TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sobre Sociologia das Organizações

Por:   •  15/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.903 Palavras (12 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

Discente: António José Nicolau Álvaro

Semestre: 2020.1

Disciplina: Sociologia das Organizações

Docente: Profa. Dra. Vilma Moreira Faria

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL 1

1. De acordo com Reinaldo Dias, as organizações possuem sete características (capítulo 2, p. 25). Cite o exemplo de uma universidade e relate cada uma destas características.

A princípio, é importante recordar que uma organização é, basicamente, um conjunto de pessoas que, unidas por uma identidade única, atuam de modo conjunto para um objetivo comum. Deste modo, uma universidade se enquadra no conceito de organização pois, primeiro, ela envolve um conjunto de pessoas; em segundo, há uma identidade que as conecta mesmo sendo individualmente diferentes e por fim, elas têm e agem em direção a um objetivo comum – que é a causa e motivação inicial do seu agrupamento.

Os objetivos gerais da organização universitária são “produzir conhecimento científico e filosófico novo e necessário sobre qualquer objeto [...], divulgar o conhecimento existente e difundir o conhecimento produzido” (LUCA, BOTOMÉ, BOTOMÉ, 2013, p. 465).

Desta feita, relato as caraterísticas gerais das organizações a partir do prisma da Universidade Agostinho Neto (UAN), localizada em Luanda, Angola. De modo geral, as organizações:

- São sistemas sociais: a universidade é formada por um conjunto de pessoas e constitui um sistema social onde cada membro possui sua função (tarefa) específica que agregada às dos demais resulta no cumprimento dos objetivos acima apresentados. São cerca de 837 docentes e 29.827 discentes, segundo dados de 2011, além dos vários funcionários administrativos, que em conjunto formam a UAN. Os professores, como esperado, têm a tarefa de transmitir o conhecimento já existente e orientar o processo de investigação e produção do conhecimento; os alunos, a de receber os conhecimentos já existentes, processar as orientações e produzir novos conhecimentos; os que atuam na área administrativa, por sua vez, têm a função de sustentar a estrutura universitária para que os objetivos sejam atingidos. Todos esses entes formam o sistema que é processado através de regras formais que mantêm de pé a universidade e permitem a sua continuidade.

- Compreendem grupos de pessoas associadas: a Universidade Agostinho Neto compreende um todo de 7 Faculdades, 2 Institutos Superiores e uma Escola Superior, o que já nos transmite uma ideia de agrupamento social em função da área de estudo e pesquisa acadêmica. Como consequência de sua base essencial, a universidade comporta grupos de pessoas associadas entre si. Assim como em qualquer outra universidade, os principais desses grupos no quesito das funções na UAN são o grupo administrativo, o grupo docente e o grupo discente. Cada pessoa dentro de cada um desses grupos possui suas funções grupais, tal como descrito na caraterística anterior e combinam seus esforços para que os objetivos sejam alcançados.

- Perduram ao longo do tempo: a UAN, foi fundada em 1962 e já teve, pelo menos, 16 reitores. Já se passaram 58 anos desde a sua fundação, contudo, ela – como um tipo de organização – continua presente até os nossos dias. Em linhas gerais, as organizações duram mais que os indivíduos que as compõem, os quais podem ser substituídos, sendo isso o motivo da sua longa duração. O mesmo acontece com as universidades e a UAN faz parte do grupo.

- São universais: além do facto de que seus campi estão distribuídos por duas províncias, a Universidade Agostinho Neto é uma entre as muitas espalhadas por Angola, e entre as milhares, pelo mundo todo. Ela constitui apenas um caso do tipo de organização a que chamamos “universidade”, pelo que, em todo o mundo há vários outros casos do mesmo tipo organizacional. Ali onde existe a necessidade de uma, então se estabelecerá uma.

- Apresentam identidade própria: como uma entidade legalmente reconhecida, a UAN possui suas caraterísticas, especificidades e peculiaridades que são resultados dos princípios e padrões internos encontrados no comportamento dos seus integrantes. Uma caraterística da UAN que muito sobressai às outras universidades em Angola é o rigor dos seus profissionais que se reflete no bom aproveitamento acadêmico dos seus estudantes e produz frases como: “a UAN é difícil”, muito frequente no vocabulário dos universitários angolanos. Assim, o rigor é uma caraterística identitária da UAN que a distingue de outras universidades e até das pessoas individuais.

- Apresentam um sistema de comunicação: exatamente por ser um aglomerado de pessoas com pontos de vista e modos de pensar diferentes, a UAN necessita e possui um sistema de comunicação. A circulação da comunicação formal, institucionalizada, é realizada segundo a estrutura hierárquica organizacional, o que permite o acompanhamento comum dos passos da universidade e harmonização dos planos de atuação. Esta comunicação também é feita do interior para a população externa à universidade através de publicações no site oficial da universidade, em jornais, TV e outros meios.

- Multiplicam a capacidade individual através da divisão do trabalho: assim como em qualquer outra organização, universitária ou não, a UAN possui os seus cargos e funções e os ocupantes de tais cargos e executores das tarefas. Cada um tem suas responsabilidades e seus limites de competência e cada um especializa-se através da realização da sua atividade, o que somado às dos demais produz um resultado considerável. O atual reitor, Pedro Magalhães, assumindo todo o controle administrativo não conseguiria fazer nem a metade do que ele produz em um dia, isso porque até o exercício da sua função depende de colaboradores, secretários, assessores e outros, os quais todos somados, permitem que a sua atividade de reitor seja completa. Os alunos não conseguem produzir apenas por si mesmos o conhecimento, mas com a orientação dos professores (que têm essa tarefa) eles o produzem. E assim acontece em todos os setores de atividade dentro da universidade.

2. Uma organização pública resolveu terceirizar o setor de alimentação, pois servia muitas refeições por dia aos seus funcionários. Portanto, contratou uma empresa que alocou seus funcionários naquela organização. Quais as vantagens e desvantagens deste processo do ponto de vista da empresa e do empregado? (explique DUAS vantagens e DUAS desvantagens).

Do ponto de vista da empresa, as vantagens são:

- Expansão da atividade produtiva: com a subcontratação pela organização pública, esta empresa terceirizada ganhou mais uma para a qual passará a prestar serviços e isso significa, por via de regra, aumento das vendas e dos ativos da empresa.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (210.1 Kb)   docx (68.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com