TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Retorno Sobre Investimentos E Ativos O Que São E Como Calcular

Por:   •  26/8/2023  •  Projeto de pesquisa  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

LOGÍSTICA -

NICOLE ROCHA CURIA - 201642023

Retorno sobre investimentos e ativos

O que são e como calcular

........................................................................................................................................

Guarulhos

2023

NICOLE ROCHA CURIA

Retorno sobre investimentos e ativos

O que são e como calcular

Trabalho apresentado ao Curso de Logística do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Modais de Transporte.

Prof. Lilo Tomas

Guarulhos

2023


[pic 2]

Respostas

....................................................................................................................

ROI - Retorno sobre Investimento

ROI é uma métrica geralmente usada no marketing digital, que possibilita saber com precisão a eficiência dos seus investimentos, permitindo identificar quanto a empresa está ganhando ou perdendo com os diferentes investimentos feitos.

Este cálculo permite identificar quais projetos instaurados valem a pena e otimizar os que possuem bom resultado, sendo possível avaliar como iniciativas específicas contribuem para a empresa.

Para o resultado final do índice ROI é necessário entender quais os custos envolvidos na instauração de um determinado projeto e também qual foi a receita gerada em determinação deste projeto, após isto é feito o cálculo subtraindo o valor dos custos do valor da receita e finalmente dividindo este resultado pelo valor dos custos, exemplo:

    ROI =(receita - custos)                                                                                 custos

Neste cálculo é necessário ter uma noção bem clara dos valores envolvidos, levando em conta todos gastos financeiros envolvidos, como tecnologia, mão de obra, funcionários, recursos, etc, e também considerando apenas a receita que foi gerada devido ao investimento feito.

Esta métrica possui diversas vantagens, podendo ajudar a entender o retorno de um investimento e calcular a lucratividade, bem como enxugar gastos voltados a projetos sem retorno financeiro, ajudando a empresa a planejar metas com base em seus resultados anteriores

Porém este índice possui algumas limitações que devem ser entendidas para fazer uma análise mais assertiva. É preciso estar sempre atento pois há uma dificuldade em entender precisamente quais os custos e benefícios de um investimento, podendo gerar índices imprecisos. A medida também não leva em consideração os riscos envolvidos em um investimento e como o desempenho pode ter sido afetado por fatores externos.

Sendo assim, para usar o ROI de forma mais efetiva é necessário identificar e mensurar todos os custos envolvidos no projeto para ter índices assertivos, fazer análise com diferentes indicadores financeiros e comparar com o ROI para ter uma conclusão mais clara, considerar os fatores externos e avaliar como estes podem ter impactado o índice e também considerar os ganhos ou perdas não financeiros, por exemplo como o investimento afeta no desempenho, na qualidade, e na efetividade da empresa.

ROA - Retorno sobre Ativos

O ROA se trata de uma métrica que analisa a rentabilidade de um determinada empresa, de acordo com os ativos totais investidos nela.

Para isso devemos saber o que são Ativos de uma empresa, como encontrar este valor e também o que é considerado lucro líquido de uma empresa.

Consideramos ativos tudo que uma empresa possui e que  pode ser transformado em dinheiro, como bens da companhia, imóveis, mercadorias, fluxo de caixa, máquinas, equipamentos, valores em aberto a receber, etc. O valor dos ativos totais deve estar disponível no balanço patrimonial, onde é somado o patrimônio líquido com o lucro passivo da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (97.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com