TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Segredo dos Campeões (Resenha)

Por:   •  26/4/2016  •  Resenha  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA SOBRE O LIVRO “O SEGREDO DOS CAMPEÕES

Os segredos dos Campeões

( Roberto Shinyashiki)

Bananeiras

2016

OS SEGREDOS DOS CAMPEÕES

          A partir da leitura do livro “Os segredos dos Campeões”, publicado na cidade de São Paulo pela Editora Gente no ano de 2007 do autor Roberto Shinyashiki, empresário brasileiro, doutor em Administração, psiquiatra e autor de livros de auto-ajuda.

          Percebe-se que é um livro de plena reflexão pessoal, no qual o autor evidencia fatos de sua vida subdivididos em quatro pontos principais para a escrita de seu livro. O primeiro seria o objetivo, neste ponto Shinyashiki retrata a importância de se impor objetivos e metas nas nossas vidas utilizando-se de alguns exemplos vivenciados por outras pessoas, que descobriram sua vocações, tiveram consciência dos seus objetivos e os estruturaram.

          O segundo ponto seria a estratégia. Para o autor sem o planejamento adequado nunca conseguiremos alcançar nossos objetivos, ele dá o próprio exemplo de sua vida e resume tudo na seguinte frase: “O tempo gasto em planejar economiza tempo na realização e principalmente evita desperdícios.” (Shinyashiki, 2007, p. 68). Dessa forma, vê-se o quanto aprender a planejar é importante em nossas vidas. Porém, nada acontece por acaso, sendo assim, temos que aprender a analisar os recursos disponíveis e os que precisamos para impormos a estratégia correta para realização de nossos objetivos.

          No terceiro ponto trata-se do trabalho, que seria a forma de por os objetivos, juntamente com as estratégias, em prática, pois segundo o autor é a forma de realizarmos nossos sonhos e darmos sentido a nossas estratégias formuladas. Nesse capítulo o enfoque é voltado para o trabalho que gera o sucesso, mas apenas se houver prazer do indivíduo em relação a sua profissão, pois se não houver um vínculo afetivo entre trabalho e prazer nossos objetivos serão totalmente em vão. Nas palavras de Roberto Shinyashiki, o trabalho é vida, pois é um dom de Deus, ou seja, quando trabalhamos cuidamos do mundo que Deus deixou para nós, ele ainda diz que todo trabalho tem sua importância, logo, cada função exerce alguma interatividade na vida do indivíduo, desde a família até um grande engenheiro. O autor continua falando que deve-se trabalhar com prazer e profissionalismo e, para enfatizar esse trecho, Shinyashiki dá o exemplo das “formigas cigarradas” ou “cigarras formigadas”, nesse sentido, devemos ser indivíduos com características próprias, mas devemos buscar novas qualidades para nos aperfeiçoarmos, por fim ainda cita dez regras para o trabalho, regras essas, que mostram como se obter êxito na busca do sucesso de nossas metas.

          No quarto capítulo o autor discorre a respeito da competência, a qual se resume em saber e entender sobre o ramo do objetivo almejado, usa-se um questionamento como forma de chamar a tenção dos leitores, questionamento esse que era: “você sabe fritar bolinho?.” (SHINYASHIKI, 2007, p. 116), ou seja, é importante entender sobre o nosso objetivo para sermos os melhores. Dentro desse contexto são lançadas quatro etapas da competência, elas são: incompetência inconsciente, que ocorre quando o indivíduo ignora o que faz por pensar que já sabe de tudo; incompetência consciente, que é a percepção do indivíduo de que sua maneira de trabalhar pode estar sendo incompetente; competência consciente, que nada mais é que, a busca à evolução das habilidades, reconhecer que precisa da ajuda alheia, etc.; a última etapa é a da competência inconsciente, que ocorre quando o indivíduo melhora seus resultados e sua competência flui naturalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com