TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação de mercado

Resenha: Segmentação de mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  322 Visualizações

Segmentação de mercado – “[...] A segmentação consiste em se ver um mercado heterogêneo, com determinada quantidade de mercados homogêneos menores, em resposta a diversas preferências de produtos entre importantes segmentos de mercados. A segmentação de mercado constitui poderosa arma estratégica, cujas implicações decorrem da escolha de segmentos bem definidos para o delineamento de estratégias competitivas”. (SMITH, 1956, p. 5-8).

Finalidades em segmentar o mercado – “[...] O objetivo básico da segmentação é concentrar esforços de marketing em determinados alvos, que a empresa entende como favoráveis para serem explorados comercialmente, em decorrência de sua capacidade de satisfazer a demanda dos focos, de maneira mais adequada. Cada segmento deverá ser constituído por grupos de consumidores que apresentem o mínimo de diferenças entre si, do ponto de vista das características adotadas, e o máximo de diferenças em relação aos demais segmentos”. (RICHERS, 1991, p. 17).

Processo de segmentação – “[...] Dois grupos gerais de variáveis são usados para segmentar mercados consumidores. Alguns pesquisadores tentam formar segmentos observando as características geográficas, demográficas e psicográficas das pessoas. Depois examinam se esses segmentos de clientes possuem diferentes necessidades ou respostas em relação ao produto (segmentação comportamental)”. (KOTLER ET AL, p. 243, 2006).

“Após identificar segmentos de mercado potenciais, uma empresa deve decidir quantos e quais deseja focar”. (KOTLER ET AL, 2006, p. 257).

“Ao avaliar diferentes segmentos de mercado, a empresa deve examinar dois fatores: a atratividade global do segmento e os objetivos e recursos da própria empresa. Ela deve considerar se o segmento potencial atende aos

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com