TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação do mercado

Artigo: Segmentação do mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Passo 1

No artigo sobre chocolate foi utilizado o modelo de Howard-Sheth e as teorias da motivação. Foi feita uma pesquisa de campo, descritiva quantitativa, realizada com 130 homens e mulheres de 15 a 34, já no artigo sobre os sabores e marcas de gomas de mascar a base foi as teorias de Schwartz e Mowen & Minor, fizeram uma discussão em grupo realizada com 6 pessoas, de ambos os sexos, entre 18 e 21 anos e estudantes do nível superior. Sobre as gomas de mascar a teoria do psicólogo Barry Schwartz, explica que a grande quantidade de escolhas presentes na vida das pessoas afeta o processo de decisão do consumidor, ele diz que quando as pessoas não possuem escolhas variáveis as suas vidas se tornam quase insuportáveis, pois não existe nenhuma outra opção para se adaptar. Porém quando as opções aumentam muito, gera uma sobrecarga de processos decisórios, o que pode desencorajar os consumidores.

Sobre o chocolate o modelo de Howard-Sheth explica que o consumidor realiza a compra de determinado produto, nesse caso o chocolate, sem antes ter definido a marca do produto que está procurando, nesse caso ele está exposto à influências para tomar sua decisão de compra. Já as teorias da motivação, segundo Mowen, têm por objetivo estudar a força impulsora que está por trás do comportamento do consumidor na hora de comprar, ou consumir. A motivação começa com um estímulo, que pode ser interno, externo ou até da mídia.

As teorias utilizadas por ambos os casos se complementam, o que muda é a forma como os casos foram tratados, um por meio de uma discussão em grupo, já o outro por meio de uma pesquisa, mais elaborada. Para seus propósitos, ambas as abordagens foram satisfatórias.

Passo 2

Capítulo 4

Na segmentação de mercado, que consiste em separar as pessoas em características comuns, buscando grupos que permitam generalizações sobre os que já pertencem a eles e aos que poderiam pertencer. A base do agrupamento remete aos modelos de ciência.

A demografia oferece informações sobre as mudanças de grandes contingentes e lida com fatos, principalmente estatísticos. Os critérios demográficos são muito utilizados nas pesquisas de mercado, mas deve-se ter cuidado ao se criarem previsões de comportamento a partir dessas variáveis, pois ainda não há resultados suficientes que sustentem essa ligação.

Na tipologia por características da personalidade, é necessário ir mais a fundo na análise dos traços de personalidade semelhantes, sejam eles cognitivos, emocionais ou de atitudes. Os traços cognitivos são os responsáveis pelos processos típicos de raciocínio, de lógica e de padrão de solução de problemas. Os traços emocionais fazem parte do conjunto de variáveis sobre traços de personalidade, refere-se ao lado emocional. Jung foi um dos pioneiros nessa construção. A atitude é basicamente um julgamento e uma disposição afetiva em relação aos fatos, às pessoas e aos objetos.

A tipologia por estilo de vida, refere-se a vida de maneira simples, a forma como cada um vive seu dia-dia (sua rotina) e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com