TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Indicadores

Por:   •  7/4/2022  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Indicadores

Primeiramente, Indicadores são considerados medidas que possuem finalidade de analisar e acompanhar o desempenho de um determinado processo. Podendo ser tanto qualitativa, quanto quantitativa, sendo estabelecidos para um processo, produto ou serviço.

Os indicadores utilizados pelo SEBRAE são o de Qualidade, que é aplicado ao atendimento, chamado de NPS (Net Promoter Score), que tem a finalidade de avaliar o grau de fidelidade dos clientes, levando reflexos da experiência e satisfação dos mesmos. E o de Efetividade, relacionado à participação e implementação de boas práticas com as empresas atendidas, têm por finalidade medir a competitividade e a sustentabilidade do negócio, nele são empregados 4 pontos importantes, entre eles, o aumento do faturamento; a redução de custos; a elevação da produtividade e a implementação da inovação. Os de Qualidade são indicadores de desempenho, enquanto os de Efetividade são indicadores de resultado.

Os principais aspectos relacionados aos indicadores segundo a apresentação são: como definir os indicadores, padrões, tipos, o que eles buscam e por qual motivo utilizá-los.

Em relação a Como definir os Indicadores, foram apresentados itens e descrições sendo eles finalidade e motivo para se medir; relação com os objetivos da empresa e com quais objetivos está relacionada; meta e qual o nível de desempenho esperado; expressão e como será calculada; frequência e com que frequência será feita a medida; responsável e quem realiza e por último fonte de dados e de onde serão retirados os dados a serem empregados.

Os padrões de indicadores abrangem o tempo, que é considerado uma medida da duração de um determinado processo; o custo, uma métrica do valor monetário coligado ao processo; a capacidade, referente ao total, ou seja, o volume de procura de certo produto, ou serviço; e a qualidade, que pode ser expressa de diversas maneiras, mas sendo majoritariamente expressa como um percentual do real em relação ao ótimo e tem como finalidade saber o que os consumidores vêm achando do seu produto ou serviço oferecido.

Os tipos de indicadores estão relacionados com a quantidade, a capacidade, o tempo e o custo, onde são medidos em unidades/hora/homem, níveis de estoque, e volume de vendas; pesquisas de satisfação, partes por milhão, capacidade instalada contra utilizada; tempo de produção, de atendimento, prazo de entrega; custo de logística, de processamento e de ruptura, onde cada ponto tratado é referente aos tópicos anteriormente citados, respectivamente na ordem em que foram relacionados. Já no tópico “O que eles buscam”, pode-se citar que os indicadores estão atrás de eficiência, eficácia e efetividade.

Por fim no ponto “por qual motivo utilizar os indicadores”, pode- se falar que são usado para tomar decisões baseadas em dados e fatos sólidos, identificação de prioridade para atuação, criação de um histórico, definição de responsabilidades, saber se a empresa está com lucro ou prejuízo, monitorar as melhorias dos processos e resultados, identificar empecilhos do processo e medir o grau de satisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com