TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Antunes

Por:   •  27/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÂO

Particularmente desde o amplo processo de reestruturação do capital desencadeado em escala global no ano de 1970, vem apresentando um claro sentido multiforme, com tendências mundiais da informalização da força de trabalho e de aumento dos níveis de precarização dos trabalhadores. Do outro lado do pêndulo, outras tendências em curso estariam dando sinais mais “positivos” de maior intelectualização do trabalho, em especial nos ramos de maior impacto tecnológico-informacional-digital. Falar 2

Com a geração de mecanismos geradores de trabalho excedente os trabalhadores sofrem de forma que seus serviços começam a se tornar cada vez mais precários, quando não são expulsos da produção e se tornam sobrantes, descartáveis e desempregados. Sendo assim são cada vez mais obrigados a se submeter a formas de trabalho informal.

Já em outra variante, a ênfase se encontra nos “avanços” que estariam tornando o trabalho mais informatizado, tecnológico e “inteligente” se distanciando da matriz taylorista-fordistas que esteve presente ao longo do século XX. Falar 4 e 5

-principais manifestações ou modos de ser do trabalho informal

-significados advindos do infoproletariado e de suas conexões com o trabalho material

-leitura dessa problemática considerando essa “nova morfologia do trabalho” considerando a questão de trabalho imaterial e intangível e o conceito de mais-valor

2. PERSPECTIVA HISTÓRICA • Década de 1970: • Limites do modelo capitalista. • Reestruturação da produção em massa. • Consequente mudança no sistema capitalista de produção.

4. PERSPECTIVA HISTÓRICA • Década de 1980: • Complexificação das transformações. • Redefinição dos parâmetros produtivos(terceirização-que naceu na segunda guerra para que empresas dos EUA suprissem a demanda de armas), tecnológicos, de concentração de capitais, instabilidade financeira e a formação de blocos econômicos.

5. PERSPECTIVA HISTÓRICA • Década de 1990 até atualmente (sec XXI): • - fenômeno da Globalização ganha grandes proporções, gerando a evolução e criação de novas formas de empreendorismo e cooperativismo(sendo esses muitas vezes desvantajosos para a classe trabalhadora).

CONCLUSÂO

Concluindo, pode-se dizer que a lei do valor (A lei do valor é a lei do equilíbrio espontâneo da sociedade mercantil-capitalista),não estaria perdendo sua validade e sim sofrendo uma inversão no seu âmbito de importância, já que a ampliação de atividades dotadas de um caráter mais intelectual e em alguns casos tecnológico, tanto na indústria informatizada quanto na prestação de serviços, configura um elemento novo e importante para a compreensão do valor hoje.

Portanto, a ampliação da produção imaterial vem de um caráter de valorização da ideia acima do produto físico, eliminando dessa forma a compreensão dessa nova forma de valor como intangível e, portanto, não geradora de valor.

Quando Gorrz afirma que a deterioração das condições de trabalho e o desemprego seriam elementos conformadores da tese do definhamento do trabalho, talvez pudéssemos lembrar que essa tendência esta presente desde a gênese do capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com