TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Quintessencia

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  4.528 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        MISSÃO, VISÃO E VALORES        

2.2        GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS        

2.3        DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS        5

2.4        MÉTODO PARA RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA A GERÊNCIA        5

2.5        AÇÕES ESSENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL        5

2.6        AÇÕES RESPONSÁVEIS QUE RESULTAM EM SUCESSO        6

2.7        ANÁLISE DAS AÇÕES PARA O SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO        6

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Durante esse artigo vamos analisar a implantação da gestão por competência em uma farmácia de manipulação, bem como toda a analise de competências dos funcionários, missão e valores da Quintessência. Tudo isso será analisado de acordo com os conhecimentos obtidos durante as disciplinas do sexto semestre, o artigo Quintessência e pesquisas bibliográficas adicionais.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MISSÃO, VISÃO E VALORES

Primeiramente temos uma visão histórica da empresa Quintessência, que surge na década de 80, quando 4 jovens farmacêuticos recém formados resolvem abrir uma farmácia homeopática, e unindo suas ideias inovadoras e força de trabalho, no ano de 1986 fundaram a primeira farmácia onde forneciam os medicamentos, atentando desde a recepção da receita, fornecendo indicações e buscando parceria com um medico, para obter um ciclo de atendimento completo.

Com um trabalho diferenciado e bom atendimento foram surgindo novas filiais e a necessidade de contratação de funcionários para ajuda-los de trabalho. No ano de 2009 a rede possuía cinco lojas de manipulação de medicamentos.

Notamos diferencias positivos na empresa e organização na sua missão, visão e valores, destacando que já em 1998, os sócios investiram em um centro de treinamento (CTQ) e no Serviço de Atendimento ao Cliente Quintessência (SAC-Q), sendo assim uma empresa que se preocupa na capacitação de colaboradores com o treinamento e na satisfação dos clientes.

A missão da empresa deve responder duas questões segundo Costa (2007): O que é? E para que serve? Respondendo essas questões definimos a missão que é um alicerce para a empresa, e funciona como orientador das atividades da organização. A empresa Quintessência mesmo tendo uma visão voltada a qualidade e bem estar dos colaboradores, à ética e a responsabilidade social, não perde o foco na conquista de mercado na praça onde está inserida, deixando claro isto na VISÂO da empresa.

Para Rodrigues (2009), os valores de uma organização podem e devem ser entendidos como ideias a serem seguidas, uma vez que esses princípios devem ser transformados em atitude.

O que se pode notar baseado nisso é que uma empresa como a Quintessência só tende a prosperar com valores voltados à ética, á gestão, entendimento do cliente, rigor nos processos, foco nos resultados e valorização de pessoas.

  1. GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

A gestão de pessoas elaborado pela Quintessência está de acordo com as propostas da gestão de pessoas estratégicas, que segundo Chiavenato (1999), é o conjunto de politicas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionadas com as pessoas ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho, e todas estas características são abordadas no plano de gestão da Quintessência.

Sabendo que as pessoas são fundamentais à empresa, a administração de recursos humanos cuida de aliar os objetivos organizacionais da empresa aos objetivos individuais das pessoas.

  1. DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS

A discussão das competências presente no plano de gestão da Quintessência nos traz conceitos ideais, competências que levam um funcionário a excelência e que busca o aprimoramento de cada uma delas é muito importante para um colaborador se destacar e qualquer organização.

Entendo como pertinente cada uma delas, um atendimento de excelência, conhecimento de praticas e produtos da empresa, desenvolvimento de liderança e pro atividade são as chaves do sucesso e da competência.

  1. MÉTODO PARA RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA GERÊNCIA

Dentro de todas as analises de competências um dos maiores desafios dos profissionais de recursos humanos é selecionar os profissionais que somam as melhores características para exercerem o cargo de gerencia. O ideal após o processo de recrutamento e seleção, os gerentes da Quintessência, deveriam passar por uma serie treinamento para que sejam capazes de atuarem em suas funções de uma maneira equilibrada e imparcial.

Segundo Chiavenato (2002), essa seleção é um processo de comparação entre duas variáveis; de um lado os requisitos do cargo a ser preenchido e de outro lado o perfil e as características dos candidatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com