TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEGMENTACAO DE MERCADO

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUCÃO

        O presente trabalho tem como objetivo analisar possíveis mercados que possam ser segmentados a partir de características demográficas e estilo de vida, utilizando-se das seguintes estratégias de marketing: segmentação de mercado, posicionamento do produto, pesquisa e analise do ambiente.

        A segmentação de mercado é utilizada para identificar e dividir o mercado em subgrupos de acordo com as necessidades, desejos e gostos de cada consumidor, a fim de adequar seus produtos, serviços e comunicação para melhor atende-los.

        Conforme Kotler (1998), segmento de mercado é formado por um grande grupo de compradores identificáveis em um mercado. As pessoas diferem em seus desejos, poder de compra, localizações geográficas, atitudes e hábitos de compra.

        Neste trabalho será analisado a segmentação de mercado com base na faixa etária - jovens entre 18 e 25 anos - e como o estilo de vida desse consumidor baseado em uma vida saudável movimenta o mercado nos dias de hoje.

ANALISE DE DOIS POSSÍVEIS MERCADOS

        Devido ao grande aumento de mercados e serviços disponíveis, torna-se cada vez mais difícil alcançar as preferências e gostos do consumidor. De acordo com Richers e Lima (1991), segmentar é uma forma de subdividir um mercado amplo em parcelas menores, com necessidades e desejos semelhantes para, assim, formular estratégias de marketing e vendas.

        A segmentação demográfica com base na faixa etária - jovens entre 18 e 25 anos - é uma estratégia que vem crescendo cada vez mais na área do marketing, pois os jovens vem conquistando sua independência financeira cada vez mais cedo, movimentando assim o setor financeiro de modo positivo. É crescente o número de empresas especializadas em atender exclusivamente o público jovem, com produtos diferenciados para vários gostos e estilos.

        Com a segmentação baseada em estilos de vida, podemos citar a alimentação saudável. Em um mundo tomado pelas redes de fast-food, poucos são os jovens que se preocupam em ter uma alimentação mais equilibrada. Uma pesquisa indica que o índice de sobrepeso nos homens com idades entre 18 e 25 anos é de 29,4% e entre as mulheres da mesma faixa etária o índice de sobrepeso é de 25,4%.

        Porém, esses números tendem a mudar nos próximos anos. Os jovens de hoje estão começando a se preocupar mais com a alimentação, com o corpo e com a saúde. Porém, ainda é difícil de se manter uma alimentação saudável todos os dias, pois a maioria dos jovens trabalham e estudam, e muitas vezes acabam se alimentando fora de casa, o que dificulta uma rotina alimentícia saudável.

DESCRIÇÃO DA FORMA COM QUE OS PRODUTOS SÃO POSICIONADOS PARA ATENDER A ESSE SEGMENTO

        O posicionamento de uma empresa está diretamente ligada com a percepção que o publico-alvo tem sobre a mesma e, de como ela quer ser percebida por seus clientes.

        Segundo Kotler,

                ''[] o posicionamento se define por ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa para ocupar um lugar destacado na mente dos clientes-alvo[].

        Um dos principais objetivos do posicionamento é a diferenciação do seu produtos dos demais. Para o público jovem, ter um produto diferenciado dos demais ou inovador faz com que ele se sinta bem, como por exemplo, um celular ultra-tecnológico ou uma roupa de marca famosa.

        É por esse motivo, que as empresas vem cada vez mais investindo em marketing, seja utilizando artistas famosos em suas propagandas, ou transmitindo uma mensagem de auto-confiança em seus comerciais.

        O ambiente físico em que as lojas se encontram também é muito importante. Uma boa localização e fácil acesso são importantes para atrair a esse segmento demográfico. Com a correria do dia-a-dia, os jovens não tem tanto tempo disponível para sair e escolher suas roupas ou calçados, e encontrar um ambiente que seja de fácil localização, e onde ele se sinta confortável e encontre tudo o que procura de acordo com seu gosto e estilo é essencial para que possa realizar suas compras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com