TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL Estudo de Caso: Quintessência

Por:   •  10/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.894 Palavras (12 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO[pic 13]

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        MISSÃO, VISÃO E VALORES        5

2.2        GESTÃO DE PESSOAS E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS        6

2.3        DESCRIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS        7

2.4        MÉTODO DE RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA GERÊNCIA        7

2.5        AÇÕES ESSENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL        8

2.6        AÇÕES RESPONSÁVEIS QUE RESULTAM EM SUCESSO        9

2.7        ANÁLISE DAS AÇÕES PARA O SUCESSO DA ORGANIZAÇÃO        10

3        CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

1 – INTRODUÇÃO

        Tivemos como foco primordial neste trabalho analisar e sintetizar informações sobre a empresa Quintessência para análise e desenvolvimento no decorrer do semestre. Nosso objetivo é tentar mostrar um pouco sobre a empresa que esta há 22 anos no mercado farmacêutico. A mesma foi fundada por quatro jovens farmacêuticos em meados dos anos 80, com o objetivo de retomar e alavancar o mercado de manipulação no país.

        Atualmente a Quintessência possui cinco lojas que trabalham com medicamentos homeopáticos e alopáticos, contando com uma equipe de 15 farmacêuticos, e cerca de 100 funcionários no total.

        O estudo aqui apresentado foi abordado dentro do contexto organizacional e análises foram feitas embasadas na organização farmacêutica citada acima. Acrescentando conhecimento e valores ao que se diz respeito à gestão de pessoas e responsabilidade social e ambiental, principalmente.

        A princípio começamos o estudo de caso com uma abordagem sobre gestão de pessoas e seu planejamento estratégico dentro da organização, visando missão, visão e valores organizacionais.  Logo também, colocaremos em questão o plano que esta sendo elaborado, comparando-a as propostas de gestão de pessoas e suas devidas competências.

        Ainda no âmbito de gestão de pessoas, iremos descrever ou acrescentar qual seria o melhor método para recrutar e selecionar pessoas para o cargo de gerente da Quintessência.

        Na parte final do estudo, iremos abordar um pouco sobre os projetos desenvolvidos pela Quintessência sobre o que diz respeito à responsabilidade social e ambiental, verificando se as ferramentas de abordagem condizem com a realidade junto à comunidade, e se estão tendo sucesso neste processo. E por ultimo, colocaremos em forma normal as ações apresentadas nesse estudo para melhor satisfazer a Quintessência.

        Quando somos abordados com um projeto onde devemos elaborar um estudo de certa forma real, estamos diante de um grande desafio, perguntas sobre esse estudo são muitas, surgem idéias incríveis e idéias sem estrutura nenhuma.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1  MISSÃO, VISÃO E VALORES

        No que se diz respeito a planejamento estratégico na organização, podemos dizer que o mesmo é a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis do qual uma organização esteja desfrutando, logo, determinando e visando os seus objetivos. Dessa forma, tentaremos abranger e analisar racionalmente as oportunidades oferecidas pela Quintessência, expondo aspectos positivos e negativos dentro da organização, tendo assim, um método ajustado e uma tentativa que possa melhor atender os objetivos da empresa.

        Começaremos falando um pouco sobre a primeira farmácia homeopática, que foi criada em 29 de novembro de 1986, em Bonsucesso. O nome Quintessência é uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas, que consideravam que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar, fogo e mais um quinto elemento.

        A missão da Quintessência esta passando por alguns problemas no que si diz respeito à qualidade e satisfação dos seus colaboradores, devido ao desnível proposto pela organização. Logo, teríamos que planejar uma nova seleção ou métodos coesos de analise, para então fazermos por onde o slogan que a mesma transmite para seus colaboradores sobre a missão.

        Os serviços oferecidos pela Quintessência são oferecidos na sua grande maioria visando gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável através de projetos sócio-ambientais e desenvolvendo produtos com ética e responsabilidade. Logo, a missão da organização teria que esta em perfeita sintonia com os produtos e serviços servidos e posteriormente adentrar um treinamento satisfatório para os stakeholders sobre a razão de eles estarem oferecendo esses serviços e produtos para os clientes da Quintessência.

        Tentaremos então exemplificar teoricamente o que foi dito ate o momento, a Quintessência esta implantando uma gestão de competências aonde foi realizada por meio do mapeamento e da identificação dos processos e cargos-chave. Dessa forma, as competências foram trabalhadas em varias dimensões, colocando em ênfase o bom atendimento e a ética nos relacionamentos. Logo, para suportar um crescimento organizacional do qual a mesma pretende, será preciso levar em consideração as políticas e praticas que estão deixando a desejar no âmbito comunicação e desempenho dos stakeholders. Caso queira realmente ser líder no mercado de manipulação de medicamentos dentro da cidade, a Quintessência terá que tratar o setor de RH um importante aliado no crescimento da gestão de pessoas. Outrora, a organização tem sua opinião bastante pautada em respeito e dignidade, aonde, a mesma possui essas premissas quanto às atitudes, seja com clientes internos ou com os externos, e acreditando que essa união pode ser duradoura caso haja ética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com