TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociedade do Conhecimento

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.750 Palavras (11 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 11

Curso Superior Ciências Contábeis

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Gestão do Conhecimento

TAGUATINGA, 2015

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASILIA

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Técnicas de Negociação

ALINE FLORENTINO PEREIRA RA: 2484753244

DRIELY DE ARAUJO SILVA TORRES RA: 8830401299

DURVAL TAVARES DE MELO RA: 1292907030

JOSE ROBERTO RODRIGUES LEITÃO RA: 2485760036

KÉZIA MEDIEROS SOARES RA:1574143651

LEILA APARECIDA DE JESUS ARAÚJO RA: 1577146660

PAULA DANIELLA ALVES PINHEIRO RA: 1595890664

THALLIA RIBEIRO DE CASTRO RA:1563261616

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciencias Contabeis da Universidade Anhanguera Educacional, como requisito para a avaliação da Disciplina Gestão do Conhecimento para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa, ministrada pelo professor Carlos Magno.

TAGUATINGA, 2015

FACULDADE ANHANGUERA DE BRASILIA

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Neste contexto destacaremos os principais aspectos da sociedade do conhecimento e as principais caracteristicas desta sociedade como a economia, o novo perfil do profissional diante dessa sociedade e destacaremos o impacto dessa nova sociedade no Brasil e a diferença entre sociedade da informação e sociedade do conhecimento. Elaboramos este trabalho diante de pesquisas na internet que por sinal esta integrado dentro desse novo quadro da sociedade do conhecimento e em livros. Poderemos saber destacar a contribuição de cada autor nessa nova sociedade onde cada um pode criar a sua propria teoria para tentar ser adaptada. Destacaremos a importancia da economia, as principais mudanças da economia tradicional a nova economia.

Sociedade do Conhecimento

No contexto da sociedade atual, também chamada “sociedade do conhecimento”, acontece grandes mudanças nos espaços sociais, econômicos e produtivos, tornando-se o conhecimento o principal fator de produção e interferindo diretamente no desenvolvimento dos países.

As primeiras manifestações a respeito de uma nova sociedade que seria baseada nas potencialidades da informação, inclusive como geração de riquezas, foram manifestadas por Bell (1978) de acordo com Burch (2005) e Nehmy & Paim (2002). Com base nesses autores, foi Bell quem trouxe para a discussão as alterações realizadas com base nas tecnologias. Segundo Nehmy e Paim, foi Bell que desenvolveu algumas teses para a nova sociedade, elas estavam baseadas em critérios como alteração no setor de serviços – uma vez que cresceriam os cargos vinculados ao conhecimento. O conhecimento iria servir como mola propulsora de concorrência entre empresa, de forma que pesquisas e desenvolvimento e inovações tecnológicas passariam a ser o centro da atenção dos países que buscam o desenvolvimento; a criação de uma “elite do conhecimento”, que seria a classe dominante nesta sociedade, ou seja, quem detivesse o conhecimento, deteria o poder; o estreitamento entre interesses econômicos e o conhecimento; o deslocamento da importância do conhecimento humano para a importância em transmutar estes conhecimentos para dentro de computadores.

A sociedade do conhecimento surgiu no final da década de 90 após a sociedade industrial, na qual sua matéria prima e o capital era o principal fator de produção, e a nova sociedade é impulsionada por mudanças, algumas tecnologias e a globalização.

Em 1990, que o termo Sociedade da Informação aparece no bojo do desenvolvimento da internet e das tecnologias da informação e comunicação, em 1995 o termo é inserido na agenda das reuniões da comunidade Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O termo também foi adotado pelo governo norte-americano e pelo Banco Mundial.

 Outros autores seguiram tentando prospectar e apontar os prováveis rumos da nova sociedade, esta recebeu várias nomenclaturas, de acordo com a visão e teoria de cada um deles:

 André Gorz, seria ´´Sociedade da Inteligência``, para ele a inteligência é o que de fato é importante.

 Toffler (1980) se estaria vivenciando a ´´Terceira Onda``, seria aquela que começa a ser experimentada pelas nações desenvolvidas em torno das tecnologias emergentes, a primeira seria a revolução agrícola, e a segunda seria revolução industrial.

 Adam Schaff (1986) seria ´´Sociedade Informática``, devido à crise que vivenciava na época está relacionado com informatização e automação nas fábricas.

 Peter Drucker pensa na nova sociedade que não seria nem capitalista nem socialistas e sim pós-capitalista, ou ainda sociedade em rede.

 Castells (1999), seria ´´Sociedade Informacional``, a geração, o processamento e a transmissão as informação tornam-se fontes fundamentais de produtividades e poder, busca destacar que o conhecimento se transformou no principal fator de produção no mundo contemporâneo.

 Baumann (2001), seria ´´Sociedade Liquida`` para ele nesta sociedade seriam de caráter temporário.

 Borges (2008), não faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com