TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Academico

Por:   •  18/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO EM GRUPO – TG

ALUNOS

POLO ARACRUZ

2017

Trabalho Geral – Estudos Disciplinares V

  1. Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?

Em relação ao texto de Francisco Luiz Corsi, ele descreve sobre a dificuldade enfrentada pelas indústrias para se alargarem em países subdesenvolvidos, além da globalização da economia e os meios de produção.

O texto do jornal descreve sobre as manobras do governo da Presidente Dilma para manter aquecido o mercado gerando emprego e renda aos brasileiros. Isso graças ao controle da inflação pelo governo, a queda no cambio que consequentemente diminuiu os juros.

Já as charges, na primeira mostra a desigualdade social, em que uma parte da sociedade não tem acesso a recursos básicos de sobrevivência. Mostra a pobreza, o desemprego, o desabrigo. A outra charge mostra a exclusão  daqueles que não tem acesso aos meios tecnológicos, levando-os a marginalização, ao desemprego e a pobreza. Estamos na era digital e quem não sabe manusear, usar esses recursos, consequentemente são exclusos do mercado.

  1. Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta.

Sim.

O texto de Francisco Luiz Corsi, fala do esforço e competição que os países subdesenvolvidos precisam enfrentar na tentativa de se industrializarem, além de mostrar a concentração de poder econômico aos países “centrais” e a expansão do capitalismo.

O trecho da reportagem do jornal descreve como o nosso governo tenta manter a estabilidade de nossa economia investindo nos bens duráveis e de consumo, levando o país rumo à globalização, investindo nas indústrias, baixas de juros. Porém, não se preocupa tanto na área social.

E isso é bem representado nas charges, o esquecimento do governo de investir nas áreas sociais leva à população a marginalização, a exclusão de uma sociedade intelectual. Deixando parte da população sem acesso ao consumo, a tecnologia.

  1. Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características.

Sim. São elas: econômica, produtiva, comercial e tecnológica.

Na econômica vemos de forma marcante o capitalismo, logo de outro lado, fica esquecido o social.

A produtiva incentiva o desenvolvimento industrial dos bens duráveis, enquanto países subdesenvolvidos utilizam os recursos naturais e a mão de obra é barata.

O comercial se volta para quem tem acesso à compra, ao consumo, a competitividade das indústrias que nos países subdesenvolvidos são afetadas pela frágil economia.

Na tecnológica, enfrentamos a grande dificuldade de acesso à informação, a formação para manuseio da era tecnológica que vivemos e isso marginaliza, deixa desempregada uma grande parte da população.

  1. De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges?

Somente atrapalha, pois para indústrias como as brasileiras investir ou de países subdesenvolvidos é preciso adquirir empréstimos a juros muito altos, logo isso é repassado aos consumidores. Para investidores, países em desenvolvimento é uma oportunidade de lucro, visto que a mão de obra é barata.

  1. Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento?

O congelamento da economia afeta os países centrais, pois suas mercadorias deixam de circular. Logo, a dependência financeira impede o investimento social. Assim como os recursos naturais não são infinitos, torna-se uma barreira para a sociedade consumidora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com