TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Refugiado

Por:   •  6/11/2017  •  Ensaio  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

Definição: O refugiado é qualquer pessoa que muda de região ou país tentando fugir de guerras, conflitos internos, perseguição (política, étnica, religiosa etc.) e violação de direitos humanos.

migrante é qualquer pessoa que muda de região ou país. (muito mais abrangente)
solicitante de asilo é a pessoa que pediu proteção internacional e aguarda a concessão de status de refugiado.


Solicitar abrigo como refugiado é burocrático. Enquanto espera a aprovação, não pode deixar o país de refúgio. Caso seja aceito o pedido, a mesma não pode ser extraditada ao país de origem.
A distinção entre esses conceitos é muito importante do ponto de vista legal. Isso porque apenas refugiados encontram acolhimento na ONU sobre o Estatuto dos Refugiados, de 1951, para obtenção de asilo. Já quem deixa a pobreza em seu país para encontrar emprego em outra nação, os migrantes econômicos, não tem direito a requerer asilo.

Muitos países europeus barram a entrada de refugiados sob a justificativa de que na verdade são migrantes econômicos.



Porém o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) contesta o argumento, afirmando que oito em cada dez migrantes provêm de países em conflito ou sob regime de exceção, como Síria, Afeganistão e Iraque. 



-Rotas:
*rota do Mediterrâneo central: parte da Líbia com destino a Itália (ilha de Lampedusa e Sicília próximas à costa africana)

*rota do Mediterrâneo ocidental: refugiados norte africanos com destino à costa da Espanha.
Muitos dos imigrantes que saem da Síria com destino à Europa passam pelo Mar Mediterrâneo. Para isso, eles vão para o norte africano e de lá para o Sul da Europa. O problema é que essa via, que também é seguida por milhares de africanos, é extremamente perigosa e vem resultando, desde 2014, em milhares de mortes.

*rota do Mediterrâneo oriental: faz a ligação entre a Turquia e a Grécia.

Os imigrantes ficam expostos ao sol, à chuva e ao mar. Após dias de navegação, se tiverem sorte, podem ser encontrados por pescadores ou pela guarda costeira italiana. Se não forem, ficam perdidos no Mediterrâneo e acabam mortos. Só em 2014, 3.600 pessoas morreram tentando atravessar.


-Conflitos atuais:
*África: Costa do Marfim, República Centro-Africana, Líbia, Mali, norte da Nigéria, República Democrática do Congo, Sudão do Sul e Burundi;
*Oriente Médio: Síria, Iraque, Afeganistão e Iêmen;
*Europa: Ucrânia;
*Ásia: Quirguistão, Mianmar e Paquistão.
*América do sul: Venezuela -Principais
países de refúgio:
Mais de 90% dos refugiados sírios estão concentrados em cinco países do Oriente Médio e África.

Líbano: superou 1 milhão de pessoas; equivale a 25% da população do país; 2015: exigêngia de pagamento de taxa
*Jordânia: refugiados equivalem a 20% da população jordaniana,o país não tem condições de assegurar serviços públicos aos que chegam.
*Turquia: principal destino( mais de 2 milhões de sírios) mais de 20 campos de refugiados;não consegue atender toda a demanda
 

*Europa: situação da Turquia preocupa a Uniao européia, que auxilia economicamente a Turquia para que os refugiados não entrem na Europa.
****mostrar no mapa quantidade na Turquia e Líbano comparado à Europa e depois falar sobre Alemanha****


-Mudanças  2GM
Foram criadas instituições para auxilio, proteção e assistência às vítimas de perseguição,tais como:
*UNRRA(1943): Administração para a Assistência e a Reabilitação das Nações Unidas *IRO(1946): Organização Internacional dos Refugiados *Convenção Europeia dos Direitos Humanos(1951): estrangeiros deslocados teriam direito *Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados(1951): princípios básicos para o tratamento de refugiados *Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados(ACNUR): promover instrumentos internacionais para a protecção dos refugiados e supervisionar a sua aplicação.

Estes programas implementados buscam facilitar a inserção do refugiado na comunidade

Primavera árabe: vídeo 
o que originou a maior crise de refugiados desde a segunda guerra mundial foi a primavera árabe, aqui está um vídeo que explica oq foi a chamada primavera árabe




Alemanha:
O  governo alemão está com uma política de portas abertas, mas tem quem seja contra e pense que os refugiados trarão altos gastos e se beneficiarão com serviços públicos, além de terem receio quanto ao mercado de trabalho. Isso fez com que o gov alemão controlasse mais o número de refugiados.
A chanceler Angela Merkel e o governo alemão adotaram uma política de portas abertas, recebendo 800 mil pessoas em 2015.
Há também uma grande parcela da população a favor da política e que está realizando trabalho voluntário fornecendo alimentos e moradia enquanto esperam a aprovação de refugio.

Todo o continente europeu está sofrendo com o envelhecimento da população, devido à sua alta expectativa de vida, por conta disso há uma baixa taxa de natalidade e necessidade da força de trabalho de imigrantes


No Brasil:
No Brasil, o ACNUR (uma das instituições citadas em um slide) atua em cooperação com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), ligado ao Ministério da Justiça.
Para garantir aos refugiados direito à proteção física e legal, documentação e benefícios das políticas publicas (saúde educação habitação. Além de o ACNUR trabalhar com ONGS de td Brasil para integração dessa população.

O maior número de refugiados reconhecidos no Brasil em 2016 vieram dessas nacionalidades
Venezuela: Houve um aumento expressivo de solicitações de venezuelanos em relação a 2015. De acordo com o relatório 3.375 venezuelanos solicitaram refúgio no Brasil, cerca de 33% das solicitações registradas no país naquele ano. Em 2015 foram contabilizados 829 pedidos de refúgio de nacionais venezuelanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (299.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com