TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Responsabilidade Social

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

1 - INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é falar da empresa Volkswagen do Brasil, abordando suas práticas organizacionais e avaliando os seus benefícios do ponto de vista da sustentabilidade, apontando o pionerismo dessa empresa na reciclagem de garrafas PET e da sua utilização como tecido para revestimentos de bancos e portas de veículos.

2 – DESENVOLVIMENTO

A Volkswagen do Brasil é a primeira indústria automobilística do País a utilizar o material reciclado das garrafas PET, na fabricação de tecidos para revestir bancos e portas de seus automóveis: Novo Gol e Novo Voyage. Esse processo tem inicio com a separação das peças plásticas por cores, uma vez que elas interferem no tom do tecido. Em seguida, as peças são limpas e trituradas em grãos, os quais são transformados em fios, seguindo a partir daí o mesmo processo utilizado na produção de tecidos convencionais. A fibra de PET já é aplicada em peças como carpetes e tapetes de revestimento do assoalho e porta-malas dos veículos.

Esse avanço tecnológico começou a ser incorporado na empresa a partir de junho deste ano e rendeu a Volkswagen do Brasil, o prêmio por inovação no importante Congresso SAE Brasil 2012.

A estimativa é que cada veículo utilize até 52 garrafas PET de 1,5 litros no seu revestimento, sem perder o mesmo padrão de conforto, qualidade e resistência dos tecidos utilizados atualmente pela empresa.

Essa tecnologia protegerá a natureza, pois incentivará a reciclagem numa escala bem maior das garrafas PET (atualmente o Brasil recicla 56% das garrafas pet, mas ainda desperdiça mais de 100 mil toneladas por ano), material que demora mais de 200 anos para se decompor na natureza, e é um dos maiores vilões do meio ambiente, poluindo matas, rios e córregos. Além disso, a reciclagem de PET trás várias vantagens sociais, econômicas e ambientais como:

  • Diminuição das enchentes, pois quando são jogadas nas ruas e em terrenos baldios, entopem bueiros e galerias.
  • Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria da decomposição de matérias orgânicas dos mesmos.
  • Economia na produção de petróleo, pois o plástico é um derivado. A reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130 kg de petróleo.
  • Economia de energia na produção de novo plástico.
  • Geração de renda e empregos.
  • Tendência da diminuição dos preços dos carros, devido à utilização de materiais reciclados.

Essa iniciativa reforça o compromisso com a sustentabilidade pela empresa, que já têm inúmeras ações voltadas para o desenvolvimento sustentável no Brasil como: produção de veículos com baixa emissão de CO2 (gás carbônico) e economia de combustível (sinônimo de preservação do meio ambiente), diminuição do consumo de agua em 25% e gás natural em 18% por carro produzido nos últimos 04 anos, redução de 26% no consumo de eletricidade e a reciclagem de 93,5% de todos os seus resíduos de produção.

Além de tudo isso, há muito tempo a Volkswagen vem desenvolvendo ações em prol da sustentabilidade como, por exemplo:

  • Foi à primeira indústria automobilística do Brasil a investir em infraestrutura para gerar energia limpa e renovável no País, através da inauguração em 2010 de uma pequena usina hidrelétrica, contribuindo para a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, adquirindo créditos de carbono aprovados pela ONU (Organização das Nações Unidas).
  • Foi a primeira fabricante de automóveis a trabalhar com fibras naturais e recicláveis como a Fibra de Curauá e a Fibra de Juta, utilizadas na cobertura do porta malas de alguns veículos da montadora, desde 2004. A Curauá é nativa da Floresta Amazônica, sendo cultivada por comunidades de baixa renda, que encontraram nessa agricultura a melhoria da qualidade de vida, proporcionado seu desenvolvimento social.
  • Utilização de softwares que administram dados sobre as emissões de gases de efeito estufa, possibilitando o apontamento do melhor processo industrial para diminuição dos impactos ambientais.
  • Em 2003 a Volkswagen revolucionou a indústria automobilística, a lançar a tecnologia biocombustível Total Flex no Brasil, permitindo que os veículos fossem abastecidos com etanol, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção, sendo o Gol, líder de vendas no Brasil há 25 anos consecutivos, o primeiro a receber esse tipo de motor. Sendo assim, impulsionou o comércio do etanol, um combustível bem menos poluente que a gasolina.
  • Implantação de diversos projetos de reflorestamento, como, por exemplo, o financiamento do plantio e da manutenção de 3.500 árvores nativas em áreas degradas no Vale do Paraíba, através da educação e conscientização ambiental de pequenos produtores, recuperando a fauna da região e as nascentes, além da inclusão de jovens dependentes químicos, com atividades profissionais geradas por esses projetos.

A Volkswagen ainda promove o conceito de sustentabilidade entre os funcionários, seus familiares e a população no entorno de suas fábricas, através de iniciativas, ações e patrocínios como corridas, cinema na escola, trânsito consciente, dança na comunidade, teatro Planeta Agua, Programa Vida Sustentável, que ensina a reduzir impactos ao meio ambiente, etc. Além disso, fundou há 33 anos a Fundação Volkswagen que é responsável pelo investimento social da empresa no país, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (98.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com