TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  1/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

RENATA CANDIDA GOMES

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Ética, meio ambiente e atuação profissional

PROF: FATIMA CRISTINA SANTORO GERTEMBERGER

2022

  1. INTRODUÇÃO

Entendo que esse assunto que foi abordado dependendo da empresa é um assunto bastante delicado tendo em vista que muitas empresas principalmente as que são responsáveis por bater metas ou até mesmo tem a política de caso o funcionário não bata a meta o próprio corre o risco de ser mandado embora. Vejo que esse assunto também vai abordar a questão ética e como ela vai interferir com o meio ambiente.

Por outro lado, à medida que as interações de gestores e executivos de diferentes países são mais frequentes, a capacidade de compreender as diferenças de comportamento e as suas motivações morais é necessária para garantir o êxito dessas interações (Priem & Shaffer, 2001).

Para poder esclarecer sobre a profissão que nesse momento eu trabalho e a relação da mesma no conceito de ética e para falar sobre a questão do meio ambiente tudo isso será esclarecido mais abaixo no desenvolvimento aonde eu deixarei claro do porque com a minha atual experiência eu sei que tem empresas que a vista do público podem parecer muito boas, porém por dentro as praticas da mesmas não são nada agradáveis.

  1. DESENVOLVIMENTO

Primeiramente falarei das minhas experiências antes de iniciar falar do meu trabalho atual, eu trabalhei numa agência bancaria bem famosa e a principio tudo parecia muito bom para ser verdade expediente bom, horário flexível, porém não era tudo flores nessa agência eu aprendi que a ética não pode ser praticada se você quiser continuar trabalhando na mesma, muitas coisas aconteciam como ao se ter uma conversa com o cliente o próprio não sabia que estava assinando um serviço porque os funcionários não falavam de propósito ferindo a transparência com o cliente, porque se eles falassem provavelmente o cliente não iria querer e a meta não seria batida, e tudo se resumia a isso bater a meta, não importa o quanto você tem que mentir, ludibriar ou até mesmo lesar o cliente, e todos justificavam dizendo a mesma coisa, eu preciso desse trabalho então tenho que trabalhar dessa forma.

No contexto organizacional, o indivíduo não está imune aos efeitos e às influências da cultura social. Um dos fatores que pode influenciar a forma como uma pessoa reage perante diferentes dilemas éticos(2) é precisamente a sua perspectiva cultural (Robertson et al., 2002)

Muitas vezes a própria ética é conturbada, mas não apenas pelos funcionários e sim pela empresa que cria essa tradição nada saudável de uma forma que se torne algo “normal “de quem trabalha na mesma. Hoje eu estou em outra empresa como analista de mátriculas e sinceramente nunca estive melhor, hoje eu não preciso mentir para ninguém posso fazer meu trabalho sendo transparente e até mesmo ajudar alunos que tenha dificuldade na faculdade conversando com eles em formas mais flexíveis de como pagar ou até mesmo em ao invés de sair talvez mudar o curso, eu sinto que nesse trabalho eu realmente estou fazendo a diferença desde criança somos ensinados o que é certo e o que é errado porém na vida real as vezes é muito difícil aplicar o mesmo porque as vezes a propia sociedade acaba fazendo você ter que mudar seu próprio modo de pensar para poder se adaptar ao um novo ambiente Kohlberg disse que.

Os fatores que influenciam a percepção moral dos indivíduos desde a infância até à idade adulta e os processos de tomada de decisão que lhe estão associados. O modelo de Kohlberg baseia-se no conceito de justiça como fundamento da moralidade e sugere que um indivíduo progride através de um conjunto de fases sequenciais, à medida que desenvolve as suas percepções morais (Kohlberg, 1969).

Anteriormente eu foquei apenas na ética porque para min foi um momento importante na minha vida profissional aonde eu percebi que não importa o quanto você seja bom as vezes você tem que fazer escolhas que lhe fazem pensar se os fins justificam os meios. Porem agora vou focar no em como o meio ambiente interfere no meu trabalho antigo quanto no atual.

Como eu disse anteriormente eu trabalha numa agencia bancaria e ela era muito bem vista por todos não apenas por sempre estar em comercias e afins mais porque ela claramente fazia muito bem a propaganda do meio ambiente ou até mesmo a propaganda de se mostrar uma empresa que ajuda o meio ambiente, eles gastavam altas quantias de dinheiro para ajuda o meio embiente tinha campanhas para ajudar a plantar arvóres em locais devastados então é bem interessante essa dinâmica porque ao mesmo tempo que eu considero essa empresa que eu trabalhei no passado nada ética ela acabou fazendo um bem ao meio ambiente que a minha atual não faz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (153.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com