TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado da Administração

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4
  • Módulo A

    A palavra administração é muito comum em meio a sociedade, pois a grande maioria utiliza o termo “administrar” para toda e/ou qualquer situação onde haja um problema, e a solução seja administrar (organizar) o caos que está acontecendo. Isso decorre desde os seres humanos primitivos, onde deveria haver a divisão de tarefas, organização geológica, entre outros procedimentos, que se evoluíram com o tempo, onde hoje é necessário para uma boa administração de um processo, por exemplo, a divisão de cargos, principalmente quando se relaciona ao governo de um país, onde cada um tem a responsabilidade de tomar as decisões pelo posto que é assumido para que haja uma boa administração de seu departamento, caso contrário, acaba acontecendo um desastre na organização.

    As Organizações atuam para auxiliar a população em geral, tanto em relação a saúde quanto em relação a serviços gerais. Além delas possuírem um objetivo a ser seguido,  também é importante os processos de transformação, cultura, tecnologia e divisão do trabalho. Para que tenham um bom desempenho é necessário que sejam bem administradas, fazendo com que tomem as decisões corretas para alcançarem seus objetivos (solucionar problemas dos usuários e fornecedores), tornando assim todos que estão envolvidos satisfeitos. As organizações possuem dois conceitos para indicar o seu bom desempenho, que é a eficiência e a eficácia, onde eficiência é a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos, de maneira que consigam o melhor rendimento com poucos erros; e eficácia é uma forma de dizer que a organização cumpre com seus objetivos em um período menor do que o comum. A administração possui um papel fundamental nas organizações, que é garantir a eficiência e a eficácia para que as mesmas sejam bem sucedidas.

    A Administração é um termo utilizado para uma situação onde é necessário tomar decisões para que alcance os objetivos. Ela é subdividida nas decisões:

              Planejamento [pic 1] Organização [pic 2] Liderança [pic 3] Execução [pic 4] Controle.

O principal motivo da administração ser importante na sociedade é pelo fato de as Organizações, querendo ou nao, causam um impacto, sendo ele bom ou ruim, na sociedade. E para que esse impacto seja bom, é necessário uma administração.

   As Teorias da Administração, auxiliam no entendimento do termo “administração”, onde há a ajuda para a solução de problemas de uma determinada época.

    Através do enfoque (pensamento), da escola (autores) e do modelo (técnicas e explicações), é possível administrar projetos. A escola clássica tem como base a eficiência, onde o seu objetivo é conseguir o melhor rendimento com poucos erros. Os seus integrantes são, FrederickWinslow, Henry Ford, Henri Fayol, Max Weber, os quais são responsáveis pelas primeiras técnicas aplicadas com a teoria da administração. A evolução da Escola Clássica (Neoclássica), associada a expansão da Revolução Industrial, foi marcada pela eficiência sendo migrada para competitividade, onde “nasceram”: du Pont e Sloan. O enfoque comportamental estuda o entendimento, principalmente, em relação as pessoas. É subdividido em Característica e Diferenças individuais, compreendimento das pessoas como indivíduos mas impostos a cargos por sua semelhança de comportamento; Motivação,  impulso que te leva a seguir seus objetivos; Liderança, uma função que exige autoridade mas ao mesmo tempo que o líder seja motivador para o seu grupo e/ou equipe; Ética e responsabilidade social, é o estudo de valores na relação entre pessoas durante o ciclo da vida; Cultura organizacional, estudo dos hábitos e valores que motivam a sociedade. O pensamento sistêmico é utilizado para compreender a complexidade, estabelecendo limites, que é a base para tal pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com