TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Significado de Sociedade da Informação e do Conhecimento

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

As questões éticas são sempre complicadas, e de difícil avaliação, porque sempre ha dois lados da história,tanto o certo quanto ao errado, e também se é considerado justo e moral para determinada pessoa e para todo grupo.

A empresa HSBC realizou com sua estratégia uma invasão de privacidade de seus funcionários, e assim por uma decisão do juiz Felipe Calvet, da 8ª Vara do Trabalho de Curitiba teve como punição pagar uma indenização no valor de R$ 67,5 milhões de reais, ainda podendo responder por dano moral individual se os trabalhadores investigados entrarem com ações na justiça do trabalho.

Doze testemunhas confirmaram ao Ministério Público do Trabalho dados – sobre as respectivas rotinas – que foram expostos nos dossiês. Porém, conforme o MPT-PR, as testemunhas afirmaram não saber da existência da investigação.

O HSBC também foi condenado a não mais realizar investigações particulares ou qualquer outro ato que viole o lar, a intimidade ou a vida privada de seus empregados ou trabalhadores terceirizados sob pena de pagamento de multa no valor de R$1 milhão por empregado investigado. O Ministério Público do Trabalho informou que os colaboradores investigados podem entrar com ação na Justiça do Trabalho para indenização por dano moral individual.

O trabalho pretende demostra fatos sobre ética e valores referente ao acontecido no banco HSBC, onde não teve nenhum valor ético dos funcionários da empresa.

O trabalho também aborda a invação de privacidade,avanços tecnologicos e ética  e como pode lhe trazer problemas. Com base de pesquisas,serão desenvolvidos conteúdos que se dispara a sociedade atual, assim tendo uma ampla visão sobre os acontecimentos.

Desenvolvimento

É provável que os adiministradores de Gestão de Recursos Humanos do Banco HSBC, decidiu atropelar fundamentos básicos de uma boa gestão que é a ética, interferir na vida privada de um funcionário não e correto a se fazer, isso interfere os direitos individuais de qualquer cidadão.

Segundo o MPT-PR , documentos provam que o HSBC contratou uma empresa de investigação. A ação foi motivada por entidades sindicais do Paraná, o HSBC teria contratado a empresa de investigação para espionar e investigar os funcionários. O motivo é que na avaliação de instituição, a quantidade de licenças médicas era excessiva. O HSBC ao contratar a empresa investigativa,segundo o Minístério público, era para checar se os 152 funcionários estavam praticando algum tipo de fraude, usando a licença médica para desenvolver alguma outra atividade profissional remunerada. A empresa investigativa então supostamente seguia os funcionários e informava o banco de seu comportamento, sempre disfarçados, escondidos, e acompanha a hora de saida e volta para sua residencia, informações sobre familia,trajes,habitos de consumo, entre muitos outros super invasivos a privacidade e isso foi realizado por 7 anos.

2. Relação da Gestão de RH com os valores éticos e morais.

O artigo abordado neste trabalho leva a reflexão sobre a conduta adotada pelo banco HSBC em relação aos funcionários afastados por licença médica. Esta bem claro que houve uma negligencia ao invesigar a vida dos funcionários,violando a liberdade e a privacidade, foi uma atitude super errada e desrepeitosa.

A preocupação em nenhum momento foi com o bem estar social,material  e emocional dos trabalhadores, e sim com a suspeita de estarem sendo lesados por uma possivel fraude. Os valores morais não foram levados em consideração ao agirem dessa forma, porque a questão vai muito além de estarem ou não fraudando os resultados médicos ou de doenças, a questão é como estão tratando as questões sociais e humanas da empresa. A Gestão do RH é fundamental importancia para apontar deficiencias, nesses aspectos e assim da uma melhor qualidade de vida no trabalho aos funcionários e de segurança também, consequentemente diminuindo o número de afastamentos, as insatisfações e acidentes.

2.1.  A importancia da informação e do conhecimento para as empresas.  

Estão relacionadas e devem ser utilizadas para aperfeiçoamento das atividades e ferramentas de trabalho e também de tomadas de decisão,buscando sempre o melhor e mais eficaz alternativa.O objetivo da utilização do uso de informações em conjunto com o conhecimento é para facilitar o andamento operacional e funcional de uma empresa e dos funcionários, agilizando os processos e a organização, porém, o acesso á informação também pode gerar alguns transtornos ao meio organizacional, entre elas, a falta de privacidade,abuso de poder, investigação de funcionários, invadindo as correspondencias eletronicas e acesso em redes.

3. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

3.1 Significado de Sociedade da Informação e do Conhecimento

A “Sociedade da informação e do Conhecimento” também conhecido, como: “Sociedade do Conhecimento” ou “Nova economia” está inserida em um processo de mudança constante, fruto dos avanços na ciência e na tecnologia. A SI é caracterizada por uma nova sociedade, onde o conhecimento prevalece e favorece as relações sociais culturais e econômicas. Suas tecnologias de armazenamento são  utilizadas e suas transmissões de dados são de baixo custo, tem a capacidade de conquistar qualquer informação em tempo real, onde o conhecimento é fundamental e deve ser cada vez mais compartilhado.

3.2 Os benefícios trazidos pela “Sociedade da Informação e do Conhecimento”

Os benefícios  são inumeráveis. Os relacionados abaixo são uma pequena parte dos vários benefícios que a Sociedade da informação e do Conhecimento proporciona ao individuo e suas organizações.A gestão eficiente do conhecimento organizacional tornou-se essencial para atingir o

sucesso competitivo, além de se constituir em conceito central para os gestores modernos.(SANCHEZ, 2001). 

Alguns exemplos:

  • Esses modelos de gestão se tornaram fundamentais para os escritórios de advocacia.
  • Novos conhecimentos de tecnologias como: informação e comunicação;
  • Intensificação da adoção e difusão das inovações;
  • Maior velocidade, confiabilidade, armazenamento, processamento.
  • Orientar as decisões de uma empresa na entrega de resultados com alto valor agregado para os clientes.

3.3. Aspectos positivos e negativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com