herzberg – Tem como característica a divisão entre fatores higiênicos e motivacionais.

1.960 – McGregor – Tem como característica duas formas de encarar o trabalhador: Teoria X e Teoria Y.

1.969 – Alderfer – Tem como característica cinco necessidades humanas de Maslow, resumida em apenas três categorias: ERG (Existência, Relação e Crescimento).

Motivação Segundo Abraham Maslow.

            “O estudo da motivação deve ser, em parte, o estudo dos propósitos, desejos ou necessidades do passado humano.”

                                                             Abraham Maslow

              Segundo Maslow a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, resultando numa ação. Para que haja ação ou reação é preciso que o estímulo seja posto em prática, seja ele procedente de algo externo ou do próprio organismo. Tal teoria nos dá ideia de um ciclo, o ciclo motivacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (266.8 Kb)   docx (445.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com