TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Filosófico

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS  5, 6, 7 e 8

Enviar pergunta e resposta

Todas as respostas devem ser pessoais, deverá ler a aula e comentar sobre o entendimento da questão.

ATIVIDADE DA AULA 05

Por que dizemos que:  O trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical? Comente (mínimo 8 linhas)

Reflexão é o movimento de se voltar sobre si mesmo, forma de se interrogar e forçar uma análise o seu próprio eu.

Acredito que a reflexão filosófica é radical, porque são movimentos voltados para o si, a fim de se conhecer, questionar os seus próprios pensamentos.

A final, além de seres pensantes somos pessoas que se relacionam com outros  e que procuramos exprimir essas relações por meio de gestos e atitudes. Por menores que sejam os atos ou ações é o que de fato movem o meio que estamos inseridos. 

ATIVIDADE DA AULA 06

Através da leitura realizada nesta aula, disserte sobre o entendimento da frase: Com isso podemos dizer que a filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia, está disponível para todos, mas poucos a usufruem, como é definido entre o sábio e as massas. (mínimo 8 linhas)

Segundo o estudado pude observar que, o homem deixa os seus princípios instintivos para buscar e observar o seu próprio eu. Modo de ver as coisas por outro ângulo, a fim de observar os seus atos e ações e extrair o que é de melhor disso tudo, com o objetivo de propor soluções dos problemas que estão a sua volta. 

Por meio dessa auto-análise e profundas observações de si mesmo e do meio, o homem cria uma série de perguntas que necessitam de respostas. Ele busca verdades. Como o tempo ele começa aperfeiçoar e adquirir cada vez mais o conhecimento. Passa a questionar sobre o todo e aí, que se encontra a essência da filosofia, a constante busca por respostas.

Poucos são os interessados na busca da verdade e poucos buscam questionar, analisar com retidão, afinal apenas uma pequena massa privilegiada às possui, “curiosidade” e sabedoria.

 

ATIVIDADE DA AULA 07

Comente sobre o tema da aula: O Conhecimento como Crença Verdadeira Justificada. Nesta questão é para comentar sobre o seu entendimento e não uma cópia da matéria, caso isso aconteça a mesma será zerada. (mínimo 8 linhas).

O conhecimento pode ser compreendido como uma crença verdadeira e justificada, ou seja, as crenças justificadas e verdadeiras são condições necessárias para a formação do conhecimento, apenas no seu conjunto de suficiente..

A crença é acreditar em algo baseado em opinião e não necessariamente seja verdadeira, mais só a credibilidade interna tem um valor imensurável e de fato, não é palpável e isso vai muito além das coisas materiais, afinal isso move enormes grupos de pessoas e as fazem se sentirem melhores.

A verdade é baseada no real e não pode apresentar falsidades, pode ser palpável ou não, mas que nos oferece condições necessárias para haver boas razões. De fato, verdades são verdades e não contos.

ATIVIDADE DA AULA 08

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com