TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Final

Por:   •  11/10/2021  •  Monografia  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

 Apesar do termo Business Intelligence, ou BI estar em alta nos dias atuais, vale ressaltar que seu conceito não é algo novo, sendo utilizado desde os tempos mais antigos da humanidade, inclusive no Oriente Médio, quando relacionavam informações obtidas pela natureza para beneficiar suas aldeias. Analisar as estações do ano, comportamento de animais, ou até mesmo a posição das estrelas no céu eram formas de obter informações e tomar decisões importantes que melhorariam a vida de seus semelhantes, conforme Primak (2008, p.1).

De acordo com Primak (2008, p.1), o conceito de inteligência de negócios ser muito antigo, a criação de ferramentas para o ambiente empresarial só passou a ser desenvolvida a partir da década de 70, com a evolução do armazenamento e de acesso aos dados, já que o computador passou a ter a função de “coordenador” central das atividades organizacionais somado ao uso de bancos de dados como diferencial competitivo e é responsável pela coleta, organização e análise dos dados, elaboração de relatórios (dashboards) e todo o acompanhamento e atualização.

Para que a inteligência empresarial consiga atingir o objetivo de reduzir o tempo e aumentar a efetividade das tomadas de decisões, é necessário escolher a ferramenta ideal para a necessidade do negócio, estabelecer os indicadores de desempenho usados pelo negócio, estruturar seus dados em um banco de dados e principalmente envolver a equipe em uma cultura organizacional que pensa por meio de dados.

Os responsáveis pela inteligência empresarial devem ter o entendimento que este setor é o coração da companhia, pois o resultado de cada setor será medido pelos indicadores que foram estabelecidos anteriormente. Deve-se pensar além de indicadores comuns a todos os setores, nos indicadores específicos para que os gestores consigam tomar a melhor decisão sempre.

Em um ambiente, altamente competitivo, as empresas precisam avaliar adequadamente seus processos e buscar eficiência e produtividade. Neste cenário, saber lidar com os resultados assume um papel relevante. Desta forma, entender suas forças e fraquezas para reduzir ameaças e aproveitas as oportunidades é uma meta que deve ser alcançada, assim, a empresa obterá vantagem competitiva.

Diante do exposto, o problema a ser pesquisado relaciona-se à análise dos processos da organização, cuja pergunta é: Como uma cultura organizacional que pensa por meio de dados pode melhorar um desempenho de uma empresa?

O principal objetivo do presente trabalho é fazer uma analise dos desafios na implementação de uma cultura organizacional que pensa por meio de dados numa imobiliária  localizada na cidade de Rio de Janeiro, visando contribuir com a otimização dos processos e identificaç

Os objetivos específicos do presente estudo são:

  • Entender o processo organizacional usado na venda de imóveis;
  • Analisar o histórico dos dados estatísticos existentes em relação ao processo de venda,
  • Identificar possíveis falhas no modelo utilizado pela empresa;
  • Comparar dados atuais e propor melhorias no processo utilizado pela empresa.

O presente estudo se propõe a realizar um estudo de caso em uma empresa que possui mais de 20 lojas só no Rio de Janeiro, aqui denominada pelo nome fictício Alfa, localizada no estado do Rio de Janeiro, com porte grande. Recentemente, a empresa implantou uma ferramenta de inteligência denominada Power BI.

Como suposição, tem-se que a empresa Alfa pode melhorar a distribuição logística e atendimento o cliente final, reduzindo tempo de atendimento e proporcionando uma real possibilidade de melhorias de rentabilidade da organização e otimização de processos internos.

O objetivo geral do artigo será: Melhorar o monitoramento, liberação e recebimento dos veículos para ganhar tempo na distribuição bebidas.

Como delimitação, esse estudo de caso não poderá ser usado em outra empresa, pois as informações são relacionadas para os problemas que existem dentro desta organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (284.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com