TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Seminário Análise de Mercado

Por:   •  8/7/2021  •  Artigo  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Thainá Lessa Gonçalves¹

Louise Muller Jacques²

  1. INTRODUÇÃO

A análise dos fornecedores para determinado produto ou serviço deve fazer parte do processo inicial na gestão de compras. Isso porque é necessário avaliar, dentre tantas opções, qual mais se enquadra nos objetivos e valores de sua organização. A correta escolha nos auxilia na entrega de qualidade, com o melhor custo benefício, atendendo os prazos necessários.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A competitividade do mercado força as empresas a procurarem novas tecnologias e inovações para otimizar seus processos de gestão, assim sendo o setor de compras da empresa o responsável pelo processo de aquisição de serviços e/ou produtos. Nesse contexto, tudo que é negociado na compra desses itens representa parte relevante do orçamento das empresas e está diretamente relacionado à competitividade dos negócios. Isso faz com que o processo de aquisição na gestão dos fornecedores um fator estrategicamente importante nas organizações, com influência direta nos resultados da empresa.

Partindo de uma posição altamente verticalizada, em que faziam tudo praticamente, as empresas passaram a, cada vez mais, envolver outras empresas na realização das suas atividades. A centralização no negócio principal acarreta na diminuição da cadeia interna de atividades, denominada terceirização das atividades internas (AMATO, 1995).

Segundo Krause e Ellram (1997), por causa da incerteza em encontrar melhores fornecedores e o alto custo para pesquisar e avaliar novas fontes de fornecimento, as empresas trabalham com os fornecedores atuais para melhorar seu desempenho. Como resultado, reforçam a necessidade de melhorar o relacionamento entre as partes. Neumann (2002) diz que estabelecer etapas de um programa de desenvolvimento de fornecedores é um modo de ajudar as empresas e fornecedores a melhorar seu relacionamento. Também relata que os resultados alcançados são positivos depois de aplicada a intervenção nos fornecedores e que esses programas são necessários para uma empresa.

Segundo Pires (2004) o desenvolvimento de um fornecedor é um grupo de competências a serem avaliadas, essencial para a identificação e o alinhamento das diversas competências que proporcionam vantagem frente a concorrência com o objetivo de adquirir uma verdadeira relação de parceria. Da mesma forma, dá suporte e assegura a empresa na busca para alcançar os padrões pré-estabelecidos em relação aos seus fornecedores.

Para Petroni e Braglia (2000):

“Uma gestão efetiva dessa cadeia é uma fonte potencial de vantagem competitiva para as empresas. Sua efetividade exige que os gestores avaliem periodicamente o desempenho de seus fornecedores, mantendo aqueles que atendam os graus de exigências definidos nos diversos critérios estabelecidos”.

A análise de fornecedores é o ato de buscar opções no mercado e aplicar uma avaliação e entender primeiramente se eles podem realmente atender a demanda e necessária e posteriormente escolher qual mais se encaixa com seus objetivos, como exemplo de qualificação temos os 8 pilares de qualificação de fornecedores (imagem 1).

                         [pic 2]

Imagem 1: 8 pilares de qualificação de fornecedores. Fonte: Qualylife (2018).

Segundo Baily et. al (2000) é importante reconhecer as qualidades de um bom fornecedor, como também especificar as características essenciais para atender os requisitos pré-estabelecidos que oportunizam as melhorias contínuas. Porém, temos que ficar atentos, como Porter (1986) alerta para essa relação cliente-fornecedor, pois grandes fornecedores podem influenciar e até prejudicar as empresas, influenciando preços, qualidade e condições de suprimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (45.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com